Entenda a importância do sabonete facial nos cuidados cotidianos
Menu & Busca
Entenda a importância do sabonete facial nos cuidados cotidianos

Entenda a importância do sabonete facial nos cuidados cotidianos

Home > Lifestyle > Saúde > Entenda a importância do sabonete facial nos cuidados cotidianos

Além dos cuidados com a saúde, o cuidado com a pele também é importante. Entenda, neste artigo, a importância de usar sabonete apropriado para o rosto e quais são os malefícios de usar o sabonete comum nos cuidados faciais. 

Segundo o blog Facens, o rosto é sensível e possui um potencial harmônico (pH) diferente do restante do corpo; do mesmo modo que os sabonetes também possuem seus respectivos pHs. O sabonete comum possui um potencial harmônico alcalino, prejudicial ao rosto, por conta do pH diferente.

O pH da pele deve ser neutro, e se deixá-lo abaixo de 7 ficará ácido; na prática, é possível acontecer a descamação da pele. Se ficar acima de 7, a pele ficará muito oleosa. Portanto, o cuidado ao escolher o sabonete facial de acordo com o tipo facial (seca, oleosa, mista) conta muito na hora. 

Conforme o professor José Carlos Varques, a oleosidade da pele tem a função de criar uma barreira protetora com o objetivo de impedir microrganismos invadam o nosso corpo. Logo, quando lavamos o rosto com o sabonete ácido, toda essa barreira protetora é retirada e para repor o que foi perdido, é produzido muito mais óleo para repor aquilo que foi retirado.

sabonete
Entenda a importância do sabonete facial nos cuidados cotidianos. | Foto: Reprodução.

Benefícios de usar sabonete facial

Os sabonetes faciais possuem, em sua composição, ativos benéficos para a pele. De acordo com a Loreal Brasil, muitos deles têm vitaminas, extratos vegetais e aminoácidos que ajudam manter a pele hidratada. Além disso, alguns contêm ação anti-acne para quem luta contra as espinhas.

O uso do sabonete próprio para o rosto ajuda na absorção de outros produtos de beleza, porque, com ele, os poros estarão limpos e logo permitirão a passagem dos produtos, que serão absorvidos e fixados de melhor forma na pele.

Não use qualquer sabonete!

Embora haja propagandas de sabonetes e outros produtos prometendo a solução para o problema com cravos e espinhas, é importante consultar um dermatologista para que ele indique um sabonete próprio, de acordo com o tipo de pele e também para que haja o acompanhamento dermatológico durante o tratamento.

_____________________________
Por Isabella Martinez – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas