Destinos Turísticos no Nordeste para passar o feriado de carnaval
Menu & Busca
Destinos Turísticos no Nordeste para passar o feriado de carnaval

Destinos Turísticos no Nordeste para passar o feriado de carnaval

Home > Lifestyle > Viagens > Destinos Turísticos no Nordeste para passar o feriado de carnaval

O Carnaval é uma das datas em que a busca por viagens pelo País cresce, principalmente para destinos turísticos no Nordeste. Praias e bloquinhos de rua é o principal atrativo nessas viagens.

Em 2021, contudo, o Carnaval foi diferente. Devido a pandemia de Covid-19, as viagens foram canceladas assim como o feriado em grande parte do Brasil. Alguns estados adiaram a festividade para meados do ano, dando ao brasileiro a oportunidade de aproveitar a data.

Pensando nisso, confira os destinos turísticos no Nordeste para passar o feriado de Carnaval de 2021.

Carnaval no meio do ano

Devido a pandemia do novo coronavírus o Carnaval brasileiro ganhou uma nova diretriz. A doença não permite aglomerações, por conta seu nível de contágio, obrigando os governos dos estados a alterarem o feriado.

Tradicionalmente comemorado em Fevereiro/Março, o Carnaval redefinido para julho. No entando, nem todos os estados brasileiros irão adotar a nova data e nem mesmo celebrarão o feriado este ano.

Além disso, aguarda-se que no decorrer de 2021, novas decisões sejam tomadas a respeito do Carnaval tardio. São Paulo, por exemplo, já confirmou a comemoração para meados do ano e em seguida cancelou a comemoração.

Por isso, é fundamental que antes de planejar ou realizar uma viagem para o feriado no meio do ano, a pessoa confira se a data será celebrada no destino, em sua cidade/estado e como está o nível de contágio no local.

Destinos turísticos e passeios no Nordeste

O Nordeste é uma das escolhas óbvias para turistas brasileiros dentro do País. Conhecido por praias exuberantes e clima tropical em mais da metade do ano, os estados nordestinos oferecem a hospitalidade necessária e entretenimento.

Antes de viajar é necessário um planejamento, envolvendo os locais a serem visitados, hospedagem, dinheiro, transporte, entre outros detalhes. Além disso, em um período de pandemia, informações como protocolo de higiene, hospitais próximos e a situação da doença na cidade/estado é fundamental.

Canoa Quebrada – Ceará

Canoa Quebrada é uma das praias mais populares do Ceará e do Nordeste. Localizada no Litoral Leste do estado, a praia fica a 160 quilômetros de Fortaleza.

Canoa Quebrada é um dos destinos turísticos do Nordeste para se visitar no Carnaval. | Foto: Reprodução.

Seu símbolo, a lua e a estrela, é inspirado na bandeira da Argélia. Um artesão local começou a desenhar os dois elementos em seus artesanatos após um casal de argelianos pedirem um produto desta forma.

Em Canoa Quebra existem diversas atividades a se realizar. Passeio de jangada, buggy, esportes aquáticos como kitesurf e windsurf, voo de parapente, além dos atrativos que o centro oferece.

O maior atrativo, porém, são as falésias de Cano Quebrada. As grandes formações rochosas próximas ao oceano são o local perfeito para um passeio.

Para chegar no local é necessário pegar um avião até Fortaleza ou Aracati e pegar um ônibus ou alugar um carro para visitar a praia.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Fernando de Noronha é um arquipélago localizado na costa de Pernambuco. Formado por 21 ilhas, o local é um dos maiores destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.

O arquipelo é uma opção de viagem durante o Carnaval.
O arquipélago é uma opção de viagem durante o Carnaval. | Foto: Ministério do Turismo/Divulgação.

Conhecida por suas praias de água cristalina e pelas inúmeras possiblidades de passa tempo, o local oferece mergulhos, trilha histórica, trilhas alternativas, passeios de barco, entre outras atividades.

Além disso, o PARNAMAR (Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha) da a possiblidade de visitar boa parte do local, visando sua preservação.

Para visitar Noronha é necessário pagar uma taxa de preservação ambiental, além de seguir algumas instruções. Durante o período pandêmico, testes de Covid-19 são exigidos pelo governo local.

Confira no site do arquipelogo o que é necessário para conhecer Fernando de Noronha.

Jericoacoara – Ceará

Jericoacoara é uma pequena vila no Ceará, localizada a 300 quilômetros de Fortaleza, no Litoral Oeste. O destino se popularizou na última década e se tornou um dos grandes destinos de férias.

Jericoacoara é conhecida por suas praias e lagos.
Jericoacoara é conhecida por suas praias e lagos. | Foto: Reprodução.

Durante o primeiro semestre do ano, Jeri, como é conhecida, é ideal para turistas. Os lagos da região, a maior atração da vila, ficam cheios e o movimento local é agradável. No segundo semestre, contudo, o tempo fica seco e durante as festas de fim de ano, a região está lotada de visitantes.

A atração local são os lagos e sua praia, a pequena vila de pescadores, esportes aquáticos, as dunas da região e os passeios pelo litoral.

Assim como Fernando de Noronha, Jericoacoara possuí uma taxa a ser paga. Diferente do arquipélago o valor é simbólico, cerca de R$5.

Lençóis Maranhenses – Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos maiores pontos turísticos do Nordeste. Conhecido por suas dunas de areia, é o local ideal para aventuras.

Os Lençóis Maranhenses são o destaque dos destinos turísticos no Nordeste.
Os Lençóis Maranhenses são o destaque dos destinos turísticos no Nordeste. | Foto: Reprodução.

Além dos passeios de buggy nas dunas, que dominam toda a paisagem, agregando ao local um ar desértico, as duas grandes lagoas sazonais completam a paisagem. A Lagoa Azul e Lagoa Bonita se destacam nos períodos de chuva.

Para chegar aos Lençóis Maranhenses é necessário ir até São Luiz (Maranhão) ou até Parnaíba (Piauí). De lá, é possível se instalar em cidades próximas como Barreirinhas e ir até o local de carro.

Alguns planos de viagens são completos e garantem todo o percurso sem problema algum.

Maragogi – Alagoas

Galés de Maragogi ou Maragogi é um conjunto de piscinas naturais localizado em Alagoas, a 6 km da costa. Banhado pela Costa dos Corais, o local é uma área de proteção ambiental e se tornou um dos mais famosos destinos turísticos.

Maragogi é um destino popular entre os brasileiros.
Maragogi é um destino popular entre os brasileiros. | Foto: Reprodução.

Para realizar o circuito de Maragogi é necessário aguardar a maré baixar. Trilhas, praias locais como Japaratinga, passeio de barco, feiras de artesanato, são algumas atividades a se realizar.

Antes de visitar Maragogi é necessário programa toda a viagem, escolhendo os melhores dias e horários, escolhendo sempre momento de maré baixa e pouca chuva.

________________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas