Menu & Busca
Entenda qual é a rixa de Bolsonaro com o presidente da Argentina

Entenda qual é a rixa de Bolsonaro com o presidente da Argentina


Com 96,2% dos votos, Alberto Fernández venceu as eleições argentinas em primeiro turno, sendo hoje (28) o atual presidente do país. O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, lamentou a vitória líder Argentino e anunciou que não irá parabeniza-lo.

Bolsonaro, presidente do Brasil e Alberto Fernandéz, presidente da Argentina
Bolsonaro, presidente do Brasil e Alberto Fernandéz, presidente da Argentina

Não pretendo parabenizá-lo. Agora, não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver qual a posição real dele na política. Porque ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo, e vamos ver qual linha que ele vai adotar.

Disse Bolsonaro em coletiva de imprensa

Entenda o porque Bolsonaro não vai muito com a cara de Alberto Fernández:

Conheça Alberto Fernández, o novo presidente da Argentina

Apesar de Alberto Fernández apoiar o neoliberalismo, assim como Bolsonaro, os dois possuem visões diferentes de como o Estado deve se portar.

Alberto Fernández ganhou as eleições com quase 100% da aprovação popular sem nunca ter sido prefeito, deputado, governador ou ter tido outro cargo político elevado. Sua vice presidente, Cristina Kirchner, na verdade foi presidente da Argentina desde 2007 até 2015.

Antes disso, quem atuou como presidente da Argentina foi o marido de Cristina Kirchner, Néstor Kirchner, que ocupou o cargo no período de 2003 a 2007. Na época Cristina era a primeira dama do país.

Os últimos três presidentes da Argentina estão ligados ao Foro de São Paulo, uma organização formada por partidos e movimentos políticos em 1990, criada a partir de um seminário organizado pelo PT de Lula. A entidade se propõe a unir a esquerda latino-americana, sendo constante alvo de críticas de setores ligados à direita, segmento apoiado por Jair Bolsonaro.

SATELITE DA NASA DETECTA PERIGO NA AMAZÔNIA E BOLSONARO COMENTA QUEIMADAS

Hoje também é um dia muito especial para muitos de nós. Há 9 anos, estávamos deixando o Nestor, que além de ser um grande presidente, era meu amigo. Muitos me perguntam o que eu diria hoje. Eu diria: “Vamos fazer de novo, eu ajudo você.” Eu sinto tanto sua falta, amigo. Obrigado eterno.

Tradução do tweet de Alberto Fernández sobre Néstor

Néstor Kirchner morreu em 27 de outubro de 2010 e trabalhou com os presidentes de centro-esquerda Lula e o chileno Ricardo Lagos, e os governantes de esquerda Chávez, Fidel Castro de Cuba e Evo Morales da Bolívia.

BOLSONARO OFENDE BRIGITTE MACRON E BRASILEIROS PEDEM DESCULPAS

Presidente da Argentina é amigo de Lula

O atual presidente da Argentina também demonstrou ser bastante amigo do ex-presidente Lula, desejando felicidades em seu aniversário, que foi ontem (27). Isso é um fator que alimenta a rixa entre Bolsonaro e Alberto Fernández, já que o atual presidente do Brasil discorda muito da visão política de Lula.

Meu amigo Lula também está comemorando seu aniversário hoje, um homem extraordinário que está preso injustamente há um ano e meio. Parabéns pra você, querido Lula. Espero te ver pronto. #LulaLivre

Tradução do tweet de Alberto Fernández sobre Lula

PALOCCI DIZ EM ACORDO DE DELAÇÃO QUE PT TERIA ROUBADO R$330 MILHÕES

CARLOS BOLSONARO E EDUARDO BOLSONARO SE METEM EM POLÊMICA MAIS UMA VEZ, ENTENDA

Lula compartilhou em seu Twitter um vídeo do novo presidente da Argentina dizendo “Lula Livre” em espanhol.

QUEM É RENAN BOLSONARO, O FILHO CAÇULA DE JAIR BOLSONARO?

O desgosto de Bolsonaro com Alberto Fernandéz é uma batalha ‘Direita X Esquerda’

A esquerda e a direita estão em guerra fria a muito tempo, e a rixa do atual presidente brasileiro com o novo presidente argentino tem as diferentes visões políticas como principal pauta.

Lamento. Eu não tenho bola de cristal, mas eu acho que a Argentina escolheu mal. O primeiro ato de Fernandéz já foi “Lula Livre”. Já disse a que veio…

Disse Bolsonaro em coletiva de imprensa

Apesar de não cumprimentar Alberto Fernandéz, Bolsonaro prometeu dialogar com o Governo do país vizinho:

Pretendo dialogar sim, não vamos fechar as portas. Agora, estamos preocupados e receosos, tendo em vista até o gesto que ele fez de Lula Livre. Temos a informação de que muita gente do PT estaria lá na Argentina para comemorar com o ele o que seria a vitória dele

A rixa que pode acontecer entre Bolsonaro e Fernandéz pode afetar o tratado Mercosul, organização internacional criada em 1991, constituída por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, para adoção de políticas de integração econômica entre esses países, e tendo como associados Chile e Bolívia.

Não digo que sairemos do Mercosul, mas poderemos juntar com o Paraguai. Não sei o que vai o que vai acontecer com o Uruguai, vamos ver o que vai ser nas eleições do Uruguai, e decidimos se a Argentina fere alguma cláusula do acordo ou não.

Se ferir, nós podemos afastar a Argentina. A gente espera que nada disso seja necessário. Espero que a Argentina não queira, na questão comercial mudar o seu rumo”

afirmou

Bolsonaro acredita que o fato de Alberto Fernandéz desejar a liberdade do antigo presidente Lula é um afronta a atual política brasileira:

Ele [Fernández] está afrontando o Brasil de graça, no meu entender. Estamos aguardando seus passos para, talvez, no futuro tomarmos alguma decisão em defesa do Brasil

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas