Home office: 5 dicas para conciliar trabalho e atividades físicas
Menu & Busca
Home office: 5 dicas para conciliar trabalho e atividades físicas

Home office: 5 dicas para conciliar trabalho e atividades físicas

Home > Lifestyle > Home office: 5 dicas para conciliar trabalho e atividades físicas

Conciliar home office e rotina de atividades físicas, ainda, para muitos que estão em fase de adaptação, parece um mistério sem resposta. Afinal, quem nunca sentiu dificuldade em manter uma rotina de trabalho com as atividades físicas, num ritmo constante? Novo mundo e novos comportamentos desde a pandemia. Uma tsunami de tecnologia invadiu nossas vidas e o trabalho em casa tomou conta da realidade de muitos brasileiros. Sabemos da importância em ter estabilidade na rotina de exercícios e como ela ajuda na qualidade de vida. Neste artigo, vamos tentar desvendar esse mistério que a pouco parecia sem solução. Para isso, separamos cuidadosamente 5 dicas que vão ajudar você a conciliar sua rotina do trabalho com as atividades físicas.

home office
Saiba como conciliar o home office e atividades físicas. | Foto: Reprodução/ Pexels

5 dicas para conciliar home office e atividades físicas 

1) Planeje seu dia, tenha horários para suas atividades

Planner, agenda … O importante é planejar e estabelecer os horários. Pare por algumas horas as atividades do cotidiano e planeje seus dias com antecedência. Assim, com horários pré-definidos e uma rotina mais organizada, você encontrará a hora perfeita para sua prática diária de exercícios. Vale lembrar que, cada indivíduo funciona de uma forma, não viemos com um manual de instruções e o que funciona para você, pode não funcionar para outra pessoa. Por isso, é importante pensar sobre os horários da sua prática de atividade e suas necessidades. Pode ser de manhã, à tarde ou à noite. O importante mesmo é que você encontre o melhor jeito de treinar para manter a rotina e ter satisfação no momento da prática. 

2) Rotina faz toda a diferença

Nada é mais difícil que manter um ritmo estável na rotina de exercícios. Imprevistos acontecem e nós sabemos, mas não deixe que um único dia atrapalhe seu desempenho. Não precisa se sentir mal caso tenha dificuldade em cumprir todos os horários, regrados. Tudo é um processo! O essencial é que você não desanime, mantenha a rotina e procure atividades físicas que mais se adaptam ao seu estilo de vida. 

3) Procure uma atividade física do seu gosto

Dança, corrida, academia, crossfit…Teste, teste e teste. Você só descobrirá uma modalidade que mais se adapta ao seu estilo, somente se testar! Toda atividade deve ser feita com prazer. Deixe de lado o pensamento de obrigação e vá sem medo, você ficará surpreso com infinidade de opções que existem. Pesquise na internet ou converse com amigos. Terão opções para prática dentro e fora de casa. Explore sua imaginação e, claro, fale sempre com um profissional da área, a fim de obter resultados seguros e eficazes. Ah! Não se esqueça que nem só de atividades físicas se vive uma pessoa e a alimentação é mais que fundamental para sua rotina de exercícios funcionar.

4) O equilíbrio entre alimentação e prática de exercícios

A alimentação é um fator muito importante quando se trata de disposição. É clichê dizer que é no alimento onde encontramos a energia necessária para viver nossa vida, mas é isso mesmo. Preste atenção na sua alimentação! Dê prioridade a comidas mais nutritivas e que se adaptem ao seu estilo de vida. Para isso, é necessário procurar um profissional. Ele ajustará sua alimentação de acordo com suas necessidades e práticas diárias. Atente-se, também, para a qualidade do seu sono, pois uma noite mal dormida afeta diretamente o desempenho diário.

5) O sono é importante

Entre práticas e rotinas incessantes, precisamos daquele momento precioso na nossa cama, que tanto amamos. É nesse momento que relaxamos para começar tudo de novo no dia seguinte. Ter qualidade de sono não significa só acordar bem no dia seguinte, significa, também, ter descansado o necessário para recarregar as energias para enfrentar todos os problemas, dar conta da rotina doméstica e, além de tudo, manter promessa da rotina de atividade física é necessário estar com o corpo bem alimentado e descansado. 

As barreiras da tão sonhada rotina de exercícios não são tão inquebráveis e é mais fácil quebrá-las do que você imaginava, não é mesmo? Agora você já sabe por onde começar, que tal começar já? Não deixe para depois o movimento que você pode fazer nesse exato momento em sua vida! Comece seu planejamento e vá para ação. Movimente-se e dê a seu corpo a saúde e o bem-estar que ele tanto merece.

_______________________________
Por Juliana Soares – Fala! Universidade do Vale do Itajaí – SC 

Tags mais acessadas