Menu & Busca
Homem Aranha: Longe de casa – curiosidades sobre J. Jonah Jameson

Homem Aranha: Longe de casa – curiosidades sobre J. Jonah Jameson


No meio de HQs recheadas de goblins, psicopatas com temas de animais e cientistas do mal, o personagem coadjuvante mais importante dos mitos de Homem Aranha é um homem de terno, um jornalista: J. Jonah Jameson, que fez sua aparição mais do que polêmica nas cenas pós créditos de Homem Aranha: Longe de Casa

J. Jonah Jameson antes de Homem Aranha: Longe de Casa

Estreando na comic Espetacular Homem Aranha #1, em 1962, J. Jonah Jameson dedicou sua influência por décadas para difamar um dos personagens mais emblemáticos da Marvel: o Homem Aranha.

 Sua natureza bombástica, aparência icônica e a performance legendária de J.K. Simmons estabeleceram ele como uma parte crucial da história de Peter Parker.

Leia também sobre Homem Aranha: Longe de Casa:

5 perguntas que o filme respondeu sobre o MCU

Diretor da Marvel fala sobre as cenas pós créditos

Dúvidas sobre o futuro do MCU que o filme não respondeu

J.K. Simmons apareceu pela primeira vez ao lado de Peter em 2002, no filme Homem Aranha, da Sony. Ele volta em 2004 e 2007, em Homem Aranha 2 e 3, respectivamente. O fato da Marvel Studios reutilizar o ator da Sony só prova o quão incrível é a performance dele e a importância do personagem.

No entanto, existem alguns fatos sobre J. Jonah Jameson que você não deve saber… A não ser que você leia os HQs

10- J. Jonah Jameson adotou o Peter Parker uma vez

homem aranha j jonah jameson
HQs do Homem Aranha

Existe uma razão pela qual as pessoas estão tão ansiosas para a série What If? da Marvel na Disney+. A plataforma de streaming vai permitir a produção de histórias bizarras e malucas que nunca veríamos de outra forma. Pensando nisso, vamos dar uma olhada na história que envolve Jonah e Peter como pai e filho?

Nesse universo alternativo, tanto Tia May quando o filho de Jonah morrem como resultado de um acidente em um ônibus espacial, deixando Jonah sem criança e Peter sem uma figura parental. 

Isso faz com que J. Jonah Jameson adote Peter Parker e, mesmo que Peter não fique feliz com isso em um primeiro momento, no final da história eles se tornam uma dupla de combate ao crime. Definitivamente não é o que você esperava, mas essa é a exata ideia de What If?

9- J. Jonah Jameson é parente de Peter Parker

j jonah jameson e peter parker
quadrinhos do Espetacular Homem Aranha

A relação de Jameson com Homem Aranha é interessante. E a dele com Peter Parker é igualmente fascinante. Além de Peter Parker ter trabalhado para ele por décadas, eles são, de fato, parentes. 

Durante os acontecimentos de Dan Slott em Espetacular Homem Aranha, J. Jonah Jameson se casou com a querida Tia May, e Jameson Jr. e Peter Parker se tornaram meio-primos. A ideia de Peter e Jonah participando juntos da ceia de natal é tão dramática que chega a ser engraçada. 

8- J. Jonah Jameson é responsável por vários vilões

vilões homem aranha hqs
Vilões dos quadrinhos do Homem Aranha

Além da sua aversão por combatentes do crime mascarados, Jameson parece ter um problema em comissionar a criação de outros seres com super poderes. Ao contrário do Homem Aranha, no entanto, esses seres geralmente são usados para o mal. 

O mais famoso é Mac Gargan, conhecido como Escorpião, cuja criação foi baseada no desejo de Jameson de eliminar o Homem Aranha. Acontece que a experiência desengata Gargan a ir atrás não só do Homem Aranha, mas de Jameson também. 

Depois dele, tiveram numerosos Spider Slayers, vários modelos de robôs equipados com um tipo de arma específica, que tem como objetivo de capturar o Homem Aranha. 

Finalmente, existe um número desconhecido de insetos voadores humanos, que tentam acabar com Homem Aranha em Espetacular Homem Aranha Anual #10. Será que alguém avisou ele que aranhas comem insetos voadores?

7- Ele se casou duas vezes

J. Jonah Jameson e Marla

Não se fala muito da vida amorosa dele, mas vale notar que apesar da sua natureza irritada e personalidade esquentada, Jameson tem charme suficiente para se casar – duas vezes!

A sua primeira esposa e mãe do seu filho, John, se chamava Joan Jameson. Ironicamente, Joan também é o nome da esposa de Stan Lee, o co-criador de Homem Aranha.

Por mais que não se fale muito de Joan Jameson, sabemos que ela morreu quando Jonah era um repórter para o Daily Bugle. Sua segunda esposa, Marla, foi muito mais desenvolvida como personagem, mas também foi morta, e Jameson se culpou pelo falecimento dela. 

6- Homem Aranha apanha de J. Jonah Jameson

j jonah jameson bate no homem aranha
Peter Parker apanhando de J. Jonah Jameson

Antes do crossover One More Day explodir a continuidade de Homem Aranha aos pedaços, a identidade secreta do herói era de conhecimento público porque ele ficou sem máscara em Guerra Civil

Isso foi um choque para o chefe de Peter Parker, que entrou em colapso por causa da revelação. Ele demitiu seu antigo editor, Robbie Robertson por defender as atividades de Peter como Homem Aranha. 

Depois de saber disso, Peter confronta Jonah por em um prédio abandonado, mas no final Jonah tira o processo que ele fez ao Homem Aranha e contrata Robbie Robertson de volta. Mas Homem Aranha apanha muito dele quando Peter permite que ele desconte a raiva. Naturalmente, Peter Parker sai de cena sem nenhum arranhão, mas sabemos que Jameson adorou ter batido nele mesmo assim. 

5- Jameson atirou em Homem Aranha

j jonah jameson atira no homem aranha
Conclusão de Homem Aranha #800

Por causa da capacidade de escalar paredes, Jameson raramente comete violências físicas contra Homem Aranha. No entanto, mesmo quando ele fez, na conclusão de Homem Aranha #800, foi um acidente. 

Esse problema foi o final da saga Red Goblin, de Dan Slott, quando o vilão Norman Osborn se une ao Carnificina para acabar de vez com o Homem Aranha. 

É claro que eles falham, mas Jonah tinha uma arma apontada para o derrotado Osborn, e ele atira. Não querendo que Osborn morresse, Homem Aranha pula no caminho da bala para proteger seu maior inimigo. Por sorte, só o braço do herói é atingido. Mas o momento não deixa de ser dramático. 

4- Agora ele ama o Homem Aranha

J jonah Jameson
J. Jonah Jameson em Peter Parker: O Espetacular Homem Aranha #6

Um dos motivos pelo qual J. Jonah Jameson odeia Homem Aranha é porque ele não consegue dar um rosto para quem é, tecnicamente, um corrompedor da lei. No entanto, no momento atual dos HQs, Jameson é um dos maiores apoiadores do Homem Aranha. Por que isso?

Isso acontece por que em Peter Parker: O Espetacular Homem Aranha #6, Homem Aranha finalmente concorda em ser entrevistado por Jameson. Mas esse evento acaba em um momento chocante: Peter Parker revela sua identidade secreta para o antigo chefe. 

Com essa informação, J. Jonah Jameson finalmente coloca as peças do quebra cabeça juntos e se torna o maior aliado público de Homem Aranha.

Leia também sobre Homem Aranha: Longe de Casa:

Tony Stark é o novo Tio Ben para Peter Parker?

Entenda os vilões do filme

Resenha Crítica

3- Existem várias razões pelas quais J. Jonah Jameson odeia o Homem Aranha

j jonah jameson e homem aranha
J. Jonah Jameson e Homem Aranha

Jameson pode parecer um personagem simples em um primeiro momento, mas sua relação com o Homem Aranha é uma das mais complexas dos HQs. 

A primeira razão para o ódio de J. Jonah Jameson é que ele tinha uma desconfiança generalizada em vigilantes anônimos. Tanto que ele não tem problema nenhum com heróis como Capitão América, mas ele tem problemas com Homem Aranha.

Mas não é só isso. Certas vezes, Jonah surtou de vez e admitiu que tinha inveja da adoração e do poder que Homem Aranha tinha, o que resultou numa cena hilária que foi deletada de Homem Aranha 2, onde ele coloca o traje de Homem Aranha e brinca de faz de conta trancado em seu escritório.  

Além do poder de imprensa de J. Jonah Jameson, nada que ele faça vai ser tão bom quando o Homem Aranha é.

2- J. Jonah Jameson é baseado em Fredric Wertham 

J jonah Jameson inspiração
J Jonah Jameson e Fredric Wertham

Às vezes, Stan Lee mente. Apesar de que, em algumas entrevistas, ele tenha dito que Jonah Jameson foi baseado nele, é burrice comparar os dois, especialmente quando existe uma figura real muito mais óbvia para basear Jameson.

Os escritores de quadrinhos conhecem e abominam o nome de Dr. Fredric Wertham, o psiquiatra alemão escritor do livro Seduction of the Innocent.

Esse homem nomeou os quadrinhos como a força primária geradora da delinquência juvenil de vários outros males do mundo. 

Assim como Wertham, Jameson pensa que esses heróis fantasiados são uma ameaça para a sociedade, principalmente para as crianças. Visto como Stan Lee e o mundo dos quadrinhos sentiu o ataque de Wertham na opinião pública, é bem provável que Stan Lee tenha baseado J. Jonah Jameson na figura de Dr. Fredric Wertham.

1- A conexão de J. Jonah Jameson com Carol Danvers

capita marvel e j jonah jameson
Capitã Marvel e J. Jonah Jameson

Mesmo que em um primeiro momento, J. Jonah Jameson esteja ligado ao Homem Aranha, existem conexões entre ele e outros personagens dentro do universo da Marvel. A mais notável dessas conexões é com a Capitã Marvel. 

Na sua origem, no quadrinho de 1977 Sra. Marvel #1, Carol Danvers foi contratada por J. Jonah Jameson para ser a editora da revista feminina do Daily Bugle. No entanto, eles entram em confronto quanto ao conteúdo da revista, pois J. Jonah Jameson queria conteúdos padronizados sobre dietas e moda, enquanto Carol Danvers queria escrever sobre o movimento das mulheres liberais.

J. Jonah Jameson ainda é uma figura desconhecida no MCU. Pelas cenas pós créditos de Homem Aranha: Longe de Casa, podemos imaginar que ele não vem para fazer o bem. No entanto, provavelmente só saberemos qual vai ser a verdadeira influência desse personagem no MCU quando Peter Parker aparecer nos telões novamente.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas