quinta-feira, 25 abril, 24
HomeMercadoCEO do Fala! Universidades fala sobre empreendedorismo em podcast

CEO do Fala! Universidades fala sobre empreendedorismo em podcast

O empreendedorismo vem crescendo no País e nomes como Emilio Alves, CEO do Fala! Universidades, vêm se destacando no mercado. A empresa surgiu em 2013, mas foi se modificando ao longo do tempo. Nesse período, Emílio e seu sócio, Pedro Alcântara, buscavam trabalhar com alunos universitários, criando conteúdos que fossem de universitário para universitário. O que começou, no entanto, como uma revista intitulada Fala! Mack cresceu e ganhou outros espaços universitários.

Apenas em 2017, entretanto, o Fala! se tornou um portal, conquistando seu espaço na internet. A ideia, porém, permanecia a mesma: conteúdos de universitários feitos por universitários. Nos anos seguintes, ele se tornou o maior site universitário do Brasil, saindo do Estado de São Paulo e conquistando colaboradores em várias universidades no País.

Recentemente, Emilio participou do podcast O Lado i, idealizado por Alexandre Waclawovsky, empreendedor com mais de 26 anos de experiência no mercado. Durante o bate-papo, contudo, o CEO do Fala! Universidades não falou apenas da criação de sua empresa, mas como entrou sem querer no mundo do empreendedorismo e quais os principais desafios de se criar seu próprio negócio. A seguir, confira um pouco mais sobre a entrevista de Emilio Alves, o Don, para o podcast O Lado i.

Emilio Alves, CEO do Fala! Univeersidades, fala sobre empreendedorimso no podcast de Alexandre Waclawovsky.
Emilio Alves, CEO do Fala! Universidades, fala sobre empreendedorismo no podcast de Alexandre Waclawovsky. | Foto: Montagem/Instagram.

Emilio Alves, CEO do Fala! Universidades, fala sobre os desafios do empreendedorismo em episódio de podcast

O empreendedorismo, nos últimos tempos, vem crescendo no Brasil, com cada vez mais brasileiros optando por ter seu próprio negócio. Empreender, no entanto, é um grande desafio, mas muitos acabam subestimando essa jornada e as consequências podem ser duras. Outros, porém, sabem das adversidades e seguem tentando lidar da melhor forma possível com as pedras no caminho.

O episódio Desafios de um empreendedor por acaso, do podcast O Lado i, fala exatamente sobre os desafios de empreender. A conversa, mediada por Alexandre Waclawovsky, foi com Emilio Alves, o CEO do Fala! Universidades. Durante a entrevista, ele revelou como criou sua empresa, em parceria com seu sócio, como nasceu o projeto e quais os desafios que enfrentou para empreender.

No início do bate-papo, Don revela como surgiu a ideia de criar o Fala! Universidades. Ao contrário do que pensam, contudo, o Fala! começou como uma revista que circulou, a princípio, dentro do Mackenzie. O projeto, inclusive, surgiu com os alunos da universidade. Em colaboração com esses universitários, Alves e seu sócio idealizaram um nome, o layout da revista, as cores e o tema de sua empresa. A ideia: conteúdo universitário feito por universitários.

Com o tempo, entretanto, o número de colaboradores cresceu, mas já não se limitava apenas ao Mackenzie. Aos poucos, outras universidades, como a PUC-SP, entraram no projeto. Em 2017, o Fala! saiu das revistas e foi para a internet, com a criação de um portal de notícias. Os desafios, no entanto, mudaram e a empresa explorou um novo meio de comunicação.

Desafios

O foco da entrevista, contudo, não era apenas focar no crescimento da empresa de Emilio, mas, sim, falar sobre os desafios. Após uma breve explicação de como o Fala! Universidades surgiu, o CEO revelou ao Podcast O Lado i quais foram os desafios financeiros que a empresa viveu. O objetivo do tópico era apresentar o empreendedorismo de forma menos romântica, falando sobre problemas reais e previsões reais.

De acordo com Alves, até 2019, o Fala! Universidades atuava com recursos limitados, vivendo com investimentos que Don e seu sócio faziam em sua empresa. No ano em questão, após 6 anos de atuação no mercado e quase dois anos de site, eles receberam um investimento. Emilio Alves revelou que não sabia como lidar com investimentos da empresa, que era tudo uma questão de tentativa e erro. Ele afirma: “eu não fiz a universidade do empreendedorismo, eu não me preparei para isso”.

Ele deixa claro que está aprendendo a lidar com tais questões, que todos os dias tem um novo aprendizado. Que nesse tempo, foi preciso se virar sozinho, testar, errar e acertar. Ele acredita que seu modelo de negócio ainda não era linear e nem mesmo o ideal. Foi um período de tentativas, em que foi preciso lidar com adversidades para tornar seu negócio mais sólido e entrar em definitivo no mercado.

Nesse momento, Waclawovsky lembra que nem sempre se preparar para o mercado funciona. Isso porque, no momento de empreender, existem adversidades que não contamos e é preciso entender, na prática, como lidar com elas. O empreendedorismo não é sobre criar uma empresa, mas, sim, levá-la até o fim em um caminho tempestuoso.

Podcast O Lado i, por Alexandre Waclawovsky

O podcast O Lado i foi criado por Alexandre Waclawovsky com o objetivo de falar sobre empreendedorismo de uma forma única. Com a ideia de um bate-papo, em que o ouvinte puxa a cadeira, se senta e ouve uma conversa, ele traz para seu programa grandes nomes do empreendedorismo brasileiro. A cada episódio, um convidado leva suas experiências e seus conhecimentos sobre o assunto, para abordar temas como a importância de líderes em tempos de crise, transformação digital e muitos outros.

Alexandre Waclawovsky afirma, na descrição de seu podcast, “O Lado i nasceu da vontade de poder compartilhar meu acesso a pessoas incríveis e inspiradoras, que fui conhecendo ao longo de minha carreira”. O podcast O Lado i está disponível no Spotify, assim como a entrevista, na íntegra, com Emilio Alves, CEO do Fala! Universidades.

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!