A origem da Páscoa e sua importância para os católicos
Menu & Busca
A origem da Páscoa e sua importância para os católicos

A origem da Páscoa e sua importância para os católicos

Home > Entretenimento > Cultura > A origem da Páscoa e sua importância para os católicos

Historicamente, a Páscoa originou-se com os judeus, sendo também uma data festiva no calendário cristão após a crucificação de Cristo. A Páscoa judaica e a cristã são distintas, enquanto os judeus comemoram nessa data a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, a Páscoa cristã celebra a ressurreição de Cristo no domingo que se encerra a Semana Santa.

páscoa
A entrada de Jesus em Jerusalém marca o Domingo de Ramos, momento que inicia a Semana Santa. | Foto: Reprodução.

Páscoa e sua importância para os católicos

Na igreja católica, a Páscoa encerra o período da quaresma, onde muitos católicos fazem promessas durante esse jejum, e a última semana desse período é conhecida como a Semana Santa que recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.

Durante a quaresma, os quarenta dias que antecedem a Páscoa os católicos buscam a oração, o jejum e a esmola, ações que os ajudam a se reaproximar de Deus e a se reconciliarem com Ele. O Padre Alex, que celebra na Igreja Nossa Senhora do Sameiro, conta que “O jejum nos ajuda a aprendermos a lidar com os impulsos da carne, para nos fortalecermos contra a tendência ao pecado. Já a oração, nos ajuda a reconhecer Deus como o nosso Senhor, e a esmola o sinal da caridade, nos ensinando a dividir, ter compaixão e misericórdia”.

A palavra se origina do latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach, que significa “passagem”. Seu significado se remete à libertação conquistada no Egito, celebrando então a Páscoa Judaica, e na Cristã, a celebração da passagem da morte para a vida, que veio através da ressurreição de Cristo.

A Páscoa, para mim e minha família, significa um renascimento, uma renovação de vida. Ela é a ressurreição de Cristo com a morte e vida dele. Quando Jesus foi crucificado, nós tivemos a oportunidade de sermos perdoados pelos nossos pecados. Então, a Páscoa, para nós, é um recomeço.

Finalizou Cinthia dos Santos, frequentadora da Igreja Católica São Pedro, localizada na zona norte de Manaus.

____________________________
Por Lohany Lopes – Fala! Centro Universitário Fametro – AM

Tags mais acessadas