quinta-feira, 18 abril, 24
HomeCinema e Séries'Golpe Duplo' - leia a crítica do filme

‘Golpe Duplo’ – leia a crítica do filme

Apesar de bem construído, Golpe Duplo promete entregar um roteiro complexo, mas abusa de sua pseudo-inteligência e de cenas que quebram o ritmo da narrativa.

Dirigido por Glenn Ficarra e John Requa, a trama do filme gira em torno de Nicky (Will Smith), um trapaceiro profissional que é escolhido como vítima da iniciante Jess (Margot Robbie). Ao falhar em seu objetivo, Jess pede para Nicky ensiná-la a arte do roubo.

assistir a golpe duplo
Filme Golpe Duplo. | Foto: Reprodução.

A obra é bem construída. A velocidade de transição dá a sensação de pressa e agilidade que os diretores desejam passar para os espectadores. As cenas em que roubos ocorrem e em que o protagonista se vê em momentos cruciais são aceleradas o suficiente para entreter e captar a atenção dos que assistem ao filme.

Porém, toda essa velocidade é perdida quando o filme deseja misturar romance na narrativa, em cenas que acabam quebrando o ritmo do filme, após e antes de cenas empolgantes. Por sua vez, essas cenas também acabam por possuir os seus defeitos. Toda a ação roda por muito tempo na tela, tirando a emoção inicial presenciada pelos espectadores nos trechos.

Sente-se também que o investimento nessas cenas serve como uma técnica de manter os olhos do público fixados. O filme se perde principalmente no segundo ato, em que toda a velocidade é retirada.

Outro ponto que incomoda é a superficialidade dada aos personagens de Golpe Duplo. Apesar das atuações regulares, as características das personagens parecem já estabelecidas, como se fossem baseadas em outros filmes (um protagonista esperto e um pupilo que deseja ser ensinado pelo professor, e um antagonista latino). Ademais, fica a impressão de que a importância dos protagonistas é retirada e dada para papéis secundários que aparecem por pouco tempo, e não alteram muito a trajetória da história.

Além do mais, a tentativa de mudar o tom das cenas com uma comédia fraca e o fracasso de mudar, minimamente, o rumo do filme mostram as falhas de um roteiro pretensioso.

Sinopse e trailer

Nicky (Will Smith) é um trapaceiro profissional que é escolhido como vítima por uma iniciante na profissão, Jess (Margot Robbie). Ele se deixa levar pelo golpe para desmascará-la no momento certo. Decepcionada, Jess insiste para que Nicky lhe ensine seu método de trabalho e a aceite na equipe.

FICHA TÉCNICA: Golpe Duplo

Título Original: Focus