Entenda o mito da escola pública nos Estados Unidos
Menu & Busca
Entenda o mito da escola pública nos Estados Unidos

Entenda o mito da escola pública nos Estados Unidos

Home > Universidades > Entenda o mito da escola pública nos Estados Unidos

Conhecido como o país de primeiro mundo, com uma das melhores economias já vistas e um dos menores custos de vida, os Estados Unidos são uma potência vangloriada e almejada pelas demais regiões da América do Sul, local de origem do maior número de imigrantes ao território estadunidense. 

Um dos principais motivos  para que famílias abandonem sua cidade natal é a busca por uma melhor qualidade de vida, visto que, muitas vezes, a situação dessas pessoas beiram à fome, falta de escolaridade e desemprego, devido à ausência de oportunidades. E essa procura por novas chances torna os EUA o destino dos sonhos.

A vantagem do país, visto por quem deseja morar lá e possui filhos, é em questão a escola pública, a qual é tida como referência de qualidade para todos, independente de sua classe social, sendo um local da diversidade, em que todos aprendem a conviver juntos. Contudo, essa informação de ensino perfeito não passa de uma construção ilusória.

escola pública
Escola pública nos Estados Unidos. | Foto: Reprodução.

O mito da escola pública nos EUA

Cada instituição de ensino dos Estados Unidos é financiada e administrada conforme o valor de IPTU da região em que está alocada, ou seja, o bairro com moradores de baixa renda não terá uma escola com os mesmos investimentos e recursos do que uma localizada em região nobre. E vale ressaltar que é obrigatório que o aluno esteja matriculado no colégio disponível mais próximo de sua residência. 

Dessa forma, é evidente que a desigualdade social está velada, na qual muitos indivíduos não a enxergam por falta de informação e conhecimento, e ainda alegam que este país – em quesito a educação – por dispor ensino de qualidade a todos os cidadãos de modo igualitário, é um dos mais humanos e o que mais se preocupa com o desenvolvimento de cada pessoa. 

É fato que os dados do PIB evidenciam que os EUA são um excelente país para morar, entretanto, ao notar como o  enaltecido sistema de educação realmente funciona, o conforto de proporcionar a melhor aprendizagem ao seus filhos se torna algo comprometido.

_____________________________
Por Rafaella Clari – Fala! Cásper

Tags mais acessadas