La Liga: Relembre como está o Campeonato Espanhol
Menu & Busca
La Liga: Relembre como está o Campeonato Espanhol

La Liga: Relembre como está o Campeonato Espanhol

Home > Notícias > Esporte > La Liga: Relembre como está o Campeonato Espanhol

Chegou o grande dia para matar a saudade da La Liga, o nome dado ao famoso Campeonato Espanhol, o qual estava paralisado desde o dia 8 de março pelo avanço do Covid-19 pelo mundo. Craques como Lionel Messi, Luis Suarez, Luka Modric, Sergio Ramos, João Felix, entre tantos outros voltarão aos gramados, em um país que já foi considerado o epicentro da doença no mundo. 

Na Espanha, já foram confirmadas mais de 27 mil mortes e 242 mil contaminados, uma situação que, nos primeiros meses do ano, alarmou grandes receios de que a temporada 2019-2020 não pudesse ser concluída; fato é que o mês de maio trouxe consigo várias notícias boas, dentre elas a queda do número de infectados e falecidos, fazendo com que o Primeiro-Ministro Pedro Sanches autorizasse a volta dos jogos e treinamentos dos clubes, os quais irão retomar na competição em sua 28ª rodada. 

messi
Messi treinando no Camp Nou de olho na volta da La Liga. | Foto: Miguel Ruiz/FC Barcelona.

Relembre como está o campeonato espanhol

O campeonato espanhol vem tendo uma temporada equilibrada no geral, sendo liderado pelo Barcelona, com 58 pontos, seguido de perto pelo rival Real Madrid, com 56 conquistados, eles não são ameaçados pelo terceiro colocado Sevilla, estando 11 pontos do líder da Catalunha. O time sevilhano é o carro-chefe em uma disputa acirrada para quem irá ingressar nos torneios internacionais da temporada posterior, sendo Getafe (4º) e Real Sociedad (5º) colados com 1 ponto a menos, além da surpresa Atlético de Madrid, o qual está entre os oito melhores da Champions League, ocupando apenas a 6ª colocação, logo à frente do Valencia (os 4 primeiros vão direto à Liga dos Campeões, já o 5º e 6º à Liga Europa). 

A liderança do Barcelona não é sinônimo de uma campanha perfeita e equilibrada, visto que a equipe do astro Lionel Messi possui apenas 71,6% do aproveitamento dos pontos, o que é considerado baixo nas proporções da La Liga, a qual, apesar de competitiva, foi acostumada a contar com valores explosivos do Barça e Real nos últimos anos, esses dados, por exemplo, são inferiores ao Flamengo no Brasileirão 2019, com 78,9% dos pontos. 

O time da Catalunha, de melhor ataque disparado com 63 gols, trocou de técnico durante a competição, muito se atribui à ineficiência do antigo treinador Ernesto Valverde, que já foi campeão pelo clube, mas, todavia, não engatou uma boa sequência, sendo substituído pelo “desconhecido” Quique Setién, o qual ainda não se consolidou no cargo. 

barcelona
Contratado em janeiro, Quique Setién luta contra as desconfianças no cargo. | Foto: Reuters.

Já o Real Madrid, foi o time que menos perdeu na competição, apenas 3 derrotas (2 a menos que o Barcelona), melhor defesa com os poucos 19 gols tomados, e também esteve tempos na ponta de cima da tabela; contudo, partidas apáticas e sem estrelismo fez com que a equipe treinada pelo ex-jogador e craque Zidane estivesse atrás de seu maior rival.

Vale relembrar que o “El Clásico”, nome como é conhecido o embate do Barça e os Merengues, já teve suas duas realizações, cujo time do Santiago Bernabeu saiu invicto, com um empate no Camp Nou e uma boa vitória em seu estádio, deixando claro que precisa de uma regularidade interessante e contar com vacilos do rival para ficar com a taça. 

Real Madrid
Luka Modric, melhor jogador do mundo pela FIFA em 2018, é a principal estrela do Real Madrid. | Foto: Transfer Market.

Todo ano se espera uma La Liga com coadjuvantes importantes aprontando diante de Barcelona e Real Madrid; por mais que possuam chances consideráveis de surpreender na competição, o segundo pelotão anda agrupado em uma embolada disputa para zonas de acesso às Ligas Internacionais; a frustração do momento é para o Atlético de Madrid, o qual é treinado pelo estilo vibrante e defensivo do argentino Diego Simeone, ocupando somente a 6ª colocação do campeonato, mesmo sendo um dos oito melhores da Champions League, desbancando o atual campeão Liverpool.

O “Atleti” é a equipe que mais empatou no torneio, com 12 jogos igualados, até chegou a surgir questionamentos ao estilo “retranqueiro” de Simeone, questão superada após a qualificação às quartas da Liga dos Campeões. Os 3º e 4º colocados, Sevilla e Getafe, respectivamente, também estão em competições internacionais, como Europa League, sendo eles grandes nomes nacionais da temporada. Quanto à luta diante do rebaixamento, Valladolid, Eibar e Celta vão tentando se afastar da temida zona, a qual, neste momento, tem sido ocupada por Mallorca, Leganés e Espanyol. 

Atlético de Madrid
Morata é figura carimbada no ataque do Atlético de Madrid, com 8 gols. | Foto: Infogram.

A 28ª rodada

A retomada da La Liga será aberta com um grande clássico da Andaluzia, um derby entre Sevilla e Real Betis, às 17h, dessa tarde de quinta-feira, amanhã, outro embate local, agora em ambiente valenciano, o Valência recebe o Levante no Mestalla, às cinco da tarde; outro confronto interessante será o jogo dos Atléticos, o de Madrid viajará ao País Basco para jogar com o de Bilbao no domingo.  

Os líderes Barcelona e Real Madrid não deverão ter dificuldades nesse retorno, já que a equipe estrelada por Lionel Messi viajará à Ilha de Mallorca, no jogo contra o time que tem o mesmo nome do local, o qual é o primeiro na zona de rebaixamento, partida agendada, às 17h do sábado; já o Real Madrid, jogará em seu estádio contra o Eibar, que tenta se afastar do temido Z-3, no domingo, às 14:30. Os jogos contarão com estritas regras sanitárias e portões fechados aos torcedores. 

_____________________________
Por Luiz Henrique Marcolino Cisterna – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas