sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCinema e SériesExpectativa x Realidade: filmes que nos iludiram sobre a faculdade

Expectativa x Realidade: filmes que nos iludiram sobre a faculdade

Que atire a primeira pedra se você, ex-aluno de ensino médio, nunca imaginou que a faculdade seria insana igual nos filmes universitários dos Estados Unidos da América. A geração American Pie (nascidos nos anos 90 e 2000) nunca esperou tanto o terceirão chegar, para sentir esse gostinho na viagem de formatura em Porto Seguro, com a Forma Turismo (#PortoTodoDia).

Agora, veterano, você entende bem a diferença entre expectativa versus realidade. Mas não se sinta desiludido, calouro! As atléticas e repúblicas brasileiras deram o seu jeito de mostrar que o equilíbrio entre diversão e estudos funcionam, sim, e marcarão a sua vida acadêmica!

Confira, a seguir, 5 filmes universitários que mexeram com a nossa cabeça:

Filmes universitários que nos iludiram sobre a faculdade

1) American Pie – Caindo em tentação (2007)

American Pie
American Pie. | Foto: Reprodução.

O sexto filme da franquia American Pie, “Beta House”, nos mostra a velha rixa clichê entre os nerds (antissociais e superinteligentes) de uma fraternidade em uma batalha de ego/orgulho contra os populares (festeiros) da fraternidade Beta House.

Na vida real, esses estereótipos não fazem muito sentido nas universidades e repúblicas brasileiras. Na verdade, quanto mais inteligente você é, mais descolado fica. Porque você consegue ir bem no semestre e ainda curtir as cervejadas e os jogos universitários!

2) Aprovados (2006)

filmes sobre a faculdade
Aprovados. | Foto: Reprodução.

Quem nunca disse que iria começar a faculdade com o pé direito, que atire mais três pedras. O teste vocacional que fazemos no terceirão nem sempre dá certo na faculdade. Mas isso não significa que o seu futuro esteja perdido. Você vai trocar de curso até se achar.

Em Aprovados, o longa nos traz uma lição de moral interessante: já que a faculdade não me aceita, eu vou criar uma faculdade que me aceite. Brincando com todos os tipos de estereótipos e pressões da sociedade (pais e universidades), Bartleby Gaines (Justin Long) cria a South Harmon Institute of Technology, uma faculdade que aceita todos os rejeitados das demais universidades e com cursos inusitados criados por eles mesmos!

3) Vizinhos (2014)

Vizinhos
Vizinhos. | Foto: Reprodução.

Só quem mora ou já morou em república universitária sabe bem como é viver uma rotina de aprendizados e amadurecimentos misturados com clima de festa. Em Vizinhos, a fraternidade Delta Psi, liderada pelo presidente Teddy Sanders (Zac Efron) acaba de se mudar para uma vizinhança tranquila, quando o seu vizinho começa a incomodá-los e uma disputa por território começa a surgir.

Na vida real, as repúblicas vão além de um lugar para festejar. Seus moradores são pessoas iguais a você: estudantes com pouco dinheiro para se sustentar enquanto frequentam a faculdade. Mas uma coisa é certa: você fará parte dessa família e, quando pegar o diploma, pode ter certeza que tudo o que passou, cada detalhe bom ou ruim, valeu a pena.

4) O Trote (2016)

faculdade
O Trote. | Foto: Reprodução.

As boas-vindas mais tradicionais que marcam um calouro na faculdade é o trote. Seja ele no primeiro dia de aula, dia da matrícula ou uma semana inteira (semana de recepção dos calouros). Hoje em dia – a maioria dos veteranos – tem a consciência e a prática do trote pacífico. Afinal, trote abusivo/pesado é proibido pelas universidades públicas, federais, estaduais e particulares. É no trote que as amizades são formadas e momentos (ridículos ou incríveis) são eternizados na nossa memória.

No filme O Trote, diversas situações de abusos físicos e psicológicos são mostrados para nos fazer ver, em forma de crítica, até que ponto chega a mente doentia de uma pessoa, que se acha superior por estar “acima” de você, pode te fazer mal a ponto de você morrer para ser aceito.

5) As Apimentadas – Mandando ver (2004)

filmes de faculdade
As Apimentadas. | Foto: Reprodução.

Assim como teve a “geração American Pie”, teve em conjunto a “geração As Apimentadas”. A garotada teve a infância e adolescência marcada por essas sagas, que, claramente, quando chegaram à faculdade perceberam alguns pontos diferentes da ficção com a realidade.

Primeiro: para ser atleta, não precisa ser bonito, popular ou ter experiência profissional; mas, sim, ter força de vontade para querer aprender e levar a sério o esporte que for praticar. Segundo: não existe rixa clichê entre os atletas. Existem rixas com o espírito esportivo apenas nas quadras. Fora delas, é só integração!

No longa As Apimentadas, as calouras Whittier e Monica (Anne Judson-Yager e Faune Chambers) vão criar confusão no time de líderes de torcida da faculdade pelo seu senso justiceiro contra a capitã maldosa do time, onde vão criar outro time inclusivo para representar a facul nos campeonatos. Para quem adora um clichê adolescente americano, já pode pegar a pipoca!

Por Giovanna Vegas – Fala! Unip