Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Homem de Ferro é o novo Tio Ben para Homem Aranha?

Homem de Ferro é o novo Tio Ben para Homem Aranha?

Tony Stark (Homem de Ferro) é a nova figura do Tio Ben para o Peter Parker (Homem Aranha) de Tom Holland. O herói que inaugurou o MCU ajudou na introdução do novo herói à franquia.

Relação do Homem de Ferro com o Homem Aranha

Homem de Ferro recrutou o Homem Aranha durante os eventos de Capitão América: Guerra Civil e, por mais que a introdução dele pudesse ter acontecido em circunstâncias melhores, ela marcou o início de uma das relações mais especiais do MCU.

Desde a introdução de Homem Aranha em 2016, a Marvel continuou a desenvolver a relação do herói com Homem de Ferro em Homem Aranha: De Volta ao Lar. Na época que Vingadores: Guerra Infinita chegou, Tony Stark já havia abraçado seu papel como mentor de Peter Parker ao ponto de arriscar tudo para trazer o Homem Aranha de volta à vida em Vingadores: Ultimato.

Agora, o MCU está completamente diferente sem Tony Stark. Homem Aranha: Longe de Casa enxerga tudo da perspectiva de Peter. O filme estreia dia 4 de Julho e encerra essa fase do MCU.

A função de Tony Stark se parece com a de Tio Ben na vida de Peter Parker?

Homem Aranha no túmulo de Tio Ben
Homem Aranha no túmulo de Tio Ben

Considerando a importância da vida e morte de Homem de Ferro para o jovem herói, não é difícil enxergar um paralelo com o Tio Ben, cuja morte é uma parte integral da história clássica de Homem Aranha. Até o próprio Tom Holland percebe essas similaridades. 

Conversando com o site americano UPROXX durante as coletivas de imprensa para Homem Aranha: Longe de Casa, perguntaram à Tom Holland o que ele achava da comparação entre Tony Stark e Tio Ben na versão dele do Homem Aranha. 

Tom Holland concordou com o paralelo, especialmente em como a morte do Homem de Ferro afeta o personagem. Ele pensa, inclusive, que o luto de Peter torna o momento perfeito para a chegada de Mysterio.

“Acho que eles – Homem de Ferro e Tio Ben-  eram muito parecidos, dada a sua figura paterna. E perder ele foi muito impactante para Peter Parker, obviamente. E o que tem de legal em Mysterio chegar agora é que ele pode preencher esse espaço um pouco e se tornar o mentor de Peter Parker e o irmão mais velho dele ao mesmo tempo”

A Marvel Studios preferiu não recontar a história original do Homem Aranha quando o introduziu ao MCU, por mais que a história tenha se mantido intacta. Peter Parker deixou implícita a morte do Tio Ben várias vezes, mesmo que ela não tenha sido tratada diretamente. 

E pelos olhos de Homem Aranha: Longe de Casa, tudo indica que a morte de Tony Stark vai impactar Peter Parker e seu alter-ego de herói, além afetar a nova mentoria sem seu tutor tradicional. Isso com certeza vai frustrar os fãs mais tradicionais dos HQs, que querem ver a narrativa convencional do personagem se destaca nos telões. 

Relação de Tom Holland com Robert Downey Jr.

Tom Holland contou também que se aproximou muito de Robert Downey Jr., ator que interpreta o Homem de Ferro:

“Nós nos aproximamos muito. Nos tornamos grandes amigos e eu peço conselhos para ele de vez em quando e vice versa. E se tornou uma relação muito querida para eu ter na indústria. Porque, você sabe, sendo um jovem ator crescendo nesse mundo, pode ser bem assustador e intimidador. Você pode ser intimidado por aí. E é muito bom ter alguém que vai me apoiar e me direcionar”.

tony stark e peter parker
Tony Stark e Peter Parker

O Homem Aranha da Marvel Studios

A abordagem da Marvel Studios para o Homem Aranha, no entanto, se deve ao desejo de unir a história dele com a de outros personagens. A personagem de Zendaya, MJ, por exemplo, é claramente inspirada no interesse amoroso de Peter Parker, mas não é só por isso que ela marca presença no filme. O mesmo pode ser dito a respeito de Vulture (Michael Keaton) e Mysterio (Jake Gyllenhaal). 

Apesar de precisar de alguns ajustes, todos eles vão ter o mesmo propósito nos termos de contar uma narrativa. Então, enquanto Tony Stark, de alguma forma, se tornou a figura de Tio Ben no MCU, isso não muda o fato de que Peter Parker se tornou um herói por causa da morte do seu primeiro mentor de todos. 

Não sabemos se a Marvel vai ajustar isso no futuro, mas de acordo com o que já foi estabelecido no MCU, faz sentido que a morte do Homem de Ferro afete o pupilo Homem Aranha profundamente, assim como as outras versões de Peter Parker foram impactadas pelo falecimento do Tio Ben.

0 Comentários

Tags mais acessadas