Espanha declara estado de emergência até maio de 2021
Menu & Busca
Espanha declara estado de emergência até maio de 2021

Espanha declara estado de emergência até maio de 2021

Home > Lifestyle > Saúde > Espanha declara estado de emergência até maio de 2021

A medida foi aprovada pelo Congresso neste domingo (25). É a segunda vez que a providência é imposta no país desde o início da pandemia

Espanha
Espanha declara estado de emergência por seis meses. FOTO: Reuters.

Ontem (25), a Espanha declarou estado de emergência por seis meses para impedir a evolução desenfreada do coronavírus durante a segunda onda da pandemia no continente europeu. 

O estado de emergência consiste em medidas como o toque de recolher, de 23h até as 6 da manhã (horário em que será proibida a circulação pelas ruas). No entanto, cada estado terá autoridade para adiantar ou atrasar uma hora do confinamento noturno, como decretado pelo Conselho de Ministros. 

Além disso, os responsáveis por cada estado terão liberdade para fechar as divisas com regiões vizinhas e limitar aglomerações públicas para o máximo de seis pessoas que não morem juntas. No entanto, não está previsto o encerramento das fronteiras para o turismo dentro da Europa.

As Ilhas Canárias não se enquadram no estado de emergência do país devido ao baixo número de casos de coronavírus que apresenta.

Com as novas medidas de prevenção e proteção ao vírus, a Espanha segue o mesmo caminho do que outros países europeus, como a França. Para conter o avanço da pandemia, o governo francês ampliou nos últimos dias o  toque de recolher das 21h às 6h para dois terços do país, atingindo 46 milhões de pessoas.

O objetivo, segundo o presidente espanhol Sánchez, é fazer com que o número de casos por 100 mil habitantes baixe para 25. Espanha já registou mais de um milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, embora o chefe do Governo tenha já falado em 3 milhões de infetados. Estão contabilizadas mais de 35 mil mortes.

_________________________________________
Por Domitilla Mariotti – Redação Fala!

Tags mais acessadas