Veja cinco hábitos que ajudam a melhorar sua escrita
Menu & Busca
Veja cinco hábitos que ajudam a melhorar sua escrita

Veja cinco hábitos que ajudam a melhorar sua escrita

Home > Lifestyle > Veja cinco hábitos que ajudam a melhorar sua escrita

Você é uma daquelas pessoas que adora usar das palavras para escrever um poema, uma história ou até simplesmente relatar seu dia? Saiba que a escrita só traz benefícios e é uma atividade que pode ser aprimorada a cada dia.

Além de ser um ótimo exercício de criatividade, a escrita é benéfica em outros campos, como ajudando a lidar com situações de estresse e ansiedade, melhorando sua fala e vocabulário e promovendo um desenvolvimento pessoal fascinante.

Agora, confira algumas dicas que vão aperfeiçoar sua escrita.

escrita
Hábitos que ajudam a melhorar sua escrita. | Foto: Reprodução.

Hábitos que ajudam a melhorar sua escrita

1. Leitura

Não adianta. Leitura e escrita é como o jovem moderno e o TikTok: não se desgrudam. Por isso, para que seu desenvolvimento ao escrever evolua, é necessário aliar momentos de leitura no seu dia a dia.

Aqui, vale de tudo: desde os grandes clássicos, como Machado de Assis, livro jovem/adulto do tipo Harry Potter ou, até mesmo, textões no Facebook (com moderação, claro). O importante é estar constantemente em contato com novos estilos que irão aprimorar o seu repertório cultural e, consequentemente, sua escrita.

2. Pratique sempre que puder

Está no ponto de ônibus e surgiu uma ideia? Anote e comece a dissertar sobre aquilo. Está no intervalo da aula e quer continuar um texto que começou? Pegue o bloco de notas e escreva. Está “de bobeira” em casa? Escreva. Já ficou claro que o clichê “a prática leva à perfeição” é muito real e deve ser levado a sério. 

3. Revisão 

Além de praticar, ou seja, finalmente redigir um texto, é importante que você desenvolva o hábito da revisão. Ao revisitar seu trabalho, será possível encontrar possíveis erros gramaticais, falta de coesão e coerência ou, até mesmo, acentuações que estão omissas.

Se possível, peça para que algum familiar ou amigo faça a revisão por você, já que ter a visão externa sempre será bastante favorável, podendo ser apontadas questões que você ainda não tinha notado, por estar imerso no texto.

4. Planejamento

Tenha uma agenda onde esteja descrito os dias na semana e o tempo que você se dedicará a esta atividade. Muitas vezes, é mais benéfico escrever por somente 15 minutos por dia, do que 1 hora em um único dia da semana. A consistência é valiosa, e deve ser usada não só na escrita, mas sempre que se deseja criar novos hábitos.

5. Saia da zona de conforto 

Você só escreve poemas e é muito bom nisso? Parabéns!

Mas que tal se arriscar em outras narrativas, como, por exemplo, um conto de terror? Ao sair da sua zona de conforto, mesmo que o receio exista no começo, será algo que irá expandir o seu conhecimento acerca de novos gêneros, além de ser uma alternativa para experimentar novos modelos que podem te fascinar. Estar aberto ao novo é fundamental!

Comece a colocar essas dicas em prática agora mesmo e escreva textos incríveis!

_________________________________
Por Cristiane Souza – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas