Saiba como é ocasionado o inchaço e o que pode ser feito para prevenir ou remediar o problema!
Principalmente no verão, quando está muito calor, a circulação sanguínea fica mais lenta e é mais difícil absorver a água de todo organismo. Mas além disso, a ingestão de alguns alimentos ou a falta de movimentação dos membros durante o dia podem ocasionar o inchaço no corpo, também conhecido como retenção de líquidos.
É caracterizado quando os fluidos dos vasos sanguíneos e linfáticos (os capilares) se acumulam entre as células dos tecidos abaixo da pele, formando os edemas. Ao afetar principalmente as pernas, mãos, barriga e tornozelo, muitos indivíduos se sentem incomodados ou pensam até que engordaram, quando a situação não está relacionada com o aumento de percentual de gordura em si.
Entre a enorme lista de produtos que agravam os sintomas, os principais são os industrializados (enlatados e embutidos como os frios), por conterem uma maior quantidade de sódio. Além deles, fast-foods, shoyu e queijos amarelos também auxiliam, pois requerem do corpo uma maior quantidade de água para ocorrer a diluição total do sal, assim, ela não é eliminada.
O paradoxo que resolve (?)
Parece um pouco paradoxal ter que tomar mais água para eliminar o excesso de água (inchaço), mas é isso mesmo que deve ser feito! Hidratar-se é a maneira mais simples, barata e eficaz de resolver o problema, só assim será possível eliminar as toxinas pela urina.
Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)