Irlanda do Norte: 5 curiosidades sobre o país dos castelos
Menu & Busca
Irlanda do Norte: 5 curiosidades sobre o país dos castelos

Irlanda do Norte: 5 curiosidades sobre o país dos castelos

Home > Lifestyle > Viagens > Irlanda do Norte: 5 curiosidades sobre o país dos castelos

A Irlanda do Norte foi declarada independente em 1922 e, embora divida a mesma ilha com a República da Irlanda, ela faz parte do Reino Unido junto à Escócia, País de Gales e Inglaterra. Sua capital Belfast possui aproximadamente 280 mil habitantes. Fique, agora, com algumas curiosidades sobre esse lugar encantador.

5 curiosidades sobre a Irlanda do Norte

O lugar em que foi inventado o Halloween

halloween
O Halloween foi inventado no país. | Foto: Reprodução.

Para muitos historiadores, o Halloween foi criado na Irlanda do Norte, em um festival celta chamado Samhain. Por acharem que os monstros aproveitavam as celebrações para fazer mal às pessoas, o povo celta começou a usar roupas macabras e máscaras para não serem vistos pelas criaturas macabras.

​Titanic foi construído na Irlanda do Norte

titanic
Navio Titanic. | Foto: Reprodução.

Para muitos, o Titanic é uma criação inglesa por ter partido de Southampton, na Inglaterra. Porém, o Titanic foi criado em Belfast, na Irlanda do Norte. Na cidade de sua origem, existe o museu Titanic Belfast, que conta toda a história da tragédia envolvendo o famoso navio. É uma ótima pedida para quem pensa em viajar para a Irlanda do Norte.

De Volta para o Futuro 

filme Irlanda do Norte
Filme De Volta para o Futuro. | Foto: Reprodução.

O Delorean, o carro mais famoso dos cinemas, teve em torno de 9 mil modelos feitos em 1981, em Dunmurry, Irlanda do Norte. Infelizmente, por conta dos conflitos que o país vivia naquela época, a empresa foi obrigada a parar as produções do veículo em 1982.

Muros da Paz

Irlanda do Norte
Muro da paz. | Foto: Reprodução.

Por conta dos conflitos históricos entre católicos e protestantes no país, a cidade de Belfast possui muros que os separam e com diversas mensagens relacionadas aos incidentes. Embora os atos de violência estejam bem amenizados, as pessoas que atravessam para o outro lado do muro são vigiadas durante o dia para não ocorrer problemas e, à noite, os portões que dão acesso ao outro lado são fechados e reabrem ao amanhecer. O governo pretende derrubar esses muros até 2023, mesmo sabendo que são um grande ponto turístico.

As Crônicas de Nárnia 

Irlanda do Norte turismo
Estátua de CS Lewis. | Foto: Reprodução.

O autor da saga de livros As Crônicas de Nárnia, CS Lewis, nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte. E devido ao grande sucesso de suas obras, foi criado o parque CS Square, que possui diversas esculturas em bronze em referência aos personagens tão amados dos livros e filmes.

___________________________
Por Thiago Antunes Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas