terça-feira, 16 abril, 24
HomeUniversidadesJogos Universitários: tudo sobre a experiência da universidade

Jogos Universitários: tudo sobre a experiência da universidade

Entrar na faculdade é um dos momentos mais esperados na vida dos jovens. A expectativa de conhecer pessoas novas, de escolher sua profissão, ter mais liberdade e autonomia e, principalmente, viver experiências que ficarão marcadas para sempre na história de cada um. Falando em experiência, é impossível não lembrar de uma das maiores e melhores durante o período da faculdade: os jogos universitários.

Esse evento esportivo universitário marca o melhor feriado para os estudantes independente do curso, faculdade ou estado do Brasil. Os jogos costumam acontecer no primeiro semestre de cada ano, durante os feriados da Páscoa ou Corpus Christi. É o momento que as faculdades se reúnem e promovem festas e jogos em alguma cidade.

jogos universitários
Torcida nos jogos universitários. | Foto: Reprodução.

O que são jogos universitários?

Sabe aqueles eventos esportivos que você assiste em filmes norte-americanos, mas não faz ideia de que existam no Brasil? Então, esses são os jogos universitários promovidos pela Confederação Brasileira de esportes universitários. Uma competição entre atléticas de faculdades divididas por cursos que montam seus times em diferentes modalidades e treinam durante o ano para viajar para alguma cidade do interior por 4 dias e disputar.

Mesmo que não sejam idênticos aos que aparecem nos filmes, o que não falta é competição, festa e bebida nos jogos brasileiros. Além de fomentar o esporte, o evento tem como objetivo integrar as faculdades e promover a diversidade.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os jogos não são eventos que surgiram agora. Em 1933, iniciou-se a tradição dos jogos e, de lá para cá, o evento foi ganhando maior proporção e atingindo cada vez mais um público maior. Em 2000, por exemplo, o Ministério do Esporte criou uma divisão responsável pelo desenvolvimento do esporte universitário, impulsionando o mercado e a realização dos eventos.

Como os jogos universitários funcionam?

Os jogos acontecem divididos pelos estados do país e entre atléticas de cursos relacionados. Existem cerca de 4000 atléticas no Brasil, representadas por estudantes que se organizam, voluntariamente, para promover esporte, cultura, festas e integração dentro das universidades. Por apresentar uma pluralidade de atléticos, existem diferentes jogos, como o Economíadas, Jurídicos, InterMed e por aí vai. Conheça um pouco dos principais.

Engenharíadas

Criado pelas atléticas de Engenharia de São Paulo e conta com um público de mais ou menos 4 mil pessoas em cada edição. Atualmente, é a principal competição entre as faculdades de Engenharia e já é realizado em estados fora de São Paulo.

Jogos Jurídicos

São os principais jogos universitários entre as faculdades de direito. Foi fundado em São Paulo, mas, hoje, muitos estados do país contam com uma edição própria.

Juca

Os Jogos Universitários de Comunicação e Artes de São Paulo reúnem uma quantia considerável de estudantes e têm um nível avaliado como bom.

Tusca

A Taça Universitário de São Carlos é um jogo que ocorre tradicionalmente no mês de outubro, em São Carlos, São Paulo. Ele se difere um pouco dos outros jogos devido ao período em que acontece. Ele se destaca como um dos maiores eventos esportivos universitários por reunir cerca de 150 mil pessoas durante os 4 dias de evento.

tusca
Tusca 2019. | Foto: Reprodução.

De todos os tamanhos e para todos os gostos, pode-se dizer que o que os jogos universitários de cada estado e curso têm em comum são:

• Jogos;
  • Atletas e times comprometidos;
  • Festas;
  • Acampamento;
  • Torcida e bateria.

Alguns estudantes vão para curtir as festas e torcer, outros fazem parte da comissão de organização e têm ainda aqueles que vão para competir em alguma modalidade. Para esse último grupo, a missão é um pouco mais dura, pois precisam se manter bem nas competições sem deixar de aproveitar ao máximo as festas. Afinal, os jogos só acontecem uma vez ao ano.

Os jogos reúnem também diferentes pessoas com propósitos distintos, mas pode-se dizer que no final, o objetivo maior é se divertir e representar seu curso e sua universidade.

O que levar para os jogos universitários?

Para ir para os jogos universitários é necessário se programar tanto financeira quanto estruturalmente. Saber como você vai, onde vai ficar, o que vai levar e quais são os valores de cada pacote são essenciais.

As cidades sedes, geralmente, são no interior, por isso são longe. A maioria dos estudantes opta por ir de ônibus para aproveitar 100% das festas e do evento em si. Em relação à estadia, alguns levam barracas para acampar, outros alugam casa com um grupo de amigos ou também há aqueles que optam por alugar um quarto em alguma chácara ou pousada. Além disso, os pacotes não costumam ser tão baratos assim. Logo, quanto antes você decidir qual quer, mais tempo você terá para pagar.

Em relação ao que levar na sua mala, em primeiro lugar, lembre-se de que se você for de barraca, a melhor opção é levar uma mala de mão. Tente se organizar e já levar os looks montados para cada dia. As combinações costumam ser simples: short jeans, blusa da faculdade e um chinelo. Não esqueça também casaco e cobertor, pois no interior é normal a temperatura cair à noite.  Leve também sacos para guardar suas coisas por prevenção, para que elas não molhem.

Seja compacto e leve o essencial e coisas básicas de sobrevivência, como um kit de remédios e de higiene. Viva essa experiência da melhor forma possível, saiba que você irá encarar alguns perrengues, mas não deixe que isso afete sua diversão nos jogos universitários.

Por Maria Eduarda Vieira – Fala! UFF