quinta-feira, 18 abril, 24
HomeUniversidadesComo o empreendedorismo pode se relacionar com a vida universitária?

Como o empreendedorismo pode se relacionar com a vida universitária?

A iniciativa de empreender durante o decorrer do Ensino Superior tem sido cada vez mais tomada pelos universitários, essa prática está sendo denominada como “Empreendedorismo Universitário“. Pensando nisso, explicamos como o ato de empreender se relaciona e impacta na vida do estudante universitário.

O empreendedorismo se une naturalmente à vida universitária. | Foto: Reprodução.

Entenda como se aplica o empreendedorismo univeritário

Praticar o empreendedorismo nada mais é do que a criação de um projeto, sendo que sua principal característica pode ser a busca pela inovação. Os empreendedores são pessoas que se esforçam para suprir desejos e solucionar problemas a partir de propostas únicas e criativas, contexto que pode se encaixar facilmente com a vida universitária, momento no qual os alunos acabam tendo um turbilhão de ideias, questionamentos e opiniões por conta da quantidade de informações e conhecimento que acabam adquirindo durante seu devido curso.

A busca por novas experiências, liberdade financeira, sonhos e vontades pessoais são alguns dos motivos nos quais os jovens vêm optando por tornarem-se empreendedores. O ambiente universitário é ideal para isso levando em consideração os colegas, que podem se tornar possíveis sócios, professores, que podem ajudar e auxiliar o projeto, e, além disso, esse processo acaba sendo uma experiência prática daquilo que é aprendido na faculdade, antes de ingressar formalmente no mercado de trabalho.

O jovem empreendedor pode encontrar as ferramemtas e meios necessário para empreender em sua universidade. | Foto: Reprodução.

Existem diversas formas de empreender, desde vender brigadeiros na porta na faculdade até desenvolver um aplicativo de notícias, tudo depende da vontade, organização e criatividade dos empreendedores. É importante lembrar que eles serão seus próprios “chefes”, portanto as características do projeto, definição do tempo de produção e cada detalhe são escolhas que dependem unicamente deles. Assim, cada universitário deve se questionar se empreender pode ou não fazer parte dos seus planos durante a vida universitária, analisando a partir de sua rotina, sonhos  e desejos.

__________________________________________________

Por Ana Carolina do Nascimento Yamazaki – Fala! Mack