No último domingo (24), a Fórmula 1 esteve presente no lendário Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola, na Itália. Correndo diante da sua torcida, este foi um fim de semana para esquecer da Ferrari e seus pilotos, enquanto para a Red Bull, não poderia ter sido melhor. Apenas três corridas após um desempenho assustador da McLaren no Bahrein, a equipe inglesa parece ter se encontrado de vez e conseguiu um lugar no pódio com Lando Norris. Veja o que rolou no GP da Emília-Romanha.
Classificação e Sprint Race em Ímola
O fim de semana do Grande Prêmio da Emília-Romanha é um dos três selecionados pela Fórmula 1 para realizar a corrida Sprint no sábado. Portanto, a classificação como todos conhecem foi disputada na sexta, com um verdadeiro show de bandeiras vermelhas e pilotos rodando por conta da chuva.
A sessão encerrou com Max Verstappen na frente, Charles Leclerc em segundo, e surpreendentemente, Lando Norris e sua McLaren na terceira posição.
No sábado, os pilotos largaram para disputar as 21 voltas da Sprint Race, com o seu resultado definindo os grid de largada na corrida principal. Em animada disputa entre Verstappen e Leclerc, o holandês levou a melhor e garantiu a pole position; o monegasco cruzou a linha de chegada na segunda posição e Sergio Perez foi o terceiro colocado.
Fechando o Top 10: Carlos Sainz foi o 4º; Lando Norris, o 5º; Daniel Ricciardo, o 6º; Valtteri Bottas, o 7º; Kevin Magnussen, o 8º; Fernando Alonso, o 9º e Mick Schumacher, o 10º.
Sonho da Red Bull, pesadelo da Ferrari no GP da Emília-Romanha
No domingo, a molhada pista do Autódromo Enzo e Dino Ferrari estava pronta para receber as 63 voltas do GP da Emília-Romanha. As cinco luzes vermelhas se apagaram e os pilotos estavam correndo em Ímola.
O líder Max Verstappen largou muito bem e manteve a sua posição, enquanto o seu grande rival no campeonato, Charles Leclerc, não teve a mesma sorte.
O monegasco da Ferrari foi ultrapassado antes mesmo da primeira curva por Sergio Perez e Lando Norris, que assumiram respectivamente a segunda e a terceira colocação.
Um pouco mais atrás, a má sorte de Carlos Sainz voltou a dar as caras, e o espanhol foi tocado por Daniel Ricciardo. A Ferrari rodou e atolou na brita, enquanto a McLaren conseguiu voltar para a corrida, mas caiu para a última posição e foi até o final com o carro danificado.
Ainda na primeira curva, Mick Schumacher também rodou e acabou atingindo a lateral do carro de Fernando Alonso, que, sete voltas depois, foi obrigado a abandonar a prova por conta de um grande pedaço de sua carenagem que se soltou.
Na oitava volta, o líder do campeonato, Charles Leclerc, recuperou a terceira posição após ultrapassar Lando Norris. Um pouco mais atrás, as Mercedes lutavam para ganhar posições: George Russell, que fez grande largada, já era o quinto colocado, enquanto Lewis Hamilton brigava para tentar entrar no Top 10.
Na 20ª volta, após Perez e Leclerc fazerem suas paradas, a Ferrari saiu na frente, mas com a Red Bull colada logo atrás. Nessa disputa, quem levou a melhor foi o piloto mexicano, que realizou a ultrapassagem e retomou a vice-liderança.
Já na 53ª volta, a apenas dez para o final da prova, Leclerc estava na cassada de Sergio Perez novamente, e em um misto de afobação e desatenção, o piloto do número 16 cometeu um erro que ficará em seus pensamentos por um bom tempo.
Ao atacar uma zebra, seu carro saltou, acabou rodando, saindo da pista e acertando a barreira de proteção. A batida apenas danificou a asa dianteira do carro, mas foi o suficiente para obrigá-lo a ir para os boxes e cair para a nona colocação. Com isso, a terceira posição caiu no colo de Lando Norris.
Em uma corrida tranquila e dominante, Max Verstappen foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada e assim como Charles Leclerc na Austrália, completou um Grand Chelem. Sergio Perez foi o segundo colocado e contribuiu para a primeira dobradinha da Red Bull desde o GP da Malásia de 2016.
Fechando o pódio na terceira posição, Lando Norris e sua McLaren foram coroados com um resultado que marca de vez a recuperação da equipe inglesa na temporada. No Top 10: Russell foi o 4º; Bottas, o 5º; Leclerc, o 6º; Tsunoda, o 7º; Vettel, o 8º; Magnussen, o 9º e Stroll, o 10º.
No Campeonato de Pilotos, Leclerc lidera com 86 pontos, Verstappen é o segundo com 59 e Sergio Perez o terceiro com 54 pontos. No Campeonato de Construtores, a Ferrari é a primeira colocada com 124 pontos, a Red Bull é a segunda com 113 e a Mercedes completa o Top 3 com 77 pontos.
Em duas semanas a Fórmula 1 estará de volta para o inédito Grande Prêmio de Miami. Será a afirmação definitiva da Red Bull na briga com a Ferrari nos dois Campeonatos, ou a retomada da Scuderia como a principal força desta temporada de 2022? Bem, o fã da categoria precisará esperar um pouco para ter estas respostas, em mais um ano de Fórmula 1 que começa marcado por muitas disputas, imprevisibilidade e emoção.
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
______________________________________________
Por Filipe Saochuck – Fala! PUC