A corrida no Barein foi ainda melhor do que os fãs da Fórmula 1 poderiam esperar
Neste domingo (28), a Fórmula 1 disputou a sua primeira etapa da temporada de 2021. Desta vez, no Barein, e não em Melbourne, na Austrália, como costumeiramente ocorrem as corridas de abertura da categoria. As expectativas já eram altas, mas, como disse o narrador da Band, Sérgio Mauricio: “pedi para o papai do céu uma boa corrida no GP do Barein, mas ele nos deu uma corrida sensacional”.
Treinos Livres e a Classificação da Fórmula 1
Nos treinos livres, muitas suposições feitas na pré-temporada acabaram realmente confirmando-se. Max Verstappen e sua Red Bull seguiram completamente dominantes e demonstraram ter, de fato, o melhor carro do Grid neste início de temporada. A McLaren está ainda mais forte do que no ano passado, agora empurrada pelo motor Mercedes, figurou em 3º e 2º nos dois primeiros treinos livres, com destaque para o jovem Lando Norris, que até aqui apresentou um grande salto de qualidade e crescimento, em relação ao ano passado.
A Mercedes apresentou um desempenho melhor do que fez nos testes de pré-temporada, mas ainda segue atrás da Red Bull, principalmente quando comparado a Max Verstappen. As duas maiores decepções são justamente as equipes que mudaram de nome para esta temporada: Alpine e Aston Martin. Ambos os carros pioraram do ano passado para esse e, nesse momento, dificilmente brigarão pelo 3º lugar no Campeonato de Construtores.
No lugar dessas duas, pode-se dizer que Ferrari e AlphaTauri estarão na disputa pelo terceiro lugar com a McLaren. Ambos os carros tiveram um grande salto de 2020 para 2021. A Scuderia parece ter resolvido seu problema de motor, e logo na primeira corrida, demonstrou ter deixado o trágico ano passado definitivamente no passado. Já a AlphaTauri, empurrada pelo motor Honda, está andando muito bem desde os testes e parece que dará muito trabalho para suas principais concorrentes.
Na classificação, Verstappen fez uma volta perfeita no Q3 e passou Hamilton em sua última tentativa, garantindo a primeira pole position do ano, logo na primeira etapa. O heptacampeão ficou em 2º, Valtteri Bottas em 3º e Charles Leclerc e sua Ferrari ficaram com um excelente 4º lugar. Pierre Gasly levou sua AlphaTauri para a 5ª posição e as duas McLaren’s se classificaram em 6º e 7º. Alpine ficou com Alonso em 9º e Ocon em 16º; e a Aston Martin apenas com Stroll em 10° e Vettel em 18º.
A espera acabou, é dia de corrida!
No domingo, as luzes finalmente se apagaram e os pilotos estavam correndo no Grande Prêmio do Barein. Na verdade, antes disso, Sergio Perez teve um problema em sua Red Bull, que de repente apagou durante a volta de apresentação. O mexicano conseguiu religar o RB16B, porém, teve que largar dos boxes, caindo para o fundo do Grid. Agora sim, as luzes se apagaram e a primeira corrida da temporada na Fórmula 1 havia começado.
Logo na segunda curva, o polêmico Nikita Mazepin perdeu o controle de sua Haas e bateu sozinho contra a barreira de proteção, trazendo o Safety Car para a pista. Quem se saiu bem com esse acidente foi Sergio Perez, que conseguiu relargar junto com o pelotão.
Pierre Gasly, que havia largado em 5º, acabou cometendo um erro, e bateu na traseira de Daniel Ricciardo. Sua asa dianteira quebrou e ele foi obrigado a fazer um pit stop logo cedo, acabando com suas chances de pontuar no GP do Barein. Na nona volta, uma bela batalha foi travada entre dois dos jovens destaques desta nova geração da Fórmula 1. Na briga pelo 4º lugar, Charles Leclerc conseguiu se segurar por algum tempo, mas acabou sendo ultrapassado pela McLaren de Lando Norris, que não largou mais a quarta posição até o fim da prova.
Na 18ª volta, a estratégia da Mercedes se apagou. Os alemães pararam Hamilton mais cedo nos boxes para tentar realizar o overcut para cima de Max Verstappen, e acabou funcionando, colocando o carro de número 44 na liderança. Poucas voltas depois, umas das melhores disputas da corrida foi travada entre dois multicampeões da categoria, e um jovem em plena ascensão. Vettel, Alonso e Sainz realizaram belas manobras e quem levou vantagem foi o novo piloto da Ferrari, que ficou com a oitava posição.
Um dos grandes destaques da corrida, foi sem dúvida um dos três estreantes da categoria, o japonês Yuki Tsunoda da AlphaTauri de apenas 20 anos, que realizou belas ultrapassagens em alguns nomes gigantes da Fórmula 1, como Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. Na 44ª volta, em um erro de principiante de Sebastian Vettel, o alemão travou roda na primeira curva após ser ultrapassado por Esteban Ocon, e acabou batendo forte na traseira do francês. Ambos conseguiram voltar para a corrida, mas essa foi, sem dúvida, uma estreia para se esquecer do tetracampeão em sua nova equipe.
Porém, foi a partir da 53ª volta, restando apenas três para o fim da corrida, que o grande momento do GP do Barein aconteceu. Naquele momento, Lewis Hamilton liderava a prova, mas via Max Verstappen crescer a cada curva em seu retrovisor. Ao chegarem na curva 4, o holandês ultrapassou o piloto britânico, porém, acabou excedendo os limites da pista e teve que devolver a posição para não sofrer uma punição.
A partir daí, a Red Bull iniciou uma verdadeira caça a Mercedes, mas que acabou não sendo suficiente, apesar de toda a emoção gerada por estes dois gênios nas últimas voltas da corrida. A disputa que todos sempre sonharam já deu as caras logos no primeiro grande prêmio e no primeiro round, Lewis Hamilton saiu vencedor da disputa com Max Verstappen e do GP do Barein 2021.
O holandês da RBR e o finlandês, Valtteri Bottas, completaram o pódio em Sakhir com os segundo e terceiro lugar, respectivamente. Norris terminou em 4º; Sergio Perez que novamente fez uma grande corrida de recuperação, agora pela Red Bull, ficou em 5º; Charles Leclerc em 6º; Daniel Ricciardo em 7º; Carlos Sainz em 8º; Yuki Tsunoda em 9º, logo em sua primeira corrida corrida na Fórmula 1; e Lance Stroll fechou o TOP 10. No Campeonato de Construtores, Mercedes lidera com 41 pontos, a Red Bull segue atrás com 28 pontos e a McLaren fecha o TOP 3 com 18 pontos.
A primeira etapa de 2021 da Fórmula 1 está encerrada no Barein. As equipes agora preparam os passaportes italianos para o Grande Prêmio Dell’emilia Romana, em Ímola, daqui a três semanas. Após uma corrida de tirar o fôlego, a temporada já dá sinais de que tem tudo para ser uma das melhores dos últimos anos, em que terão brigas em todas as partes do Grid, inclusive, pelo título mundial de pilotos.
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
______________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP