Gustavo de Conti: O novo treinador da seleção brasileira de basquete
Menu & Busca
Gustavo de Conti: O novo treinador da seleção brasileira de basquete

Gustavo de Conti: O novo treinador da seleção brasileira de basquete

Home > Notícias > Esporte > Gustavo de Conti: O novo treinador da seleção brasileira de basquete

O treinador do Flamengo assumiu o cargo e fará as duas funções no ciclo olímpico de Paris 2024

Momento da assinatura do contrato de Gustavo De Conti com a seleção
Momento da assinatura do contrato de Gustavo De Conti com a seleção. | Foto: Reprodução/Twitter.

Depois da frustrante eliminação no Pré-Olímpico, o croata Aleksandar Petrovic deixou o comando técnico da seleção brasileira de basquete, onde estava desde 2017. Após 13 anos, a seleção volta a ter um treinador brasileiro no seu comando, o último havia sido Lula Ferreira, que comandou entre 2003 e 2007. De lá pra cá, apenas estrangeiros haviam treinado, como o espanhol Moncho Monsalve e o argentino Rubén Magnano.

Gustavo de Conti assumiu a seleção após anos de destaque por Paulistano e Flamengo, o carioca de 41 anos pertence à comissão técnica da seleção brasileira entre 2012 e 2016. Gustavo começou a jogar basquete aos 7 anos de idade, passando por equipes como Corinthians, Monte Líbano, Ypiranga e Paulistano, onde resolveu encerrar sua carreira de atleta para treinar os times de base.

Conheça Gustavo de Conti, novo técnico da seleção brasileira de basquete

Gustavo já conquistou 3 títulos do NBB.
Gustavo já conquistou 3 títulos do NBB. | Foto: João Pires/LNB.

Em 2010, aos 30 anos, Gustavo de Conti foi chamado para comandar a equipe principal do Paulistano, onde levou a equipe ao vice-campeonato do NBB, na temporada 2013–14. Além disso, também conquistou o troféu Ary Vidal, de treinador do ano, se tornando o treinador mais jovem a ganhar tal prêmio, em sua quarta temporada.

Em 2017/2018, Gustavinho levou à equipe da capital paulista ao seu primeiro título de NBB na história, batendo o Mogi das Cruzes na final, por 3×1. À essa altura, De Conti já havia conquistado três vezes o prêmio de treinador do ano, além de também conquistar o Campeonato Paulista de Basquete em 2017, onde venceu o Franca na final.

Em junho de 2018, Gustavo de Conti foi contratado para comandar o time de basquete do Flamengo, e na sua primeira temporada já conquistou mais um título do NBB, agora contra o Franca, eliminando o Corinthians nas quartas de final e o grande rival Botafogo na semifinal. Agora na última temporada, o time carioca teve 28 vitórias nos 30 jogos da temporada regular.

Nos Playoffs, o time venceu o Mogi das Cruzes por 2×0, com duas excelentes vitórias, já nas quartas de final, Gustavinho enfrentou seu antigo time Paulistano, e não deu chances pro azar, eliminando a equipe paulista vencendo os 3 jogos da série. Na grande final, o Flamengo enfrentou o São Paulo e, novamente, venceu por 3×0, conquistando seu sétimo título do NBB.

Gustavo de Conti é o novo comandante da seleção brasileira.
Gustavo de Conti é o novo comandante da seleção brasileira de basquete. | Foto: Reprodução.

Além dos dois títulos do Novo Basquete Brasil, o time carioca venceu outros seis títulos sob o comando de Gustavo de Conti, sendo três campeonatos cariocas em sequência, duas Copas Super 8 e o principal torneio da América Latina, a Basketball Champions League Américas, no último ano, na final contra Real Estelí, de Nicarágua.

Agora, Gustavinho assume a seleção brasileira em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, seu primeiro grande desafio já acontece ano que vem, na Copa América de 2022, que será realizada aqui no Brasil. A estreia de Gustavo de Conti no comando da seleção acontece em Novembro, pela abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023, em dois jogos contra o Chile.

________________________________________________________

Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas