Home office: conheça as vantagens e desvantagens do trabalho
Menu & Busca
Home office: conheça as vantagens e desvantagens do trabalho

Home office: conheça as vantagens e desvantagens do trabalho

Home > Notícias > Mercado > Home office: conheça as vantagens e desvantagens do trabalho

O modelo que ganhou força durante a pandemia da Covid-19 trouxe uma nova perspectiva ao ambiente de trabalho, levando o espaço corporativo para além das paredes das empresas e adentrando ao conforto do lar. Mas, como toda forma de trabalho, o home office também apresenta seus pontos positivos e negativos em relação à sua realização. 

Com a pandemia do coronavírus, as empresas se viram obrigadas a adequar suas rotinas de trabalho à nova realidade imposta. A solução mais viável para a situação foi integrar as atividades à modalidade home office, para que os funcionários trabalhassem em suas casas e não fossem facilmente expostos ao vírus, como aconteceria caso as tarefas estivessem sendo realizadas nas instalações das empresas. 

home office
Conheça as vantagens e desvantagens do modelo de trabalho. | Foto: Reprodução.

Vantagens do home office

Economia 

O home office se apresentou como uma boa alternativa para os empresários. Os gastos com energia, Internet e outras despesas foram reduzidos, o que representou uma economia significativa para as contas destas organizações.

Mobilidade Urbana e Sustentabilidade 

O trajeto até as empresas diminuiu, o que reduziu drasticamente o número de veículos nas ruas e desafogou o trânsito nas vias que, normalmente, são pontos de engarrafamento. Por outro lado, essa redução de veículos nas ruas também resultou na diminuição da emissão de gases produzidos por veículos automotores, como o CO2, que causam danos à saúde e ao meio ambiente. 

Moradia

A habitação também ganhou destaque com a popularização e a adoção do home office nas empresas. Ambientes que antes eram impossibilitados de serem frequentados no horário de trabalho por suas localidades, como casas de praia, chácaras ou até mesmo fazendas, estão em alta no setor imobiliário devido ao trabalho remoto. Isso fez com que o sonho de muitos em substituir o ambiente agitado das grandes cidades pela calmaria dos ambientes bucólicos viesse a se tornar realidade, bastando uma conexão com a Internet. 

Desvantagens do home office

Rotinas

A conciliação das rotinas diárias do lar e do trabalho no mesmo espaço se mostrou desafiadora. Cuidar dos filhos e pets, fazer compras, manter o lar limpo e organizado e ainda dar conta das tarefas empresariais são algumas das condições impostas pelo modelo, que acaba mesclando as rotinas dos trabalhadores. 

Distrações 

Apesar do conforto do lar, as distrações no ambiente também aumentam. O uso de redes sociais sem supervisão, por exemplo, pode causar baixa na produtividade em comparação ao ritmo levado dentro das empresas. 

Frustrações

Para aqueles que moram em lares ou bairros conturbados, os índices de baixa produtividade podem ser ainda maiores, levando até mesmo a casos de estresse, ansiedade e frustrações relacionadas tanto às rotinas do trabalho quanto às tarefas de casa. 

Conciliando as rotinas 

Há quem consiga adaptar a vida profissional e a vida pessoal com maestria, mas, para aqueles que possuem dificuldades, a solução para estas ambiguidades seria buscar estabelecer uma harmonia entre as obrigações. 

Definir uma rotina adequada para realizar os deveres do cargo e afazeres domésticos com o auxílio de alarmes, agendas, planilhas e calendários pode ajudar a manter a organização e a diferenciação do trabalho e do lar. 

Impor limites também se mostra como uma boa estratégia para conviver melhor com as atividades. Realizar tarefas do trabalho somente no horário designado e, após isso, manter o foco apenas na vida pessoal ajudará a melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem e trabalham sob o mesmo teto.

__________________________________
Por Marcos Antônio Santos Porfiro – Fala! Ufes

Tags mais acessadas