sexta-feira, 19 abril, 24
HomeEmpreendedorismoEmpreendedorismo entre jovens aumenta no Brasil

Empreendedorismo entre jovens aumenta no Brasil

A busca por independência no trabalho é uma forte característica entre jovens de 17 a 24 anos no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de 2017, pessoas entre 18 e 34 anos no total de empreendedores em fase inicial cresceu de 50% para 57% nos últimos anos.

Empreendedorismo entre jovens aumenta no Brasil

São aproximadamente 15,6 milhões de pessoas procurando abrir um negócio em um curto período de tempo. Os estudos também mostraram um aumento no percentual de indivíduos que buscam empreender por oportunidade, consequentemente buscando liberdade e flexibilidade de horários e funções.

Empreender por oportunidade

Quando alguém resolve começar o negócio do zero, mesmo que ainda tenha outras formas de renda e atividades profissionais, está empreendendo por oportunidade. Geralmente não são pessoas que precisam modificar rapidamente suas carreiras, mas que desejam aumentar suas rendas. É uma possibilidade para alcançar uma certa independência laboral, geralmente para pessoas com boa escolaridade como estudantes.

Brigadeiro
Brigadeiro. | Foto: Reprodução.

Jovens universitários costumam empreender por oportunidade na faculdade. São vários os relatos de pessoas que começaram a vender brigadeiros, sanduíches, artesanatos e até mesmo outros tipos de comida na universidade, por enxergarem um grande nicho de consumidores nestes locais onde passam a maior parte do dia.

Empreender por necessidade

Empreender por necessidade está relacionado ao aumento do desemprego ou busca por alguma fonte de renda mais urgente e fundamental. Indivíduos que querem abrir o próprio negócio pois não têm melhores alternativas profissionais costumam fazer parte da parcela de pessoas que empreendem por necessidade.

Empreendedorismo entre jovens aumenta no Brasil
Empreendedorismo por necessidade aumenta na pandemia

Empreender por necessidade depende também da situação econômica em que o país se encontra. Por exemplo, com o surgimento da Covid-19 e aumento do número de demissões, os empreendedores por necessidade aumentaram significativamente no Brasil.

Referências:Jovem empreendedor no Brasil: a busca do espaço da realização ou a fuga da exclusão?” – FGV.