Futebol: A volta da La Liga, Campeonato Espanhol muito aguardado
Menu & Busca
Futebol: A volta da La Liga, Campeonato Espanhol muito aguardado

Futebol: A volta da La Liga, Campeonato Espanhol muito aguardado

Home > Notícias > Esporte > Futebol: A volta da La Liga, Campeonato Espanhol muito aguardado

A Federação Espanhola de Futebol confirmou, com o aval do Conselho Superior Esportivo, o qual é subordinado ao Ministério do Esporte, o retorno das ligas futebolísticas do Campeonato Espanhol no dia 11 de junho, próxima quinta-feira. A La Liga, um dos torneios mais assistidos do mundo, regressará em sua 28ª rodada seguindo protocolos e regras sanitárias aprovadas pelo Governo Federal, a exemplo de portões fechados; vale relembrar que a competição estava paralisada desde 11 de março pelo avanço do Covid-19 no mundo.

Sede da La Liga
Sede da La Liga, em Madrid. | Foto: Krzysztif Tomys.

O que esperar do retorno da La Liga

As equipes espanholas foram liberadas para treinamentos desde a segunda semana do mês passado, ainda que em pequenos agrupamentos; no entanto, a partir de 18 de maio, já estavam treinando em coletivo amplo, pelo fato de que serão dias intensos à finalização da Liga, a qual já foi autorizada pela tal Federação a executar jogos em todos os dias, com o planejamento de conclusão para as 11 rodadas restantes entre as datas 18 e 19 de julho.

A retomada será marcada por jogos de suma relevância: o primeiro jogo de “reabertura” será um super clássico da Andaluzia, o confronto entre Sevilla e Real Betis, um derby da cidade sevilhana; no dia seguinte, outro clássico marcará a rodada, o Valência receberá o Levante no Mestalla; e no domingo de manhã, dia 14, um grande embate entre os Atléticos, o de Bilbao enfrentará o de Madrid.

Estádio Ramón Sanchés Pizjuán
Estádio Ramón Sanchés Pizjuán, local do clássico entre Sevilla e Betis. | Foto: Sevilla Fútbol Club.

A saudade em ver craques, como Lionel Messi, Luis Suarez, Luka Modric e Sergio Ramos, também chegará ao fim, pois os gigantes Barcelona e Real Madrid retornarão em peso à disputa, visto que a La Liga, nesse momento, é liderada pelo clube catalão, com 56 pontos, seguido de perto pelos “merengues”, com 54 conquistados, sem serem incomodados por outras equipes, o terceiro colocado, Sevilla, está a 11 pontos do líder.

O “Barça” deverá reunir todos seus esforços para manter sua primeira colocação e viajará à Ilha de Maiorca, sede do Mallorca, para enfrentar o clube local no dia 13, sábado; já o Real, poderá matar a saudade do seu grande palco, o Santiago Bernabeu, o qual sediará o confronto contra o Eibar. É importante destacar que o “El Clásico” já aconteceu em ambos os turnos, com um empate no primeiro e vitória madrilenha no segundo, sendo fundamental, nesse momento, não cometer quaisquer deslizes; eles enfrentarão nessa rodada, por exemplo, equipes que lutam contra o rebaixamento.

Barcelona
Treinamento do líder Barcelona, com o tradicional “rondo”. | Foto: Miguel Ruiz/ Barcelona FC

Além do mais, cinco equipes do futebol espanhol, Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Sevilla e Getafe, além da La Liga, contam com torneios internacionais em seu calendário, os quais ainda estão sem datas marcadas, essa é a principal motivação do Campeonato Espanhol, apenas ter liberado as datas e horários para a rodada 28 e 29, do dia 11 ao 18 de junho.

O “Atleti” de Madrid já está classificado para as quartas de final da Champions League, enquanto Real (perdeu o primeiro confronto para o Manchester City em casa) e Barcelona (empatou com o Napoli na Itália) aguardam o agendamento do confronto de volta das oitavas de final, já o Getafe (embate com a Inter de Milão) e Sevilla (partida contra a Roma), ainda não jogaram os dois jogos das oitavas na UEFA Europa League.

_____________________________________
Por Luiz Henrique Marcolino Cisterna – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas