quarta-feira, 24 abril, 24
HomeEsporteJaponeses pedem cancelamento das Olimpíadas de Tóquio 2021

Japoneses pedem cancelamento das Olimpíadas de Tóquio 2021

População teme que a chegada de vários atletas nas Olimpíadas pode gerar um novo surto do coronavírus

olimpíadas
Japoneses protestam contra as Olimpíadas. | Foto: Kim Kyung Hoon/Reuters.

​Japoneses pedem cancelamento das Olimpíadas de 2021

Faltando menos de dois meses para a realização das Olimpíadas de Tóquio, o cenário ainda é de incerteza em relação à organização do evento. Os japoneses pressionam pelo cancelamento da competição, que está programada para iniciar no dia 23 de julho.

Em uma pesquisa realizada no mês de maio pela Kyodo News, agência de notícias japonesa, mais de 60% dos cidadãos do país pedem o cancelamento ou adiamento do torneio. A população teme que a chegada de vários atletas, vindos de diversos países, pode gerar um novo surto de coronavírus na região.

O Japão vive uma quarta onda da Covid-19 e vem sofrendo com o aumento no número de casos e a demora na vacinação. A cidade de Tóquio, região que receberá a maioria dos jogos, passou por um estado de emergência no mês de maio. A Tokyo Medical Practitioners Association, organização que reúne cerca de 6 mil médicos em Tóquio, escreveu uma carta pedindo o cancelamento, enquanto uma petição com 350 mil assinaturas em apoio ao adiamento, foi enviada para os organizadores.

Em uma pesquisa realizada pelo instituto Nomura, maior empresa de pesquisa econômica e consultoria do Japão, um possível cancelamento resultaria em um prejuízo de 1,81 trilhões de ienes (aproximadamente R$90 bilhões) para o Japão. O instituto também advertiu que a realização do torneio deve levar em conta o impacto na saúde, não o econômico. Segundo ele, os prejuízos serão maiores caso um novo estado de emergência seja declarado, com o aumento do número de casos após os jogos.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) garante que as Olimpíadas serão seguras tanto para os atletas quanto para a comunidade japonesa. Thomas Bach, chefe do COI, disse acreditar que mais de 80% dos ocupantes da Vila Olímpica estarão vacinados antes do início dos jogos.

___________________________
Por Marcus Vinicius Mendes da Costa – Fala! Metodista