terça-feira, 23 julho, 24
HomeLifestyleFormatos de unhas: Estilos e diferenças entre os tipos de unha

Formatos de unhas: Estilos e diferenças entre os tipos de unha

Você que gosta de cuidar da aparência das unhas, com certeza, já percebeu que é possível personalizar, além das cores, os formatos de unhas. Eles podem ser escolhidos de acordo com cada visual, personalidade ou estilo.

Os formatos de unhas mais clássicos são arredondados e quadrados. Entretanto, atualmente, surgiram outros formatos que podem ser feitos nas unhas naturais ou nos alongamentos. Há uma vasta quantidade de formatos que você pode escolher, por exemplo, stiletto, bailarina, entre outros.

É claro que, diante de tantas opções de formatos de unhas, fica difícil escolher. Por esse motivo, preparamos este artigo para você escolher o formato de unha que mais te agrada e se adequa com o seu perfil. Leia este artigo e confira as principais opções de formatos de unhas!

Você pode escolher o formato de unhas que mais combine com o seu estilo!
Você pode escolher o formato de unhas que mais combine com o seu estilo! | Fonte: Pixabay.

Quais formatos de unhas existem?

1. Unhas redondas

As unhas redondas estão entre os mais tradicionais formatos de unhas e combinam com quem busca praticidade.  Esse formato é excelente para quem quer manter o tamanho das unhas e ter menos trabalho, visto que quebram e lascam com menos facilidade.

Graças ao formato arredondado, esse formato de unhas não possui cantinhos, o que diminui as chances de enroscar as pontas. Ademais, o formato redondo é considerado por muitas pessoas como um dos mais elegantes.

Para deixar as unhas em formato redondo, é preciso cortar as pontinhas levemente arredondadas na diagonal e depois lixar para atingir o formato arredondado. 

Um dos principais diferenciais das unhas arredondadas é que elas quebram muito menos em comparação com os outros formatos. Isso acontece devido ao fato de acompanharem o desenho natural das unhas. O formato de unha arredondada não possui pontinhas que possam enganchar ou lascar com facilidade.

No geral, qualquer formato de unha que não tenha arestas, pontas e quinas são interessantes para que a unha não quebre. Então, formados arredondados, ovais ou amendoados também garantem essa vantagem.

Caso você queira ter outro formato de unhas que não tenha características redondas, você pode apostar no uso de esmaltes fortalecedores de unhas para mantê-las saudáveis e sem riscos de quebra mesmo com outro formato.

Você conheceu um dos formatos de unhas mais clássicos: o redondo. 

2. Unha quadrada

A unha quadrada é, provavelmente, o formato de unha mais comum em comparação com os outros. É um estilo considerado clássico e moderno ao mesmo tempo, visto que possui um formato geométrico ressaltado.

Esse formato de unha é indicado para quem tem dedos mais finos. Entretanto, ele também exige mais cuidado, já que sua ponta reta é mais suscetível à atritos que podem gerar a quebra.

A unha quadrada pode ser desenvolvida em diversos tamanhos, seja curto ou longo. Além disso, ela combina com vários tons de esmalte, principalmente, cores mais escuras ou decorações com desenhos geométricos.

Se você quer ter a sua unha nesse formato, basta lixar as laterais com o intuito de manter a ponta reta.

3. Unha oval e amendoada

As unhas ovais e amendoadas possuem características que garantem um toque natural. Esse formato, geralmente, é mais alongado do que a redonda. É um formato indicado para quem quer alongar os dedos e possui mãos pequenas.

As unhas ovais ou amendoadas são consideradas delicadas, sofisticadas e femininas. Enquanto a unha oval conta um formato mais arredondado na ponta, a unha amendoada tem as pontas mais afinadas.

Para deixar as unhas nesse formato, você precisa ter bastante cautela na hora de lixar e cortar, pois você não deve deixá-las tortas. Se as unhas ficarem tortas, haverá risco de lascar, principalmente a oval, que possui uma ponta mais afinada.

Se você é uma pessoa que trabalha bastante com as mãos ou pratica esporte, o formato de unha oval ou amendoado não é aconselhado, uma vez que não são tão resistentes quanto às quadradas, por exemplo. O formato oval acaba sendo bem longo e, por isso, é mais frágil. No caso do formato amendoado, ele pode ser mais resistente, mas ainda assim é mais suscetível a quebrar do que as unhas quadradas ou redondas.

4. Stiletto

O formato chamado stiletto é destinado para quem gosta de ter unhas compridas e com um estilo diferenciado. Esse formato é extremamente pontiagudo e exige muitos cuidados para que não quebre, arranhe ou lasque.

Esse formato de unhas dificulta a realização de algumas atividades como coçar o olho, digitar no celular ou tirar lentes de contato. É claro que, com bastante prática, essas dificuldades podem ser revertidas.

Para atingir o formato stiletto é fundamental ter bastante paciência, pois ele é muito pontiagudo, depende do crescimento das unhas e é alterado conforme o tempo.

5. Bailarina

Você já ouviu falar no formato bailarina? Esse formato de unhas recebe esse nome em razão da delicadeza que ele proporciona para as mãos.

O formato bailarina possui laterais mais afuniladas e as pontas retas, o que lembra uma sapatilha de bailarina.

Para deixar as unhas no formato bailarina, é interessante que você tenha uma unha bem comprida ou com alongamento, pois, para atingir esse resultado, é preciso ter bastante comprimento.

6. Batom

O formato de unha chamado batom não é tão conhecido como os formatos citados até agora neste artigo. Ele é aquele em que a unha ganha uma diagonal perfeita para se assemelhar com um batom mesmo.

Para ter a unha no formato batom, você precisa lixá-la na diagonal com as pontas finas ou levemente arredondadas. Esse formato de unha ainda é uma novidade, mas acreditamos que logo irá se tornar uma tendência na área.

7. Pico de montanha

O formato denominado pico de montanha é considerado como um dos estilos mais ousados. Para atingir esse formato, é preciso deixar a unha bem pontuda, mas manter a base larga.

O formato pico de montanha pode ser confundido com a unha no modelo stiletto. Entretanto, o formato stiletto é mais estreito e, por isso, funciona de forma mais adequada para unhas mais longas.

8. Coffin

O formato de unha Coffin é um estilo moderno que fica realmente lindo. O nome coffin vem da palavra caixão em inglês, pois esse formato lembra um pouco um caixão. O formato de unha Coffin é um tanto quanto peculiar

Para fazer esse formato nas unhas, é preciso que as unhas estejam bem longas ou com alongamento, uma vez que ele exige que as pontas fiquem retas e estreitas.

Agora que você conheceu os oito principais formatos de unhas, deve ficar curiosa para saber como decidir qual é o formato de unha ideal para você. Por isso, continue a leitura para o próximo tópico deste artigo!

O formato de unhas ideal para você!

Você conheceu quais são os principais formatos de unha. Agora, pode escolher e observar aquele que mais combina com a sua mão, com o seu estilo ou com o formato dos seus dedos.

Na maioria das vezes, os formatos ovais arredondados são indicados para pessoas que possuem dedos mais curtinhos ou grossos. No caso de dedos finos e compridos, é interessante utilizar unhas médias, longas e com formatos pontiagudos ou quadrados.

Você pode escolher o formato de unha de acordo com os traços das suas mãos e dedos. Porém, lembre-se de que você não precisa seguir uma regra. Acima de tudo, tenha em mente que o que mais combina com você é aquilo que melhora a sua autoestima, te faz sentir confiante e que você mais gosta.

Independente do formato de unha que você escolher, saiba que para manter as suas unhas saudáveis e livres de quebra, é fundamental manter uma rotina de cuidados. Entenda a seguir os motivos que podem levar as unhas a quebrarem e, ainda, descubra quais cuidados você deve ter para mantê-las fortes e resistentes!

Por que as unhas ficam fracas e quebram?

As unhas são lâminas formadas por queratina, uma proteína também presente no cabelo, que têm como função proteger as pontas dos dedos e contribui para a sensibilidade tátil.

As pontas dos dedos podem ser uma porta de entrada para fungos e bactérias caso as unhas não estejam saudáveis. Por isso, é preciso se proteger contra qualquer situação que ofereça risco para a saúde das suas unhas e faça com que elas fiquem enfraquecidas.

Existem inúmeras causas para unhas fracas e quebradiças, entre as principais estão: o hábito de roer unha, uso excessivo de produtos de limpeza, alimentação pobre em vitaminas e minerais, problemas de saúde e traumas repetitivos.

Se você está preocupada com a saúde das suas unhas, confira a seguir os principais cuidados para evitar o risco de surgimento de problemas nas unhas!

Principais cuidados com as unhas

É essencial possuir certos cuidados para que as unhas sempre fiquem bonitas e saudáveis. O excesso de esmalte, falta de hidratação e o uso excessivo de agentes químicos podem fazer com que elas fiquem quebradiças e com um aspecto envelhecido.

Cuidar das unhas também é importante para garantir que o resultado das decorações fique bonito. Então, se você quer ter unhas bem cuidadas e hidratadas, conheça a seguir os principais cuidados considerados indispensáveis!

1. Mantenha-se hidratada

Para conquistar unhas saudáveis e resistentes, você precisa adotar o hábito de hidratar as unhas e as cutículas, pois essa área demanda uma hidratação ao menos uma vez por semana com cremes próprios.

O processo de hidratação das unhas e das cutículas deve ser feito com a aplicação do creme massageando suavemente com movimentos circulares. Para melhorar ainda mais a hidratação, você pode colocar luvas de silicone e deixar o creme agir por um período de 15 minutos.

Caso você não tenha um creme hidratante, pode substituí-lo por óleos vegetais, como o óleo de coco, semente de uva, jojoba e amêndoas.

2. Utilize removedores de esmalte sem acetona

A acetona é um produto químico responsável pelo ressecamento das unhas. Então, o ideal é substituir esse produto por removedores que não contenham a substância em suas composições.

Os removedores de esmalte sem acetona são vendidos em opções líquidas, em lencinhos ou até mesmo em esponjas umedecidas.

Você consegue obter um resultado excelente utilizando os removedores de esmalte sem acetona que são feitos com óleos vegetais, pois eles também auxiliam na hidratação e diminuem o ressecamento.

3. As unhas precisam descansar

As unhas são células mortas. Porém, isso não significa que elas não precisam de cuidados. Então, é importante dar um intervalo entre os procedimentos realizados nas unhas. Assim, elas poderão descansar das toxicidades dos produtos, evitando o risco de surgimento de fungos ou manchas.

O descanso deve ser de, pelo menos, um dia. Durante esse tempo, você pode hidratar bem as unhas e as cutículas.

4. Base fortalecedora

As bases fortalecedoras e nutritivas são interessantes em razão de contarem com compostos ativos que protegem as unhas. Esses produtos devem ser utilizados antes da esmaltação como um preparo.

Cada fórmula é desenvolvida com um objetivo próprio e possui componentes que melhoram o fortalecimento de unhas quebradiças.

De forma resumida, esse tipo de base atua penetrando nas unhas e fazendo o selamento de suas três camadas. Dessa maneira, é possível afirmar que as bases fortalecedoras e nutritivas constituem uma barreira anti quebra e restauram os níveis de hidratação das unhas.

5. Evite o contato direto com produtos de limpeza

Sabemos que produtos de limpeza, como água sanitária, detergentes e desengordurantes podem causar problemas nas unhas graças às suas propriedades abrasivas. Em vista disso, esses produtos deixam as unhas esbranquiçadas e ressecadas, causando irritações.

Logo, você pode evitar esse problema utilizando luvas de borracha quando for ter contato com produtos de limpeza.

6. Uma boa alimentação é indispensável

A alimentação influencia diretamente no nosso organismo e isso não é diferente no caso da saúde das unhas.  Então, a ingestão insuficiente de nutrientes, vitaminas e minerais podem tornar as suas unhas mais frágeis e fazê-las lascar com mais facilidade. Por esse motivo, tenha uma dieta saudável e equilibrada, consumindo alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, biotina, vitaminas do complexo B, zinco e queratina.

Se você perceber que suas unhas continuam fracas e quebradiças mesmo mantendo uma rotina de cuidados, não hesite em procurar um profissional para verificar a possibilidade de consumir suplementos e vitaminas.

Ao final da leitura deste artigo, você descobriu quais são os principais formatos de unhas e cuidados para mantê-las saudáveis e resistentes.

______________________________________________

Por Juliany Rodrigues – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS