Rap: confira os cinco melhores rappers da história
Menu & Busca
Rap: confira os cinco melhores rappers da história

Rap: confira os cinco melhores rappers da história

Home > Entretenimento > Música > Rap: confira os cinco melhores rappers da história

Para falarmos sobre os melhores rappers da história, primeiro temos que entender como esse estilo musical tão popular e extremamente importante foi criado. O rap, que significa “Rhythm and poetry” (“ritmo e poesia”, em tradução) surge na Jamaica, mais precisamente nos anos 60. Naquela época, os bailes da região tinham como atração os sounds systems (sistemas de som) e os “Toasters”, que eram os famosos MC’s que conhecemos hoje em dia.

rappers
Alguns dos melhores rappers de todos os tempos. | Foto: Reprodução.

Com a vinda de muitos imigrantes jamaicanos para os Estados Unidos, o movimento começou a se espalhar fortemente na periferia americana, tendo seu público composto por negros e hispânicos. Este povo suburbano buscava um estilo musical onde pudesse dar voz aos seus problemas, como forma de desabafo e protesto. Assim, as músicas continham temas sociopolíticos gerais, enquadrados nas vivências diárias do povo. E nos anos 80, o rap chega ao seu ápice, revelando grandes nomes.

Antes de começarmos, gostaria de dizer que a lista não segue uma ordem, todos influenciaram e revolucionaram a cena do rap de diferentes formas. Portanto, vamos aos cinco artistas:

Melhores rappers da história

1- Dr. Dre

Dr. Dre
Dr. Dre. | Foto: Reprodução.

Andre Romelle Young, mais conhecido como Dr. Dre, é um dos maiores produtores de rap da atualidade. Integrante de um dos grupos pioneiros do rap e que tiveram uma enorme fama mundial, o N.W.A. O grupo era formado por cinco integrantes: Dr. Dre, DJ Yella, MC Ren, Ice Cube e Eazy-E. As músicas produzidas por eles eram tão violentas, agressivas e tinham um impacto tão grande para seu ouvinte, que a partir da popularidade de suas músicas, surgiu uma variação do rap chamado de gangsta rap.

Uma história interessante sobre o grupo foi quando o FBI mandou uma carta intimando os integrantes com um pedido para maneirar nas letras produzidas. O motivo disso foi o lançamento da musica Fuck Tha Police, que fazia ataques à polícia de Los Angeles.

Por conta de desentendimentos por parte do grupo, Dr. Dre deixou o N.W.A e criou sua própria produtora chamada: Aftermath Entertainment, que produziu músicas com Snoop Dogg, Nate Dogg, Eminem e outros grandes rappers. Se interessou pela sua história e pela jornada do grupo N.W.A? Recomendo o filme Straight Outta Compton: A história do N.W.A.

2- The Notorious B.I.G.

Melhores rappers da história
The Notorious B.I.G. | Foto: Reprodução.

​Como deixar o “Rei de Nova Iorque” de fora dessa lista? Isso seria uma ofensa a toda história do rap! Christopher George Latore Wallace, mais conhecido por Notorious B.I.G., Biggie Smalls ou apenas Biggie​ foi um dos melhores, se não o melhor rapper da história. 

Com raízes jamaicanas, Biggie Smalls cresceu no bairro do Brooklyn, onde, desde pequeno, produzia letras e rimava com seus amigos da região, que futuramente seriam conhecidos por serem a Junior M.A.F.I.A. Desde suas primeiras músicas, Biggie tinha um diferencial que o destacava em meios ao outros rappers da época, ele marcava sua presença e demonstrava uma grande atitude quando rimava. Com suas letras retratadas com pura vivência, criminalidade e originalidade, o seu sucesso “explode” de um dia para o outro até a produção de seu mais famoso álbum: Ready to Die, que contém suas duas musicas de mais sucesso: JuicyBig Poppa.

Pode-se dizer que o sucesso de Notorious B.I.G. foi tanto que fez com que a Costa Leste dos Estados Unidos voltasse ao seu posto de maior popularidade do rap na américa, deixando a Costa Oeste de lado.

Por conta de rivalidades e confrontos de gangues distribuídas entre a “Costa Leste” contra a “Costa Oeste”, em 9 de março de 1997, The Notorious B.I.G. (24 anos) foi assassinado a tiros em seu carro quando estava em Los Angeles. Após 16 dias de sua morte, seu álbum, chamado Life After Death, foi lançado e foi o maior sucesso nos EUA, recebendo o disco de diamante. Interessou-se pela história do Rei de Nova Iorque? Assista a seu filme, The Notorious B.I.G.- Nenhum Sonho é Grande Demais.

​3- Tupac Shakur

rap
Tupac Shakur. | Foto: Reprodução.

​Tupac Amaru Shakur, também conhecido como 2pac ou apenas Pac, foi um dos rappers mais importantes e influentes da história musical. Pac, além de ser músico, também era ator e ativista social, tendo como grande destaque em sua carreira as suas letras. O rapper tentava retratar em seus sons uma visão de esperança da humanidade, usando discussões e temas econômicos, sociais, raciais e principalmente sobre a igualdade social.

Diferente da maioria dos rappers da época, Tupac era um rapper estudado. Ele cursou teatro na Escola de Artes de Baltimore, onde adquiriu muito conhecimento sobre Shakespeare. Por conta de suas letras tocantes e muito inteligentes, o cantor foi premiado como o rapper mais influente de todos os tempos pela emissora de televisão: Black Entertainment Television.

Em 1995, 2pac estava preso cumprindo pena por agressão sexual quando lança seu terceiro álbum, e um dos mais famosos, chamado: Me Against the World. O álbum chegou em primeiro lugar na Billboard 200, tornando-o o primeiro artista a alcançar este feito enquanto estava na cadeia. O disco contém duas músicas muito famosas que valem a pena serem escutadas, são elas: Dear Mama e So Many Tears.

Na noite de 7 de setembro de 1996, Tupac (25 anos) foi baleado dentro do carro de Suge Knight (diretor da gravadora Death Row Records) em Las Vegas, e faleceu seis dias depois. Uma curiosidade muito interessante sobre o artista foi o fato de que ele lançou mais álbuns estando morto do que quando estava vivo. Interessou-se pela história de Tupac Shakur? Veja seu filme All Eyez on Me.

4- Eminem

Eminem
Eminem. | Foto: Reprodução.

Marshall Bruce Mathers III, conhecido pelo seu famoso nome artístico Eminem, é um grande rapper mundialmente renomado, que se destacou rapidamente no universo do rap. Criado apenas por sua mãe, o cantor teve uma criação precária no subúrbio de várias cidades em Missouri (estado da região centro-oeste dos EUA), até se estabelecerem em Michigan.

Eminem teve uma certa frustração com o lançamento de seu primeiro álbum Infinite, vendendo cerca de mil exemplares. Porém, com o lançamento de seu próximo disco, The Slim Shady LP, produzido pela Interscope Records e a Aftermath Entertainment (a produtora do conhecido Dr. Dre), ele alcança uma fama absurda de um dia para o outro. O rapper alcança o segundo lugar na Billboard 200, sendo premiado com quatro discos de platina.

Diante de tanto sucesso pelo seu segundo álbum, ele criou sua própria gravadora, Shady Records. A partir daí foram mais e mais recordes, prêmios e muita fama. O rapper possui a habilidade de rimar extremamente rápido, quebrando o seu próprio recorde mundial eleito pelo Guinness World Record pela segunda vez, com a musica Godzilla. Nesse som com participação do falecido Juice WRLD, Eminem rima aproximadamente 7.23 palavras por segundo em 31 segundos! Um flow impressionante que parece até mentira.

Uma curiosidade sobre o rapper é o fato dele ter “criado” um personagem chamado Slim Shady que representa o “lado mal” do artista e que aparece em suas músicas. Caso tenha se interessado e queira saber mais sobre a carreira do rapper, assista a seu filme 8 Mile – Rua das Ilusões.

​5- 50 Cent​

rappers
50 Cent. | Foto: Reprodução.

Curtis James Jackson III, conhecido pelo seu nome artístico 50 Cent, é mais um dos grandes rappers nova-iorquinos de grande sucesso. Fifty teve uma vida difícil, rodeada de criminalidade na região periférica de Queens, NY. Sua mãe era traficante de drogas e morreu quando o artista tinha apenas oito anos, influenciando o mesmo a, infelizmente, seguir este caminho aos onze anos de idade.

Aproveitando a onda de Crack que ocorreu nos EUA em 1980, Fifty saiu da casa dos avós e decidiu viver por conta própria nesta vida do crime. Sempre teve muita influência do rap e gostava de escrever letras, porém estava faturando muito dinheiro com o tráfico de drogas e acabou deixando de lado a carreira de rapper. Até começar a vir os problemas.

Como estava envolvido no comércio ilícito em sua região e planejava sair desta vida para poder começar sua carreira como rapper, 50 Cent foi traído por um de seus “amigos” e capangas que estavam no crime com ele, uma tentativa de assassinato planejada friamente pelo chefe do tráfico, o qual o rapper prestava serviço. Resultando no caso onde Fifty tomou nada mais, nada menos do que 9 tiros.

Por mais incrível que pareça, o artista sobreviveu graças a diversas operações e literalmente um milagre, que resultou em um fato curioso sobre o artista. O rapper diz que sua voz foi alterada por conta do tiro tomado na boca, melhorando sua voz como cantor e deixando ela com um tom de “sofrência” em suas letras.

Mais tarde, após sua recuperação, 50 Cent largou de vez esta vida e se afastou de todos estes problemas, tendo a oportunidade de dedicar-se totalmente ao rap, com o lançamento de seu primeiro álbum: Guess Who’s Back. A partir do lançamento deste álbum, Eminem se impressionou pela qualidade de Fifty e o apresentou para Dr. Dre, que o ajudou a fechar contrato com a gravadora Interscope Records. Interessou-se pela carreira do rapper? Assista a seu filme Fique rico ou morra tentando.

No universo do rap, temos grandes nomes e grupos que, com certeza, mereciam estar nesta lista, esses cinco foram escolhidos não só pela habilidade e fama de suas letras e músicas, mas também pela influência na cena do estilo musical. Espero que tenha conseguido aprender mais sobre a história do rap e sobre os cinco artistas, eles não estão nesta lista por acaso.

​​_______________________________
Por Felipe Camboa Castiglia Voivodic – Fala! Cásper

Tags mais acessadas