O Grupo da Sopa ampara pessoas em situação de rua, um dos grupos sociais de maior vulnerabilidade no Brasil. Nos meses gelados de inverno, as baixas temperaturas são preocupantes para quem está isolado, com frio e fome.
Para amenizar essa situação, algumas instituições se organizam para entregar alimentos, mantimentos e carinho para essas pessoas. Alexandre Sagula é voluntário e coordenador do Grupo da Sopa.
Alexandre revela que participar desse tipo de atitude “é gostoso, é importante, me faz bem. É um prazer diferente. A gente tá ajudando alguém mas parece que a pessoa tá me ajudando mais ainda. É isso o que me motiva”.
Grupo de amigos solidários
Movido pela sensibilidade de alguns amigos, o Grupo da Sopa se originou em 1996. Localizado no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, os voluntários se reúnem em uma cozinha cedida para preparar as refeições.
Inicialmente, o grupo entregava sopas, mas hoje prepara marmitas com arroz, feijão, carne moída e polenta, acompanhada de suco e sobremesa, e outros recursos, como roupas, cobertores e ítens de higiene.
PROJETO ‘’SOPÃO’’ BENEFICIA MAIS DE 300 MORADORES DE RUA
IDENTIDADE SOLIDÁRIA – CONHEÇA O PROJETO SOCIAL DO “SOPÃO”
“Nesses vinte anos, o número de pessoas que estão em situação de rua aumentou. Enquanto elas estiverem nessa situação, temos que estar juntos, do lado delas, falar com eles, para que saibam que não estão sozinhas”, expõe José Rubens, um dos coordenadores.
Dona Magda e suas filhas entraram para a iniciativa logo cedo. Hoje com 92 anos de idade, Magda é um verdadeiro exemplo. Ela já chegou até a figurar em uma reportagem da TV Record.
Aproximando vidas
Além de levar comida, o grupo aproveita esse relacionamento para estabelecer um diálogo com essas pessoas. Rubens aponta que a discriminação ainda é muito grande.
Precisamos nos aproximar e conversar, e não diferenciar essas pessoas porque estão na rua. Elas continuam sendo seres humanos, só que em uma condição diferente da nossa.
José Rubens
Apesar de ser um trabalho voluntário, ele requer disciplina. “Nós não cobramos ninguém, mas se não vier, se não cumprir, o trabalho não anda, e pode faltar alguma coisa. A disciplina faz um grupo se manter vivo”, enfatiza Sagula.
Faça parte do Grupo da Sopa
O Grupo da Sopa se reúne ás quintas-feiras das 17h30 às 22h, e aos sábados das 7h às 12h. A distribuição das marmitas é realizada em quatro pontos da cidade: Brás, Jabaquara, Ipiranga e, principalmente, no Centro de São Paulo.
Se tiver interesse em contribuir, clique aqui para ver como é possível ajudar.
Conheça outras iniciativas quem ajudam pessoas em situação de rua
NÚCLEO ASSISTENCIAL ANJOS DA NOITE
Endereço: Rua José Teixeira da Silva, 15 – Parque das Paineiras, São Paulo (SP). 03694-140
E-mail: anjos@anjosdanoite.org.br
Telefone: (011) 98160-8407 / 2280-4587
Funcionamento: aos sábados a partir das 10:00
SP INVISÍVEL
Endereço: Rua Oswaldo Presciliano de Carvalho, 77 – Sumaré, São Paulo (SP). 01257-166
E-mail: oi@spinvisivel.org
EXÉRCITO DE SALVAÇÃO
Endereço do Galpão em São Bernardo (SP): Rua Passagem da Servidão Toyota, 1115 - Jardim Gagliardi, São Bernardo do Campo (SP). 09891-005
Endereço do Galpão no Rio de Janeiro (RJ): Rua Barreiros 20, Ramos - Rio de Janeiro (RJ). 21031-754
E-mail: doacoes@exercitodoacoes.org.br
Telefone: 4003-2299