Guiana Francesa: conheça 5 curiosidades sobre o território
Menu & Busca
Guiana Francesa: conheça 5 curiosidades sobre o território

Guiana Francesa: conheça 5 curiosidades sobre o território

Home > Lifestyle > Viagens > Guiana Francesa: conheça 5 curiosidades sobre o território

Você sabia que que a Guiana Francesa não é um país, mas um departamento ultramarino? Como o próprio nome já diz, a área é de possessão francesa e foi anexada como território a partir de 1946 e hoje é também pertencente à União Europeia, apesar dos mais de 7000 km que separam América do Sul e Europa.

Sobre as cinco curiosidades, vamos a elas:

Guiana Francesa
A Guiana Francesa pode ser um ótimo passeio turístico. | Foto: Reprodução.

Curiosidades sobre a Guiana Francesa

1. Língua

Apesar da língua oficial ser o francês, em decorrência da influência francófona desde o século XVII, o Creole e o Patuá são duas linguagens bastante utilizadas no local, elas são uma mistura entre o francês não padrão, com línguas de origem indígena, o português e alguns pidgins (entendidas a grosso modo como línguas de contato) derivadas de outras línguas do entorno (como o inglês e o chinês, por exemplo).

2. Ponto que liga o Departamento Ultramarino ao Brasil

Concluída desde 2021, há uma ponte que interliga o Departamento Ultramarino ao Brasil, e que simboliza a celebração de um acordo entre os dois países. Embora esta ponte exista, ela nunca foi inaugurada e seu uso segue restrito. A travessia entre os dois países ainda é feita mediante embarcações entre Saint-George, na Guiana Francesa e Oiapoque, no Brasil. 

3. Culinária

A cozinha Guianense (ou Guayanaise) reflete a própria diversidade cultural que transborda: é mestiça, colorida, cosmopolita e forte. Pimenta é um ingrediente bastante comum por lá. A mistura das cozinhas africanas, caribenhas e amazônicas, com o toque francês, deram origem a pratos incomuns e com muita personalidade, com ingredientes como mandioca, arroz preto e feijão vermelho.

4. Centro Espacial de Kourou

O Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, é o principal centro espacial europeu. Em razão da localização privilegiada, o centro está situado a 500 km ao norte do Equador e hospeda a base de lançamento de foguetes e satélites de três grandes agências: ESA (Agência Espacial Europeia), a Ariane Space, sociedade da qual participam dez países europeus, e o CNSE (Centre national d’études spatiales), a agência espacial francesa.

5. Îles du Salut

O arquipélago conhecido como Îles du Salut é um dos mais procurados e conhecidos destinos turísticos na Guiana Francesa. Localizado a 15 km da cidade de Kourou, ele possui 3 pequenas ilhas: Île RoyaleÎle Saint-Joseph; e uma terceira ainda menor, chamada Île du Diable, sendo apenas as duas primeiras acessíveis.

E aí, gostou? Depois que tudo se resolver e a vida voltar ao normal, que tal dar umas voltinhas pela Guiana Francesa et voir la vie en rose? Fica a dica, et bon voyage!

____________________________
Por Tassia Malena Leal Costa – Fala! Universidade Federal do Amapá

Tags mais acessadas