No último dia 17 de Março, o Presidente da República assinou a Medida Provisória Nº 1.105, de 17 de Março de 2022, tratando exclusivamente o saque do FGTS. Os trabalhadores que já trabalharam ou estão trabalhando com carteira assinada poderão fazer o saque.
De acordo com o Diário Oficial da União, fica disponível até 15 de dezembro de 2022 aos titulares de conta vinculada do FGTS o saque extraordinário de recursos até o limite de R$ 1.000,00 (mil reais) por trabalhador.
Não será preciso solicitar, o dinheiro será disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador na poupança social digital. Se o beneficiário não tiver uma conta no aplicativo do Caixa Tem, basta atualizar o cadastro do NIS e aguardar a conta ser aberta.

Onde verificar o saldo do FGTS?
No site ou aplicativo
O aplicativo do FGTS pode ser baixado nos smartphones e tablets com versões compatíveis aos sistemas Android, iOS e Windows. Existe uma série de apps disponíveis com o nome FGTS, mas o aplicativo oficial leva o nome da Caixa Econômica Federal. No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.
Cartão cidadão
É necessário comparecer no autoatendimento da Caixa Econômica com cartão e senha em mãos. Ao inserir o cartão na máquina, é necessário clicar na opção “extrato do FGT”, além disso, você precisará digitar a senha e clicar na opção referente a última empresa na qual você trabalhou.
Calendário de saque do FGTS
Para saber quando o saque estará disponível, basta verificar no calendário de saque. Veja:

_________________________________
Por Ana Flávia Moreira – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul