Confira cinco cuidados que se deve ter ao usar maquiagem
Menu & Busca
Confira cinco cuidados que se deve ter ao usar maquiagem

Confira cinco cuidados que se deve ter ao usar maquiagem

Home > Lifestyle > Saúde > Confira cinco cuidados que se deve ter ao usar maquiagem

Por que não criar uma rotina para manter a saúde da pele em dia? Segundo especialistas, os cuidados são ainda mais necessários se você usa maquiagem. Muitas mulheres não conseguem sair de cara lavada por aí. Não deixam a base, o blush ou o rímel de lado e estão sempre muito produzidas e preparadas, seja para um evento social, uma balada no sábado à noite ou até no dia a dia do trabalho, por exemplo.

A realidade é que uma maquiagem cuidadosa pode dar uma sensação maravilhosa e fazer você se sentir bonita o dia todo, mas quando você for para casa e precisar tirar toda a maquiagem do rosto, o que você fará? Para evitar manchas, acne e outros problemas, mesmo que sejam hábitos básicos, os cuidados com a pele devem estar sempre em dia.

Portanto, é fundamental que saibamos usar os cosméticos de maneira adequada, cuidar bem e garantir a saúde e beleza da pele, além de prevenir problemas relacionados aos maiores órgãos do corpo humano. A seguir, você aprenderá muito mais sobre os cuidados que deve ter com a pele ao usar maquiagem.

maquiagem
Confira cinco cuidados que se deve ter ao usar maquiagem. | Foto: Reprodução.

Quais são os riscos do uso de maquiagem?

Os cosméticos em si não apresentam nenhum tipo de risco à saúde e causam menos danos à pele. O que pode acontecer é que, às vezes, escolhemos um produto que não é adequado para a nossa pele (pelo seu tipo e outras características), ou o utilizamos de forma incorreta durante muito tempo.

Caso façamos algumas dessas coisas, os riscos envolvidos podem incluir:

  • envelhecimento mais rápido da pele;
  • aparecimento linhas de expressão;
  • favorecimento à flacidez;
  • surgimento de cravos ou espinhas;
  • reações alérgicas;
  • manchas;
  • entre outros.

Por isso, é essencial que saibamos exatamente quais são os cuidados necessários para evitar esse tipo de problema.

Como podemos cuidar da pele ao usar maquiagem?

Você gosta de maquiagem e não sabe exatamente os cuidados necessários para manter sua pele bonita (principalmente saudável) durante o uso? Leia e analise algumas dicas importantes para manter uma pele saudável!

1. Escolha produtos de boa qualidade

A escolha de cosméticos de alta qualidade é essencial para garantir uma pele saudável. Obviamente, essa etapa não está diretamente relacionada ao valor do produto, e o valor do produto pode variar do mais barato ao mais caro. O que realmente importa é a confiança nos ingredientes usados ​​na produção de marcas e cosméticos. Portanto, escolha marcas que você sabe que são relevantes para os consumidores e sempre leia os rótulos ou ingredientes, que devem ser exibidos no site do fabricante. O produto deve ser dermatologicamente testado e adequado ao seu tipo de pele. Além disso, existem algumas marcas no mercado que não realizam testes em animais e não contêm parabenos.

2. Fique atento ao prazo de validade

Infelizmente, até o final, nem sempre podemos usar um determinado produto. Nesse caso, ocorre um período de validade (também conhecido como expiração do período de validade). Apesar disso, muitas pessoas acabam usando o resto dos cosméticos porque se preocupam em jogar o conteúdo dos cosméticos na lata de lixo. Recomenda-se não usar produtos cujo prazo de validade já tenha passado. Com o tempo, ocorrem alterações químicas nos ingredientes cosméticos, e o uso de substâncias expiradas pode ser extremamente prejudicial ao rosto, mesmo que o cheiro e a aparência da substância sejam os mesmos de antes.

3. Dê um tempo para que sua pele respire

A maquiagem diária não é a melhor maneira de manter a pele saudável e bonita. Isso porque o produto forma uma barreira, impedindo as trocas entre a pele e o meio externo, obstruindo os poros e causando uma série de problemas. Portanto, o ideal é levar algum tempo para limpar completamente a pele. Se precisar usar esses produtos no seu trabalho, procure deixar o rosto sem maquiagem, para não respirar e desobstruir os poros.

4. Nunca durma com a maquiagem no rosto

Ainda falando em poros, eles são a estrutura responsável pela respiração da pele. Um dos maiores pecados de quem se maquia é deixar o produto no rosto ao dormir. Esse hábito faz com que a pele envelheça mais rápido, pois não há trocas com o meio externo e a pele não consegue respirar. À noite, o processo é mais avançado, por isso é vital que tudo esteja completamente limpo antes de dormir.

Dica: Para tornar a rotina mais prática, escolha uma solução de limpeza leve e fácil de usar. Uma vez que nenhuma descarga é necessária, todo o processo economiza mais trabalho.

5. Utilize bons demaquilantes

O removedor de maquiagem é um produto usado para limpar a pele e remover todos os cosméticos. Seus ingredientes contêm substâncias que ajudam a dissolver os ingredientes cosméticos e removê-los completamente, sem deixar resíduos que possam obstruir os poros e causar danos. Existem vários tipos de removedores de maquiagem, utilizados para os mais diversos tipos e finalidades. Por exemplo, você pode escolher um produto específico para limpar a área dos olhos ou pele mais sensível, e escolher o produto que mais se adapta às suas necessidades e particularidades.

Você sabia que as pessoas que não removem a maquiagem todos os dias precisam de cuidados extras com a pele? Por exemplo, limpar o rosto religiosamente e investir em produtos de qualidade são apenas algumas das medidas que não devem ser esquecidas no seu cuidado diário para deixar seu rosto perfeito para sempre – com ou sem maquiagem!

Como vimos, usar maquiagem em excesso pode ser um tanto quanto prejudicial para a saúde de nossas peles. No entanto, o uso correto e com as devidas precauções pode fazer com que a região cutânea não sofra prejuízos e se mantenha bela e saudável mesmo com o uso desses produtos. Por isso, capriche na prevenção de problemas!

__________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife

Tags mais acessadas