Empresária e CEO da Emadollsema, Edviges Tavares Lima
Menu & Busca
Empresária e CEO da Emadollsema, Edviges Tavares Lima

Empresária e CEO da Emadollsema, Edviges Tavares Lima

Home > Notícias > Entrevistas > Empresária e CEO da Emadollsema, Edviges Tavares Lima

Edviges Tavares Lima é da Guiné-Bissau e, por ironia do destino, vive na Europa há 22 anos. Rebelde, luta pela aceitação e amor-próprio todos os dias. A família é tudo para ela, preocupa-se com o bem-estar do próximo, mas com a consciência que deve estar bem para então ajudar o próximo. “Penso que é importante perceber que não pudemos estar todos no palco em todas as cenas, pois, em algumas cenas, temos de estar na plateia e aplaudir”. 

Formada em Marketing e Relações Públicas, atualmente trabalha no setor da Educação, estando diretamente em contato com adolescentes. 

Por se considerar uma rebelde, luta todos os dias para fazer a diferença, de uma forma positiva, na vida das pessoas. Raramente abaixa os braços diante das dificuldades. “Tento sempre ter um plano “B”, ciente que só a morte não tem solução, por isso, vivo e acredito, piamente, que somos meros peregrinos na terra, ou seja, estamos apenas de passagem, portanto, é fundamental que sejamos lembrados, sempre, com o sorriso no rosto”, afirma. 

Edviges Tavares Lima é uma pessoa que gosta de chegar ao final do dia e sentir que em algum ponto a pessoa gostou de tê-la por perto, sorriu por sua causa. “Isso faz-me sentir muito feliz e dá-me muita energia e forças para seguir em frente e continuar a contagiar mais e mais pessoas com energias positivas”, afirma. Para ela, família e amigos são muito importantes, e enfrentar desafios é sempre bom. “O facto de ter crescido em Bissau, até aos meus 12 anos, faz-me ter a consciência do amor ao próximo, valorizar mais a vida e os momentos com a família, amigos e as pessoas que querem o nosso bem-estar”, revelou. 

A seguir, confira uma entrevista completa com Edviges Tavares Lima. 

Edviges Tavares
Edviges Tavares Lima é CEO da marca Emadollsema, na qual produz bonecas negras. | Foto: Reprodução Emílio Tavares Lima.

Entrevista com Edviges Tavares Lima 

1) O que é a Blessing & Love?

O projeto se chama Blessings&love e conta comigo como CEO e os meus dois irmãos como sócios. Finalmente e graças a Deus, a nossa família está a crescer, e temos crianças de todos os tipos de tons de pele e isso tem alargado a nossa consciência sobre a importância do amor-próprio, da aceitação e o respeito por nós e pelos outros. No entanto, começamos com a criação da linha Emadollsema, 5 bonecas negras, com vestidos de padrões africanos. Essas bonecas são para as crianças de todas as cores. É importante sublinhar que o mundo tem nos ensinado, erradamente, ao longo dos anos, que o bonito no ser humano é ter a pele clara, cabelos lisos e olhos azuis. Mesmo perante este cenário, os nossos pais, desde muito cedo nos ensinaram o valor do amor-próprio e também a igualdade entre os seres humanos. Por exemplo, não me lembro de ter tido uma boneca negra ao crescer, pois elas não existiam.

barbie negras
Bonecas negras. | Foto: Reprodução Emílio Tavares Lima.

Temos a consciência de que as nossas crianças negras e místicas precisam de representação e as crianças de pele branca precisam também de aprender a apreciar o que as outras têm de bonito, para que no futuro possam tomar decisões felizes.

Crescer na Europa, como uma criança negra, por si só, é um grande desafio, mas este desafio pode aumentar, drasticamente, se as crianças não tiverem bom apoio em casa, dos seus pais/educadores e ou da escola, porque é fundamental preparar as crianças, na sua idade precoce, para terem uma forte autoestima. Caso contrário, podem tornar-se numa criança vulnerável e começar a pensar e acreditar que a sua vida poderia ser muito melhor, se fossem brancas.

Com Emadolls gostaríamos de ajudar as crianças a aceitarem e a amarem a si próprias, ajudá-las a crescer felizes com a auto-estima e também a apreciar os nossos lindos panos africanos. É fundamentalmente, ajudá-las a NUNCA precisarem, no futuro, de optar pela utilização de produtos para mudar o tom da sua pele, fazer uma cirurgia plástica ou usar perucas para sempre, tudo com a finalidade de preencher e fazer parte de uma sociedade de “robots”. O nome da marca é “blessings&love” e o foco é na diversidade, devemos ser gratos pela bênção de sermos todos diferentes por fora e isso é algo maravilhoso e ao ser apreciado, teremos muito amor a receber em troca. No fundo, pretendemos mostrar a importância da inclusão e do amor-próprio e respeito pelo próximo.

emadolls
Edviges e o marido com as emadolls. | Foto: Reprodução/Acervo Pessoal.

Daí a importância do adulto responsável por uma criança ter atenção aos brinquedos que oferece, pois ao oferecer uma das princesas Emadolls, estará a abrir a porta de um mundo melhor no que toca ao aceitar o próximo e a perceber que o que mais importa é a nossa essência, sermos genuínas, autênticas, orgulhar nossas raízes e não ao tom de pele, cabelo, nariz ou a roupa. 

Estamos no início do projeto e a médio prazo iremos focar na vertente social, ir a escolas, dar palestras onde as crianças terão voz para explicar o significado da diversidade. E com isso, apoiar causas sociais, ajudar com alimentação nas escolas, roupa e também os cuidados com a higiene pessoal.

2) Uma mensagem para as mulheres que fazem e acontecem?

2020 é e tem sido um ano de muitas surpresas, umas doces e outras muito amargas. Mas o fato de estarmos vivos e com saúde, é a prova de que devemos ser gratos a Deus e arregaçar as mangas e lutar. Muitas vezes, queixamo-nos da falta de tempo e do fim de semana ser muito curto, raramente sentimos satisfeitos com algo, queremos sempre mais e mais e, no entanto, ainda nem tivemos tempo de apreciar o que temos.

Este ano é perfeito para uma introspecção e mudar o que conseguimos mudar na nossa forma de encarar a vida e apreciar tudo à nossa volta, principalmente as pessoas que nos dão força e não nos deixam perder o foco. Durante a pandemia redescobri-me e isso começou com a limpeza do meu guarda-roupa, tirar aquelas roupas de tamanho “xs” que vesti aos 19 ou 20 anos e que continuava a guardar na esperança que um dia emagreça e vá servir novamente, sapatos que nunca vou usar pois não temos assim tantos lugares para visitar e nem são assim tão confortáveis e chega uma altura tudo o que queremos é conforto e não sapatos lindos com os quais nem conseguimos dar muitos passos sem segurar a mão de alguém. 

Limpar a nossa casa, tornar a nossa casa mais leve, mais num verdadeiro lar. Olhar para as pessoas que vivem connosco de forma a conhecê-las e apreciá-las e rirmos juntos e fazer as refeições juntas. Fazer exercícios ao ar livre, sem o telemóvel, e sem música, tirar esse tempo para ouvir o que se passa à nossa volta e com isso ganhamos forças, recarregamos a nossa energia e nossa mente fica mais receptiva para apoiarmos mutuamente e sermos criativas. E para finalizar, vou partilhar uma frase que o meu pai ensinou-me e que muito me ajuda a celebrar as vitórias e também os dissabores da vida, a todas as mulheres com inspiração para contribuir para um mundo melhor, por favor, continuem e lembrem se sempre: façam o bem sem esperar nada em troca e se doer põe gelo que passa. E assim chegaremos ao sucesso que merecemos e pelo qual trabalhamos.

edviges tavares
Edviges Tavares com emadolls. | Foto: Emílio Tavares Lima.

_____________________________________
Por Benazira Djoco – Fala! UNIESP PB 

Tags mais acessadas