Quanto cobrar por post no Instagram? Aprenda de uma vez!
Menu & Busca
Quanto cobrar por post no Instagram? Aprenda de uma vez!

Quanto cobrar por post no Instagram? Aprenda de uma vez!

Home > Notícias > Mercado > Quanto cobrar por post no Instagram? Aprenda de uma vez!

Só quem trabalha como social media sabe o quanto é difícil entregar um orçamento para os clientes, ainda mais quando estamos falando de um job para as redes sociais. Nesse artigo você vai descobrir quanto cobrar por post no Instagram.

Embora sejam muito importantes para o sucesso das campanhas, muitas pessoas ainda acreditam que não deveriam pagar um valor tão caro por um simples post no Instagram. Mas muita calma! Você vai entender quanto cobrar por post no Instagram e chegar em um valor que agrade ambas as partes.

Saiba quanto cobrar por post e valorize o seu trabalho
Saiba quanto cobrar por post e valorize o seu trabalho. | Foto: Freepik.

Ao longo da matéria, você verá o que é um publipost, quanto cobrar por post no Instagram, algumas dicas para chegar ao valor que mais se adequa à sua situação e como calcular esse valor para descobrir quanto cobrar por post social media. Continue a leitura!

O que é um publipost?

Antes de saber quanto cobrar por post no Instagram, é preciso saber o que é publipost. O publipost não é nada mais que um método de divulgação escolhido por algumas marcas com o intuito de que pessoas conhecidas ou referências em algum nicho, promovam algum serviço ou produto.

Você costuma ver esse tipo de estratégia em plataformas digitais sociais, como blogs, TikTok, YouTube e, o nosso foco, o Instagram. Aqui, você verá quanto cobrar por post no Instagram. 

Assim como todo serviço, o publipost possui um custo para a empresa que deseja utilizá-lo. No entanto, o valor pode ser determinado a depender da situação, conforme a ferramenta, objetivos da campanha e reconhecimento do influenciador.

Nos blogs, em especial, esse tipo de conteúdo costuma ser feito como uma moeda de troca, em que as empresas compartilham artigos para que ambas recebam tráfego de diversos canais, sendo uma outra forma de cobrar por post.

Além disso, o blog consegue gerar autoridade de marca, uma vez que se um blog com alto alcance e reconhecimento tenha indicado seu artigo, o Google reavalia o seu site e irá melhorar o seu posicionamento no ranking de buscas.

Já nas redes sociais, o publipost não é nenhuma novidade. Com certeza você já deve ter visto em algum momento algumas legendas com algumas hashtags de publicidade, como #publlipost, #recebidinhos ou #postpatrocinado, entre outros.

Pensando nessa tendência, a rede social Instagram lançou um recurso capaz de impulsionar ainda mais esse tipo de conteúdo, chamado “collab”. Além de saber quanto cobrar por post no Instagram, você poderá utilizar essa nova ferramenta.

O recurso collab permite que duas contas sejam coautoras de uma mesma publicação, em que as imagens e legendas serão exibidas para os seguidores de duas contas ao mesmo tempo.

Ainda tem mais, a interação do público com a publicação é colaborativa, isto significa que o número de curtidas, comentários e visualizações são compartilhados entre os usuários envolvidos na publicação, o que poderá influenciar na hora de pensar quanto cobrar por post no Instagram.

Quanto cobrar por post nas redes sociais?

A área de design é muito subjetiva, há uma enorme variação entre os valores e por isso é difícil responder quanto cobrar por post no Instagram. Enquanto existem profissionais que costumam cobrar entre 10 ou 15 reais em um post, há aqueles também que não fazem nada por menos de 100 reais.

Portanto, existem vários fatores que contribuem para essa variação de preço, como estilo de projeto profissional, nível de conhecimento profissional, localidade, entre outros. Muitas vezes, quando um profissional está iniciando, ele sempre busca uma base ou então uma tabela para precificar o seu serviço.

Em sua maioria, talvez essa tabela não funcione no design. Isso porque muitos profissionais se sentem inseguros com o seu trabalho e acabam achando o valor da tabela ou caro demais ou barato demais em relação ao preço que ele quer cobrar. Assim, forma-se uma incógnita entre o valor ideal a ser cobrado.

Não existe nenhuma fórmula mágica para saber quanto cobrar por post no Instagram, cada um sabe das duas despesas, qualidade de vida, e outros fatores que influenciam nos valores cobrados pelo seu serviço.

A seguir, você verá alguns pontos importantes que te farão pensar sobre quanto cobrar por post no Instagram:

1. Tempo de experiência na área

O primeiro passo para saber o quanto cobrar por post no Instagram é reconhecer seu tempo de carreira. É preciso saber em qual estágio da vida você se encontra: você já é um profissional que está na área há um tempo ou você está começando agora? É interessante que você saiba que todo o seu trabalho vale a percepção de valor para seu cliente.

Um dos fatores mais importantes para saber o quanto cobrar por post no Instagram é o seu portfólio, que você verá no próximo tópico.

2. Criar um portfólio

É no seu portfólio que o cliente vai avaliar todo o seu trabalho e habilidade na área.

Por isso, é importante que você tenha um portfólio, pode ser um perfil no Instagram para postar suas artes, um pdf para mandar aos seus clientes ou você também pode criar um tratorlink, que deixa com um toque ainda mais profissional.

No entanto, tudo vai depender da estratégia, lembre-se de ter o melhor portfólio possível quando for pensar em quanto cobrar por post no Instagram.

3. Saber quais são seus gastos mensais

Outro ponto indispensável é saber quais são os seus gastos mensais, suas despesas, água, luz, internet, softwares, entre outros. Esse é um dos pontos mais importantes, pois se você não souber o quanto você gasta, como vai saber quanto precisa ganhar?

Quanto cobrar por post?

Agora que você já sabe quais pontos é preciso considerar na hora de determinar quanto cobrar por post no Instagram, está na hora de aprender o cálculo que deve utilizar. Suponhamos que o cálculo das despesas somados aos gastos não essenciais e a reserva de emergência de um total de 3200 reais, contando que você trabalhe de segundo à sexta, com uma carga horária de 8 horas diárias, você precisará trabalhar cerca de 160 horas mensais.

Para saber o valor da sua hora, basta você contar o valor que deseja ganhar e dividir pela quantidade de horas trabalhadas durante o mês. Nesse caso, 3200 reais dividido por 160 horas, que daria 20 reais a hora. 

Agora vamos supor que você passe aproximadamente 1 hora em cada post, então o valor de cada um deles seria 20 reais. Vale ressaltar que esse valor pode variar de acordo com o cliente. Você tem a opção de aumentar o valor, podendo cobrar por projeto, por pack, como 10 posts por determinado valor.

Pode ser que tenham clientes com necessidades menores, em que você poderá cobrar um valor menor e que atenda a necessidade destes. Não se esqueça de entregar sempre a qualidade em seus projetos, pois isso irá refletir quanto cobrar por post no Instagram. 

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quanto cobrar por post no Instagram, não perca mais tempo e venha criar o seu design para redes sociais com a Trakto, a primeira plataforma de edição online da América Latina.

__________________________________________

Por Ananda Miranda – Fala! Cásper

Tags mais acessadas