Neymar sofre racismo em campo; na França, não há racistas?
Menu & Busca
Neymar sofre racismo em campo; na França, não há racistas?

Neymar sofre racismo em campo; na França, não há racistas?

Home > Entretenimento > Famosos e TV > Neymar sofre racismo em campo; na França, não há racistas?

“O fenômeno do racismo no esporte, e no futebol em particular, não existe ou quase não existe”, diz presidente da Federação Francesa de Futebol após episódio racista.

O último encontro entre PSG e Olympique de Marselha, no domingo (13), acabou rodeado de polêmicas. Válido pelo campeonato francês, uma passagem do jogo envolvendo o atacante brasileiro que joga no time parisiense, Neymar, chamou atenção e não era por conta do futebol: ele foi expulso por ter agredido o zagueiro Álvaro Gonzales, seu adversário.

Neymar sofre racismo
Neymar discute com zagueiro Álvaro González, a quem acusou de racismo. | Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters.

Neymar sofre racismo em campo

Ao sair do campo muito irritado, Neymar alegou ter sido vítima de comentários racistas advindos do zagueiro espanhol. Já foi provado por veículos de comunicação brasileiros que as ofensas raciais realmente ocorreram e o PSG entrará com um dossiê para defender o atacante. O caso será julgado em breve e, caso Gonzales seja punido, poderá pegar um gancho de até 10 jogos de acordo com  regra do campeonato.

No entanto, a declaração Noël Le Graët, que preside a Federação Francesa de Futebol – órgão máximo responsável pelo futebol na França -, fez com que o caso ganhasse maiores proporções. Além de Le Graët ter tido uma atitude negacionista em relação ao racismo, demonstrou extrema indelicadeza ao exemplificar seu argumento, ao dizer que “quando um negro marca um gol, todo o estádio aplaude”.

O dirigente completou seu discurso dizendo que os jogadores deveriam ter mantido a calma, alegando que a postura foi incorreta, estragando o espetáculo. O jogador brasileiro, que já foi punido por menos, demonstrou muita revolta nas redes sociais:

VAR pegar minha ‘agressão’ é mole… agora eu quero ver pegar a imagem do racista me chamando de ‘MONO HIJO DE P***’ (macaco filho da p***)… isso eu quero ver! E aí? CARRETILHA vc me pune.. CASCUDO sou expulso… e eles? E aí?

Neymar Jr. também será julgado e corre risco de ficar fora de até sete partidas. Dessa vez, foi a Europa quem deu um péssimo exemplo para o mundo.

___________________________________
Por Nina Galiotte – Fala! Cásper

Tags mais acessadas