GP da Áustria: Verstappen domina; Bottas vai bem e Norris dá show
Menu & Busca
GP da Áustria: Verstappen domina; Bottas vai bem e Norris dá show

GP da Áustria: Verstappen domina; Bottas vai bem e Norris dá show

Home > Notícias > Esporte > GP da Áustria: Verstappen domina; Bottas vai bem e Norris dá show

Red Bull começa a abrir distância no Campeonato com o GP da Áustria, enquanto Hamilton segue sofrendo

GP da Áustria
O pódio do GP da Áustria. | Foto: Motorsport.

Neste domingo (4), foi disputada a segunda corrida no Red Bull Ring desta temporada de 2021. Agora com o nome de GP da Áustria, a prova teve como seu grande destaque o jovem piloto da McLaren, Lando Norris. Verstappen seguiu sobrando na ponta do pelotão, enquanto o melhor piloto da Mercedes no fim de semana foi o finlandês Valtteri Bottas.

A (quase) Pole de Lando Norris e o show de George Russell no GP da Áustria

Chegado o dia da classificação para o GP da Áustria, a expectativa era como de costume: uma briga pela Pole Position entre Red Bull e Mercedes, com destaques para Verstappen e Hamilton. No Q1, quem ficou novamente pelo caminho, foi o recém-renovado Esteban Ocon, que caiu muito de desempenho desde que assinou sua extensão contratual com a Alpine, e largaria apenas de 17º.

No Q2, as duas Ferraris, Daniel Ricciardo da McLaren e Fernando Alonso (foi atrapalhado por Sebastian Vettel em sua tentativa final e acabou sendo prejudicado) não conseguiram passar para o Q3. Porém, com uma Williams e usando um jogo de pneus médios, George Russell conseguiu passar pela primeira vez ao Q3, e fez história novamente em sua carreira ainda curta, mas extremamente promissora na Fórmula 1.

Na última sessão da classificação, Verstappen assumiu a ponta na primeira tentativa, mas quem ficou a poucos décimos na segunda posição foi Lando Norris e sua McLaren, à frente de Hamilton, Bottas e Pérez. Os pilotos saíram para a última tentativa em busca da Pole, nem Hamilton, nem Verstappen conseguiram encaixar voltas boas. Porém, Lando Norris, como dito por ele mesmo: fez a melhor volta de sua vida.

O britânico fez o melhor primeiro setor do Q3, um bom segundo setor e um terceiro setor não tão bom, mas que foram suficientes para colocá-lo em P2, a apenas 0,048 segundos da Pole Position, que ficou novamente com o holandês Max Verstappen. Sergio Pérez foi o 3º, Hamilton o 4º e Bottas o 5º. Esta foi a primeira vez da McLaren largando na primeira fila desde 2012.

Norris
Norris e sua McLaren após a classificação. | Foto: Racing Online.

A grande corrida na Áustria 

O domingo havia chegado e os pilotos estavam correndo novamente no Red Bull Ring nesta temporada. Na primeira volta, a maior parte dos pilotos manteve suas posições de largada, mas Esteban Ocon levou um toque de Antonio Giovinazzi, e acabou quebrando a suspensão de seu carro, trazendo o Safety Car para a pista.

GP da Áustria pódio
Esteban Ocon abandonou na primeira volta. | Foto: F1.

Na relargada, Norris e Pérez travaram uma batalha pela segunda posição, e em uma disputa lado a lado, o mexicano acabou saindo da pista e perdeu várias posições. A decisão gerou polêmica, mas os comissários da prova aplicaram uma punição de 5 segundos no piloto da McLaren.

Um dos belos momentos da corrida foi a disputa entre Hamilton e Norris. O heptacampeão pressionou o jovem destaque por muitas voltas, contudo, ele conseguiu se defender muito bem, o que rendeu um elogio de Lewis Hamilton durante a corrida em seu rádio. Na 20ª volta, a Mercedes conseguiu levar vantagem e o recém-renovado Lewis Hamilton assumiu a segunda posição.

Na 41ª volta, Norris pagou sua punição durante o pit stop e foi ultrapassado por Valtteri Bottas. Mais atrás do pelotão, Pérez e Leclerc disputavam o oitavo lugar, até que na mesma curva em que saiu da pista na 4ª volta, Pérez se chocou com o monegasco e o jogou para fora, o que também lhe rendeu uma punição de 5 segundos. Seis voltas depois, ‘Checo’ e Leclerc disputavam novamente a posição, e Pérez o tirou da pista novamente, rendendo mais uma punição de 5 segundos.

Leclerc
O momento da primeira saída de Leclerc. | Foto: F1.

Ao longo da corrida, Lewis Hamilton escapou na curva 1 e passou pelas famosas “salsichas”, que são zebras mais altas. Porém, elas acabaram causando um dano no assoalho da Mercedes, que foi perdendo desempenho durante a prova. A princípio, Bottas não poderia ultrapassar Hamilton, mas Lando Norris se aproximava cada vez mais dos dois, forçando a Mercedes a mudar de estratégia e deixar o finlandês passar. Algumas voltas depois, Hamilton que foi atacado por Norris e, desta vez, quem levou a melhor foi a McLaren, que assumiu a terceira posição e estaria no pódio mais uma vez.

Restando três voltas para o fim da corrida, George Russell estava na 10ª colocação, em posição de pontuar pela primeira com a Williams. Porém, passou a ser perseguido por Fernando Alonso, que com todo seu talento e experiência fez a ultrapassagem e empurrou o inglês para fora dos pontos. Está chegando perto, mas ainda não foi desta vez que Russell e a Williams voltaram a pontuar.

Em mais uma prova onde não foi incomodado, Max Verstappen foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e vencer a sua 3ª corrida consecutiva na temporada. Valtteri Bottas, em um bom fim de semana, foi o segundo, e Lando Norris, conquistando o seu terceiro pódio na temporada, acabou na terceira posição. Mas enquanto isso, na última volta, Kimi Raikkonen, em um lance inexplicável, causou uma batida com Sebastian Vettel, e os dois acabaram abandonando a prova. Fechando o TOP 10: Hamilton foi o 4º; Sainz, em uma excelente corrida foi o 5º; Pérez o 6º; Ricciardo o 7º; Leclerc o 8º; Gasly o 9º; e Alonso o 10°.

Verstappen gp da áustria
A chegada de Max Verstappen. | Foto: Red Bull.

No Campeonato de Pilotos, Verstappen abre vantagem na liderança com 182 pontos. Hamilton é o segundo, com 150, e Sergio Pérez o terceiro, com 104 pontos. Nos Construtores, a Red Bull lidera com 286 pontos, a Mercedes é a segunda, com 242, e a McLaren é a terceira, com 141 pontos.

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, para a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, em que haverá duas corridas, com uma classificatória e mais curta no sábado e a principal no domingo. Em uma grande temporada até aqui, os ventos começam a apontar cada vez mais fortes para Max Verstappen, mas ainda restam muitas corridas e Lewis Hamilton tem plenas condições de reagir na temporada… quem levará a melhor na etapa de Silverstone?


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas