Covid-19: Governo de São Paulo antecipa calendário de vacinação
Menu & Busca
Covid-19: Governo de São Paulo antecipa calendário de vacinação

Covid-19: Governo de São Paulo antecipa calendário de vacinação

Home > Notícias > Covid-19: Governo de São Paulo antecipa calendário de vacinação

Esperança! Ontem (9), em coletiva de imprensa, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a antecipação da vacinação no estado em 15 dias. A divulgação confirma que até o dia 18 de outubro, pessoas com mais de 18 anos, de todos os públicos fora dos grupos prioritários, já terão recebido a primeira dose contra a Covid-19. Antes da alteração, a data prevista era para que o objetivo fosse cumprido até 31 de outubro.

Vacinação São Paulo
Segundo novo calendário do Governo de SP, até o dia 18 de outubro, toda população acima de 18 anos terá sido imunizada. | Foto: Montagem/Reprodução.

O novo cronograma estabelecido é baseado na projeção da entrega das vacinas pelo Ministério da Saúde, além de ser pautado no processo completo da vacinação que envolve duas doses. A partir do dia 16 de junho a 8 julho, pessoas de 55 a 59 anos do público geral começarão a ser vacinadas. A última etapa ocorrerá do dia 28 de setembro a 18 de outubro para o público de 24 a 18 anos.

No site Vacina Já, que apresenta todas as informações sobre o plano de imunização no Estado de São Paulo, publicou a modificação no calendário e registrou o dia 18 de outubro como o “Dia da Esperança”.

“O Governo antecipa em 15 dias a vacinação de toda população do estado a partir de 18 anos. Com isso, todos os grupos de pessoas por idade sem comorbidades serão vacinados com 15 dias de antecedência em relação ao calendário anterior. São Paulo tem pressa e São Paulo vacina”, afirmou Doria durante o anúncio oficial.

SAIBA COMO FAZER O PRÉ-CADASTRO PARA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM SÃO PAULO

Para evitar aglomerações e acelerar as etapas da vacinação, o governo de SP tem divulgado informações para que toda a população faça o pré-cadastro no VacinaJá ou pelo número do WhatsApp disponibilizado no site. Apesar de não ser obrigatório, o preenchimento dos dados com antecedência facilita o trabalho de profissionais da saúde.

Ao acessar o site, você deve clicar em uma das três categorias em que se adequa: população geral, profissionais da educação ou profissionais do transporte. Logo em seguida, deve inserir o código que aparecerá na tela e preencher os dados cadastrais.

Além disso, caso já queira verificar qual seria a semana em que você será vacinado, basta conferir o calendário de vacinação disponível na primeira página. E para se organizar ainda mais, no site, é possível conferir os locais de vacinação que estão ao próximos ao seu endereço.

COMO ESTÁ A VACINAÇÃO HOJE?

Nesta quinta-feira (10), grávidas e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos estão sendo vacinadas. Segundo a previsão da Secretaria de Saúde de São Paulo, a expectativa é que 400 mil gestantes recebam a primeira dose para a imunização contra a Covid-19.

Além disso, pessoas com deficiência permanente sem Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 18 a 59 anos também estão recebendo a vacina. O objetivo é que 1 milhão de pessoas deste grupo já sejam vacinadas. Para ter direito à imunização, é preciso levar documentos (laudos médicos, documento oficial com a apresentação da deficiência, entre outros) para comprovar a situação.

_________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas