O Verdão bateu o Flamengo por 2×1, com um gol de Deyverson já na prorrogação

No último sábado (27), foi realizada a grande final da Libertadores de 2021 entre Palmeiras e Flamengo. E ao contrário de todas as estatísticas que apontavam o rubro-negro carioca como grande favorito ao título, o alviverde conseguiu a vitória por 2×1, em mais uma aula tática do técnico português Abel Ferreira, que deixou seu futuro em aberto após a conquista.
Com o título, o Palmeiras se juntou a Santos, São Paulo e Grêmio como os únicos tricampeões brasileiros da Libertadores. Agora, o time segue em busca do tão sonhado Mundial de Clubes, que acontece em fevereiro de 2022, já sob a presidência de Leila Pereira, a primeira mulher a presidir o clube em toda sua história.
Além disso, o Palmeiras se tornou o primeiro time na história a conquistar duas Libertadores no mesmo ano, a primeira contra o Santos em 30 de janeiro, e agora contra o Flamengo. E Abel Ferreira se juntou a um seleto grupo de treinadores que venceram a principal competição da América Sul de forma consecutiva, se juntando à sua maior referência como técnico, Telê Santana, que conseguiu o feito pelo São Paulo em 1992 e 1993.
A campanha do Palmeiras na Libertadores 2021

Campeão da última Libertadores, o Palmeiras era cabeça de chave no grupo A, junto do Defensa y Justicia, Independiente Del Valle e Universitario, de Argentina, Equador e Peru, respectivamente. Na primeira rodada, contra o time peruano, uma vitória por 3×2, com um gol de Renan no último lance. Na segunda partida, jogando em casa, um ótimo 5×0 contra o time equatoriano.
Na terceira rodada, mais uma vitória, agora por 2×1, contra o Defensa y Justicia, seu algoz na Recopa, ambos os gols foram marcados por Rony. Na partida seguinte, a quarta vitória seguida, agora contra o Del Valle, por 1×0, jogando na altitude, com um gol de pênalti convertido por Raphael Veiga.
Na penúltima rodada, veio a única derrota do time na Libertadores 2021 até aqui, jogando em casa contra o Defensa y Justicia, o time saiu derrotado por 4×3, em um jogo muito movimentado. Na última partida da fase de grupos, o time goleou novamente, agora o Universitario, em uma excelente partida da equipe alviverde, onde o jogo terminou 6×0.
Nas oitavas de final, o sorteio colocou o Palmeiras frente a frente com o Universidad Catolica, do Chile. E com duas vitórias por 1×0, o time se classificou para as quartas de final, na primeira partida, o gol alviverde foi marcado por Raphael Veiga, de pênalti, já na partida de volta, o gol foi marcado por Marcos Rocha.
Nas quartas de final, um clássico estadual contra o São Paulo, time que o Palmeiras nunca havia eliminado na Libertadores. Na partida de ida, um empate por 1×1, onde Patrick de Paula marcou um gol de falta e garantiu o empate. No jogo de volta, o time comandado por Abel Ferreira goleou o rival por 3×0, com gols de Raphael Veiga, Dudu, e novamente Patrick de Paula.
Nas semifinais, o time enfrentou o Atlético Mineiro, atual líder do Brasileirão, e o primeiro jogo, no Allianz Parque, terminou em 0x0, em uma partida muito abaixo do nível técnico esperado. Já na partida de volta, no Mineirão, o time mineiro saiu na frente com Eduardo Vargas, mas 10 minutos depois, após a entrada de Gabriel Veron, o time paulista empatou em uma jogada inteligente do camisa 27, que deixou Dudu na cara do gol, e o ídolo palmeirense não desperdiçou a chance.
O jogo do título

Às 17h do sábado, rolou a bola para a grande decisão da Libertadores 2021, e não demorou muito para a rede balançar, porque após um lançamento espetacular de Gustavo Gómez para Mayke, o camisa 12 do Palmeiras, que fez uma excelente partida substituindo o suspenso Marcos Rocha, achou Raphael Veiga sozinho no meio da área e o camisa 23 chutou a bola para o fundo do gol, abrindo o placar logo aos 6 minutos do primeiro tempo.
Foi aí que Abel Ferreira entrou na mente de Renato Gaúcho, abrindo o placar cedo e quebrando toda a estratégia do treinador rubro-negro. Tanto que no primeiro tempo, o Flamengo deu apenas uma finalização no gol de Weverton, depois dos 40 minutos, quando Arrascaeta chutou para uma boa defesa do camisa 21 palmeirense.
Mas na segunda etapa, a coisa mudou, logo no início, Gabigol desperdiçou uma chance que colocaria o time carioca de volta no jogo. Até que aos 27 minutos, o próprio camisa 9 tabelou com Arrascaeta e conseguiu empatar o jogo, em um chute defensável no contrapé do goleiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira.

Com o empate no tempo normal, a grande decisão foi para a prorrogação, e Abel Ferreira fez mais uma daquelas mexidas que todo mundo reclama, mas no final dá certo. Pois aos 5 minutos da primeira etapa, após uma falha grotesca de Andreas Pereira, Deyverson roubou a bola e finalizou na saída de Diego Alves, assim, marcando o gol do título alviverde, o gol do tri.
Ainda no final do tempo complementar, a torcida do Palmeiras ainda comemorou o gol inexistente de Danilo Barbosa, onde a bola passou raspando a trave de Diego Alves. Com isso, a partida acabou e o Verdão conquistou o Tri da Libertadores, conquistando seu sexto título de primeiro escalão em seis anos, sendo dois Brasileirões, duas Copas do Brasil e duas Libertadores, isso de 2015 pra cá.
______________________________________________________
Por Leonado Pignatari – Fala! PUC-SP