Euro sub-21: as quartas e as semifinais do campeonato
Menu & Busca
Euro sub-21: as quartas e as semifinais do campeonato

Euro sub-21: as quartas e as semifinais do campeonato

Home > Notícias > Esporte > Euro sub-21: as quartas e as semifinais do campeonato

A final da Euro sub-21 está prevista para o próximo domingo, dia 6 de junho

euro sub-21
Jogadores da Alemanha comemorando um dos gols da vitória sobre a Holanda na Euro sub-21. | Foto: Reprodução/Uefa.

Nas vésperas da disputa da Eurocopa 2020, postergada para este ano por conta da pandemia da Covid-19, outro torneio de seleções europeias vem sendo destaque durante a semana. Disputada na Eslovênia e na Hungria, a Euro sub-21 chegou à sua fase final, onde Alemanha e Portugal irão jogar a grande decisão no próximo domingo (6), às 16h, no Stožice Stadium, em Ljubljana. Os atuais artilheiros da competição são os atacantes Dany Mota (Portugal), Javi Puado (Espanha), Lukas Nmecha (Alemanha), Myron Boadu (Holanda) e Patrick Cutrone (Itália).

Quartas de final da Euro sub-21

futebol
Comemoração dos atletas holandeses. | Foto: Reprodução/Be Soccer.

O primeiro jogo da fase de mata-mata foi entre Holanda e França na última segunda-feira (31). Os Les Bleus eram considerados o time mais forte da competição, com um elenco repleto de jogadores destaques nas principais ligas europeias. Porém, eles enfrentaram uma forte equipe holandesa muito bem treinada, que dificultou a vida dos franceses. O zagueiro Dayot Upamecano abriu o placar para a França, mas o atacante Myron Boadu, jogador do Feyenoord, marcou duas vezes e deu a classificação para a Holanda. No mesmo horário, Croácia e Espanha ficaram no empate por 1×1 e a partida foi para a prorrogação. Aos 110 minutos jogados, Javi Puado fez um golaço e os espanhóis passaram de fase.

Um pouco mais tarde, Alemanha e Dinamarca terminaram seu jogo empatando em 2×2, sendo que um gol de cada lado saiu já na prorrogação. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Finn Dahmen e os alemães avançaram. Por fim, Itália e Portugal fizeram a melhor partida desta fase da competição. Dany Mota, duas vezes, abriu vantagem para os portugueses. Tommaso Pobega diminuiu, Gonçalo Ramos ampliou e Gianluca Scamacca diminuiu novamente. Aos 44 minutos do 2º tempo, Patrick Cutrone saiu do banco e empatou o duelo em 3×3. Na prorrogação, o talento lusitano prevaleceu e Jota e Francisco Conceição deram números finais para a vitória de Portugal.

Primeira semifinal: Espanha x Portugal

Euro sub-21 final
A alegria dos portugueses e a tristeza do espanhol no triunfo de Portugal pela Euro sub-21. | Foto: Borut Zivulovic/Reuters.

Ontem, dia 3 de junho, foram disputadas as semifinais da Euro sub-21. Primeiramente, no Estádio Ljudski vrt, em Maribor, Espanha e Portugal se enfrentaram em busca da vaga na grande decisão. Em um jogo equilibrado, mas com um certo controle dos espanhóis, o duelo parecia que ia ser mais um dos confrontos decididos na prorrogação ou nos pênaltis. Porém, aos 35 minutos do segundo tempo, o zagueiro Jorge Cuenca fez um gol contra em uma enorme infelicidade, o que foi suficiente para os portugueses segurarem a vitória e se classificarem para a final da competição.

A Seleção Portuguesa conta com uma geração bastante talentosa, com destaques para os quatro Diogos da defesa (o goleiro Diogo Costa, os zagueiros Diogo Queirós e Diogo Leite e o lateral-direito Diogo Dalot), o meia
Daniel Bragança, jogador do Sporting, e os atacantes Dany Mota e Rafael Leão, que atuam no futebol italiano.

Segunda semifinal: Alemanha x Holanda

futebol europeu
O jovem Florian Wirtz, destaque da Alemanha na semifinal da Euro sub-21. | Foto: Divulgação/Twitter/@iF2is.

Depois do primeiro duelo, Alemanha e Holanda jogaram na MOL Aréna Sóstó, localizada na Hungria. De imediato, o meia Florian Wirtz, jogador do Bayer Leverkusen, marcou duas vezes com apenas oito minutos de partidas, colocando os alemães em uma ótima vantagem. O zagueiro Perr Schuurs chegou até a diminuir a diferença no placar, mas não o suficiente para impedir que a Alemanha avance com uma vitória por 2×1.

Wirtz é realmente o principal nome desta equipe, já que o meia Jamal Musiala, nascido em 2003, foi convocado pela seleção principal para a disputa da Eurocopa. Olho também no lateral Ridle Baku, no volante Arne Maier e no atacante Lukas Nmecha.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas