sábado, 4 maio, 24
HomeCulturaO que é feriado de Finados?

O que é feriado de Finados?

No dia 02 de novembro, é comemorado o Dia de Finados em diversos países do Ocidente, uma forma retomar a memória e fazer orações pelos mortos. O costume surgiu na Baixa Idade Média e foi popularizado pelos católicos.

A seguir, entenda o significado e a origem do feriado de Finados.

O QUE É FERIADO DE FINADOS
Entenda a origem e o significado do Dia dos Finados. | Foto: Montagem/ Pexels

O significado do feriado

Para a doutrina católica, a maioria das almas das pessoas mortas estariam no purgatório para passar por um processo de purificação. Assim, as famílias católicas intercedem pelos seus entes mortos para que o sofrimento das almas acabe.

Na Idade Média, a data era chamada de “Dia de todas as Almas”, que ocorria após o “Dia de todos os Santos”, celebrado no dia 1° de novembro.

Como surgiu o Dia de Finados?

A tradição de rezar pelos mortos foi sendo integrada, aos poucos, na doutrina católica. O principal responsável pela introdução desse costume na religião foi o monge beneditino Odilo de Cluny.

O costume existe desde a época do cristianismo primitivo, em que os católicos faziam orações pelos mortos e até por seus mártires, que geralmente eram enterrados nas catacumbas subterrâneas de Roma.

Assim, no dia 02 de novembro de 998, Odilo de Cluny instituiu que os membros de sua abadia, em Borgonha, França, deveriam rezar pelos mortos. O ato de Cluny trazia consigo a crença católica do purgatório, sendo a oração uma forma de ajudar as almas do purgatório a alcançarem o Paraíso.

Foi então no século XII que a data deixou de se restringir ao meio clerical e passou a se popularizar por todo mundo cristão, recebendo o nome de “Dia do Finados”.

Ao longo dos anos, o mundo ocidental passou por um processo de laicização. No entanto, diversos feriados cristãos ainda fazem parte do nosso calendário e o dia 02 de novembro continua sendo uma data para se interceder pelos mortos. Com isso, diversas pessoas dedicam seu feriado para relembrarem de entes queridos e amigos que já se foram, realizando rituais como visitar a lápide, levar flores e fazer orações.

_________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS