Gasolina: Entenda como o aumento do combustível afeta outros setores
Menu & Busca
Gasolina: Entenda como o aumento do combustível afeta outros setores

Gasolina: Entenda como o aumento do combustível afeta outros setores

Home > Notícias > Política > Gasolina: Entenda como o aumento do combustível afeta outros setores

Desde de 2016, a Petrobras aplica o valor do petróleo baseado no mercado internacional, que é em dólar. O valor do combustível no Brasil tem os seguintes valores embutidos: valor da Petrobras, ICMS (imposto estadual), preço do etanol, tributos federais e valor de revenda.

Com essas variações de preço, a gasolina teve seu aumento em todo País e, consequentemente, afetou outros setores que dependem do combustível para funcionar. Cada setor foi afetado de uma forma e, pensando nisso, explicaremos, a seguir, como cada um deles foi impactado.  

Entenda como a alta na gasolina está afetando outros setores da economia brasileira.
Entenda como a alta na gasolina está afetando outros setores da economia brasileira. | Foto: Freepik.

Como o aumento da gasolina impacta outros setores?

O setor de frete é um dos principais afetados, principalmente aqueles que distribuem mercadorias e movimentam parte da economia. Com esse valor alto da gasolina, alavanca o preço dos alimentos, sementes e embalagens que precisam repassar ao consumidor.

Já o setor de transporte público, dá sinais que será afetado por essa alta, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, informou que o aumento da tarifa de ônibus será inevitável se os preços continuarem subindo. Assim como o transporte público, o delivery também prevê um aumento maior nas taxas de entrega, que devem aumentar gradualmente, junto com os valores da gasolina. 

Além disso, pela alta nos preços dos combustíveis, seja gasolina, diesel e etanol, afeta alguns setores de forma indireta, como o do varejo, que precisa aumentar o valor de seus produtos para cobrir o valor das altas taxas de entrega. 

Como várias coisas dependem do transporte, seja do produto ou da matéria prima, o aumento da gasolina impacta todos os setores, mas alguns sentem esse aumento de forma mais grave principalmente onde o mercado ainda se recupera da crise provocada pela pandemia. Se o valor da gasolina continuar a aumentar, uma nova crise poderá ocorrer no País, prejudicando, até mesmo, setores que não seriam atingidos normalmente. 

________________________________________________

Por Leticia Rodrigues – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas