quarta-feira, 17 julho, 24
HomeUniversidadesComo conseguir bolsa de estudos? Veja nossas dicas

Como conseguir bolsa de estudos? Veja nossas dicas

Como conseguir bolsa de estudos? As pessoas pensam que conseguir uma bolsa de estudos é difícil. Porém, não é bem assim que funciona. Ganhar uma bolsa e cursar uma faculdade sem estourar o orçamento é uma questão de estar bem informado, cumprir os requisitos e seguir todos os procedimentos. 

Apesar de existirem critérios que delimitam quem pode conseguir uma bolsa, atualmente, há diferentes programas que apresentam requisitos diferentes. Dessa forma, há iniciativas que cabem dentro da realidade de diversos estudantes. 

Neste artigo, vamos te explicar como conseguir bolsa de estudos. Vamos apresentar dicas, plataformas, aplicativos e diferentes maneiras de obter uma bolsa de estudos. Confira. 

Saiba como conseguir bolsa de estudos.
Saiba como conseguir bolsa de estudos. | Foto: Freepik.

O que é uma bolsa de estudos?

Uma bolsa de estudos é uma ajuda que o aluno recebe para poder concluir um curso. Essa ajuda pode vir de duas formas:

  • Bolsas que cobrem os custos da mensalidade: podem ser integrais, 100% do valor da mensalidade, ou parciais, que oferecem descontos de até 80% e o estudante só precisa arcar com o restante do valor. 
  • Bolsas que pagam uma quantia mensal ao estudante: oferecem diretamente ao estudante um pequeno auxílio monetário para que ele possa custear uma parte de seus gastos durante a época dos estudos.

Os critérios para a concessão de bolsas de estudos variam muito de acordo com o programa. Alguns são destinados apenas a estudantes de baixa renda. Outros exigem determinado desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no vestibular ou durante a faculdade. 

Há também iniciativas voltadas a determinado grupo social, condição, origem ou minoria, mas é possível encontrar também bolsas muito mais fáceis de conseguir – basta fazer a inscrição, pagar a taxa e obter um bom desconto.

Dicas de como conseguir bolsa de estudos

Agora que você já sabe o que é uma bolsa de estudos, confira algumas dicas que separamos para você conhecer as diferentes formas de obter uma bolsa de estudos. 

Como conseguir bolsa direto com a universidade

Existem universidades privadas que oferecem bolsas de estudo para alguns estudantes. As regras variam de uma instituição de ensino para outra. Em geral, alguns requisitos são analisados, como: 

  • desempenho no vestibular;
  •  ter participado de olimpíadas estudantis ao longo do Ensino Médio;
  •  ser atleta profissional ou universitário.

Nesses casos, as regras e as porcentagens das bolsas também mudam de um caso para o outro. Quando o assunto são as boas notas, por exemplo, em algumas universidades, por exemplo, se o aluno acertar pelo menos 75% das questões do vestibular, recebe uma bolsa de estudos integral válida até a conclusão do curso. Em outras, o primeiro e o segundo colocado recebem bolsa de 100% e 50%, respectivamente.

Ainda assim, o valor do desconto costuma ser determinado por um número de anos ou mesmo de semestres, de modo que o aluno pode perder a bolsa no meio da graduação. O melhor a fazer é ficar atento e pesquisar diretamente na faculdade de seu interesse se há a oferta de bolsas e quais as normas específicas para conquistar a vaga. Depois, claro, o negócio é estudar bastante para ganhar benefícios.

Como conseguir bolsa oferecida por empresa

Para aqueles que já estão no mercado de trabalho, uma opção é verificar se a empresa onde trabalham oferece algum tipo de programa de incentivo à educação. Essa é uma prática relativamente comum entre as organizações que querem promover a qualificação de seus funcionários. 

Em programas como esse, a empresa costuma arcar com parte dos gastos da graduação. As regras variam bastante, por isso o mais fácil é consultar diretamente o setor de Recursos Humanos da empresa para verificar as regras e condições do benefício.

Como conseguir bolsa pelo Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o intuito de fornecer bolsas de estudos de 50% a 100% em graduações presenciais e a distância em faculdades privadas de todas as regiões do Brasil para alunos que preenchem determinados requisitos socioeconômicos. É, provavelmente, o meio mais conhecido de conseguir uma bolsa de estudos no País. 

A inscrição é gratuita e deve ser feita pela Internet. Atualmente, há duas versões anuais do programa: no primeiro e no segundo semestre letivo. Além disso, a seleção dos bolsistas oferece alguns requisitos. 

Entre eles, ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral, não ter diploma de nível superior, possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa e ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Como conseguir bolsa por meio de plataformas

Há portais e sites que oferecem bolsas de estudo em diferentes universidades parceiras, que podem chegar a 75% ou 80% de desconto. Na maioria das plataformas, o procedimento é todo feito pela Internet. Você só precisa entrar no site, buscar o curso e a instituição desejada ou estipular filtros para ajudar sua pesquisa e, no final, preencher o cadastro. 

Plataformas que oferecem bolsa de estudos

Boa parte dos brasileiros estão sofrendo para fazer graduação, pós ou curso de especialização durante a pandemia de covid-19. Isso porque o fator dinheiro está sendo um problema. Mas é possível entrar no ensino superior sem gastar nada. Conseguir bolsa de estudos ficou mais fácil com a Internet. Há uma série de

 sites que, por meio de parcerias com instituições de ensino privadas, oferecem ofertas de bolsas de estudo em todo Brasil. 

Com eles, é possível encontrar cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e até de idiomas por preços mais baixos. A seguir, você conhece algumas destas alternativas.

  • Quero Bolsa: é um site que oferece bolsas de até 75% de desconto em parceria com mais de seis mil instituições de ensino, entre faculdades, escolas e cursos técnicos de todo o Brasil. 
  • Educa Mais Brasil: programa educacional que oferece bolsas parciais de até 70% de desconto. A empresa tem parceria com cerca de 18 mil universidades, centros universitários, faculdades, colégios e escolas técnicas. O portal também inclui cursos preparatórios e de idiomas.
  • AmigoEdu: é uma plataforma que disponibiliza bolsas de estudo com descontos de até 80% em diversas faculdades espalhadas pelo Brasil. Além disso, são responsáveis pelo vestibular digital, possibilitando que os alunos possam concorrer a diversas oportunidades sem sair de casa.
  • Vai de Bolsa: é um portal de Educação com foco em ajudar você a encontrar as melhores bolsas de estudo de graduação, pós-graduação e ensino técnico. Além do buscador de bolsas, o site disponibiliza conteúdo exclusivo todas as semanas, como e-books, podcasts, artigos e outros materiais úteis para quem está estudando para o Enem ou outros vestibulares de todo o Brasil.

10 passos para conseguir bolsa de estudos no exterior

Possibilidade de bolsa de estudos no exterior.
Possibilidade de bolsa de estudos no exterior. | Foto: Freepik.

Além de bolsas de estudos em faculdades dentro do País, estudantes brasileiros também têm a possibilidade de conseguir bolsa para estudar no exterior. Existem diferentes formas de encontrar bolsas de estudo no exterior e, por incrível que pareça, muitas vezes as universidades e organizações têm vagas sobrando por diferentes razões – falta de divulgação ou de candidatos que atendam aos requisitos, por exemplo.

Listamos a seguir 10 passos que te ajudarão a conseguir sua bolsa de estudos no exterior.

  1. Ter excelente desempenho escolar;
  2. Participar de atividades extracurriculares;
  3. Melhorar a proficiência na língua inglesa ou outro idioma estrangeiro;
  4. Saber onde pesquisar;
  5. Entrar em contato com a universidade;
  6. Fazer a sua inscrição cuidadosamente e com antecedência;
  7. Reservar um orçamento para este processo;
  8. Verificar as exigências e requisitos;
  9. Atentar-se ao prazo de inscrição;
  10. Após aprovado, manter um alto desempenho acadêmico.

4 aplicativos para aumentar sua produtividade

O celular pode ser uma distração, mas, se aproveitado da forma correta, ele também pode te ajudar a melhorar sua produtividade na hora de estudar para provas da faculdade e vestibular. 

Atualmente, existem diversos aplicativos gratuitos a fim de facilitar a forma de estudar, em qualquer lugar e a qualquer hora, e podem ser ferramentas úteis para melhorar na produtividade, organização, otimização de tempo e a estudar de forma mais inteligente. 

Separamos 4 aplicativos essenciais e gratuitos para aumentar a produtividade nos estudos. Confira. 

Evernote

O Evernote é um aplicativo gratuito que funciona em computadores e smartphones, disponível para Android e iOS. A plataforma pode ser uma aliada na rotina dos estudos, já que possibilita a criação de tarefas, anotações e agendamentos de compromissos. Além disso, disponibiliza um espaço para armazenamento e organização de fotos, documentos e arquivos.

Easy Study

Disponível para Android e iOS, o aplicativo Easy Study possui funções que auxiliam o estudante a organizar os estudos em sua rotina. Entre suas funcionalidades está a possibilidade de criar um planejamento diário de estudos para concursos públicos, vestibulares e outras provas importantes. A plataforma também permite organizar os estudos por matérias, sessões ou temas e possui um sistema de notificações que sempre avisa o que e quando o aluno deve estudar.

MyHomework Student Planner

O MyHomework Student Planner é um aplicativo que pode ser utilizado como uma agenda para seus trabalhos para fazer em casa. A organização pode ser determinada pela prioridade, matéria relacionada ou tipo de trabalho (como redação, por exemplo). Você também pode inserir os dias da semana em que acontecem as aulas de cada disciplina, assim como seus horários, para se organizar.

AppProva

Esse aplicativo é indicado, principalmente, para os estudantes que estão se preparando para entrar na faculdade. No AppProva, os estudantes podem fazer simulados de vestibulares e provas, como o Enem. No fim de cada teste do aplicativo, o usuário recebe dados indicando em quais matérias e temas ele precisa se dedicar mais. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS.

Dicas para os seus estudos

Uma parte fundamental do processo de obtenção de bolsa de estudos envolve o esforço e a dedicação dos próprios estudantes. Como explicamos e exemplificamos acima, hoje, já existem aplicativos que ajudam os alunos a aumentar sua produtividade nos estudos.

Porém, além dessas ferramentas, algumas práticas podem ser incluídas na rotina de estudos dos estudantes para aprimorar seu conhecimento e garantir maior eficiência no que ele for aplicado. 

Não sabe como se manter focado para estudar e conseguir sua bolsa de estudos? Veja a seguir nossas dicas.

Melhore sua rotina de aprendizado.
Melhore sua rotina de estudos. | Foto: Freepik.

Explique o conteúdo para si mesmo

Você já tentou explicar o conteúdo que está estudando para si mesmo? Tente repetir e explicar o conteúdo em voz alta, como se estivesse palestrando ou ministrando uma aula. A técnica funciona muito bem para agilizar o aprendizado e fixar o conteúdo estudado. Repita várias vezes e explique o conteúdo até que você realmente se sinta seguro e confortável. 

Desligue seus aparelhos eletrônicos

Se você adora passar um tempo nas redes sociais e sente dificuldade em se desconectar, atrapalhando sua rotina de estudos, tente uma técnica mais eficiente: desligue seus aparelhos. Isso vale para o celular, e até mesmo para o computador – quando não estiver utilizando para estudar.

Além de te dar mais tempo e foco para estudar, esse método ajuda a diminuir a sensação de ansiedade, que costuma aparecer em quem tem o hábito de manter-se conectado nas redes sociais o tempo todo.

Faça simulados

Um dos métodos mais eficientes para os estudos é a realização de simulados. Essa é uma forma de aplicar o que você estudou e testar seu nível de conhecimento sobre os conteúdos antes de realizar as provas para valer. Faça o download de simulados, ou então busque as provas antigas do Enem, ou do vestibular que você quer prestar.

Cronometre o tempo que você vai gastar para realizar o exame e leve o simulado a sério. Ele não vai funcionar se você parar para mexer no celular, consultar matérias para responder às questões ou ficar levantando o tempo todo para fazer um lanchinho. Algumas pessoas dizem que você deve escolher até mesmo uma cadeira desconfortável, para simular exatamente o ambiente da prova.

Depois de finalizar o simulado, é necessário fazer a revisão da prova. Essa parte é importante para que você entenda o que você errou e quais são as matérias ou assuntos nos quais tem mais dificuldade.

O processo de como conseguir bolsa de estudos não é um bicho de sete cabeças. Se você se mantiver informado, com certeza achará ótimas oportunidades. Mas, lembre-se, é necessário se dedicar e estudar para conseguir alcançar seu objetivo. 

________________________________________________________

Por Maria Eduarda Vieira – Fala! Universidade Federal Fluminense

ARTIGOS RECOMENDADOS