Até o fim do mês de março, a Globo não vai transmitir os jogos de futebol nas noites de quarta-feira. Durante as próximas semanas, a emissora vai exibir filmes e séries para preencher o horário vago dos jogos.
Além do calendário bastante alterado por causa da pandemia do novo coronavírus, existe uma questão comercial envolvida. E a política de exibição dos Estaduais, que ainda possuem contrato com a emissora, também explica a mudança.
Por que a Globo não exibirá os jogos de futebol de quarta-feira até o fim de março
A final da Copa do Brasil de 2020, entre Palmeiras e Grêmio, foi marcada para dois domingos, e isso foi exatamente um pedido da emissora para fazer um ajuste fiscal, relacionado à publicidade e às quotas de transmissão. O pacote publicitário do futebol 2021 só pode começar após a final da Copa do Brasil, o último campeonato disputado do calendário 2020, com a não exibição dos campeonatos estaduais logo de início e sem jogos durantes as quartas, a Globo pode fazer a manutenção de anunciantes.
Nas primeiras semanas de março, quando os Estaduais estiverem no início, a Globo continuará não mostrando os jogos, como já tem feito há algum tempo, por considerar que os torneios não geram grande audiência pelo público.
Entre os dias 3 e 17, a emissora exibirá, às quartas, o documentário Em Nome de Deus, que relata as acusações do médium João de Deus, condenado por abuso sexual. O futebol voltará a ocupar seu dia nobre durante a semana somente no dia 24 de março. O jogo previsto é do Campeonato Paulista.
Sem os direitos de transmissão do Campeonato Carioca, que fechou com a Record até 2022, o Paulistão será exibido em lugares onde não chegava antes, como cidades do Norte e Nordeste.
Com a perda de direitos de transmissão da Libertadores e de jogos da Seleção Brasileira em canais abertos no segundo semestre de 2020, a Globo entra no ano de 2021 com a previsão de exibição do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, da Supercopa do Brasil e de alguns Estaduais.
A emissora está na briga por direitos de outros eventos, como os jogos da Champions League, para tentar aumentar seu portfólio, que sofreu diversos desfalques nos últimos meses.
________________________
Por Victor Hugo Sousa Pereira – Fala! Cásper