NBB: a prévia da final entre Flamengo e São Paulo
Menu & Busca
NBB: a prévia da final entre Flamengo e São Paulo

NBB: a prévia da final entre Flamengo e São Paulo

Home > Notícias > Esporte > NBB: a prévia da final entre Flamengo e São Paulo

Os cariocas buscam o seu 7º título na competição da NBB, enquanto os paulistanos chegam em uma decisão inédita

nbb
Flamengo e São Paulo se enfrentando em uma partida válida pela fase inicial da atual edição do NBB. | Foto: Marcos Limonti/Coluna do Flamengo.

Depois de uma temporada recheada de dificuldades, por conta da pandemia da Covid-19, a 13ª edição do Novo Basquete Brasil chegou à sua grande final, dessa vez jogada por Flamengo e São Paulo. A decisão é realizada em uma melhor de cinco jogos, tendo os três primeiros marcados para os dias 22, 24 e 27 de maio. A equipe que sair vitoriosa em três confrontos primeiro, leva o troféu do NBB para casa. Todas as partidas serão disputadas no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e terão transmissão da TV Cultura, dos canais ESPN e das plataformas de streaming DAZN e Twitch TV.

NBB: prévia da final

Flamengo

basquete
Jogadores do Flamengo comemorando a vaga na final do NBB. | Foto: Reprodução/Gávea News.

Hexacampeão da competição, o Flamengo chega à decisão como o time de melhor campanha na fase de classificação. Foram 28 vitórias em 30 jogos disputados, tendo terminado invicto jogando dentro de casa. O Rubro-negro terminou com o 2º melhor ataque e a melhor defesa no geral. Além do torneio nacional, o clube também jogou a Champions League das Américas nesta temporada, onde foi campeão continental após derrotar o Real Estelí, da Nicarágua, por 84×80.

A equipe carioca teve seis atletas pré-convocados pela Seleção Brasileira para o Pré-Olímpico de Split, na Croácia, torneio que pode dar vaga ao país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão disputados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Foram eles: Jhonatan Luz, Léo Demétrio, Marquinhos, Rafael Hetsheimeir, Rafael Mineiro e Yago dos Santos. Um número excelente de jogadores, que só mostra o grande trabalho que o Flamengo e o treinador Gustavo de Conti vêm fazendo nos últimos anos. Desses nomes, destaque maior para o ala Marquinhos, dono de médias de 13.8 pontos, 4.8 rebotes e 2.6 assistências.

São Paulo

São Paulo
Atletas do São Paulo comemorando a classificação para a final nacional. | Foto: Reprodução/Esporte News Mundo.

Há dois anos, o São Paulo foi derrotado na final da Liga Ouro para o Unifacisa, porém, mesmo assim, garantiu o seu acesso à elite do basquete brasileiro. De lá para cá, o projeto se fortaleceu e o clube paulista se transformou em um dos principais candidatos ao título do NBB. A atual temporada provou isso. Após terminar no 3º lugar na fase de classificação, o Tricolor eliminou o Corinthians e o Minas no mata-mata sem perder nenhuma partida, alcançando, dessa forma, a final da liga nacional pela primeira vez na sua história.

Assim como o Flamengo, o São Paulo também teve jogadores pré-convocados pelo Brasil para a disputa do Pré-Olímpico, como o armador Georginho e o pivô Lucas Mariano. A dupla é realmente o principal destaque do Tricolor paulista na competição. Georginho tem médias de 15.9 pontos, 8.1 rebotes e 6.3 assistências, enquanto Lucas Mariano anotou 19.5 pontos, 7 rebotes e um toco. O clube também conta com os norte-americanos Kenny Dawkins, Corderro Bennett e Shamell, atletas fundamentais no elenco comandado pelo técnico Claudio Mortari.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas