Entenda como as ecobags têm ajudado o meio ambiente
Menu & Busca
Entenda como as ecobags têm ajudado o meio ambiente

Entenda como as ecobags têm ajudado o meio ambiente

Home > Notícias > Mercado > Entenda como as ecobags têm ajudado o meio ambiente

Saiba mais sobre as sacolas ecológicas e seus benefícios para o ecossistema

Se você é uma pessoa preocupada com as causas ambientais, então, precisamos falar sobre as ecobags. Elas chegaram para ficar. Mas, afinal, o que são as ecobags? Podendo ser feitas de algodão ou outros materiais considerados sustentáveis, são produtos desenvolvidos para substituir o uso das sacolas de plástico. Além de biodegradáveis, as sacolas ecológicas são reutilizáveis para consumo, podendo ser lavadas e usadas em diferentes situações do nosso cotidiano.

Devido aos sacos de plástico não serem biodegradáveis ​​ou recicláveis, bilhões de sacolas plásticas são levadas para aterros todos os anos. Sacos de plástico chegam às nossas praias e aos nossos oceanos, causando sérios perigos para os animais marinhos, levando muitos deles à morte. Separamos algumas dicas que vão fazer você substituir as sacolas plásticas pelas ecobags.

ecobags
Entenda como as ecobags têm ajudado o meio ambiente. | Foto: Reprodução.

Por que utilizar ecobags

Preservação do meio ambiente

Segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA), mais de 3 trilhões de sacolas plásticas são consumidas a cada ano em todo o mundo. Os Estados Unidos usam 380 bilhões de sacolas plásticas por ano e são necessários 12 milhões de barris de petróleo para fabricar esses saquinhos. No Brasil, são distribuídas cerca de 1,5 milhão de sacolinhas a cada hora, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Ou seja, 13 bilhões de sacos plásticos por ano.

Diferente das sacolas plásticas, as ecobags são produzidas sempre de modo local, valorizando o trabalho manual e a reutilização de materiais.

Estilo

Além de ser a melhor opção para o meio ambiente, as ecobags são super estilosas. E claro, sem contar sua versatilidade. Elas vão muito além de simples idas ao mercado. Você pode utilizar uma ecobag na praia, faculdade, substituindo uma mochila, e para complemento do look. Enfim, as oportunidades de seu uso são muitas.

Duração

Diferente das sacolas plásticas, as ecobags são muito duráveis. Um dos princípios da criação de sacolas ecológicas é que elas possam ser usadas pelo maior tempo possível sem estragar. Cada sacola ecológica é pensada para aliar resistência, beleza e praticidade. Isso se deve graças aos materiais usados na fabricação das ecobags.

Outra vantagem das ecobags é que é ela consegue suportar muito mais peso do que um saco plástico, sendo que a utilização de uma única sacola ecológica substitui aproximadamente oito sacolas comuns. Na hora de fazer as compras do mês, elas aguentam mais peso e mais itens de mercado e ocupam menos espaço no carro por armazenarem mais coisas. 

Reduzem a produção de lixo

Reduzir a produção de sacolas plásticas no meio ambiente é uma das principais formas de manter o planeta mais limpo. Se você procura ter um estilo de vida mais sustentável, saiba que usar as ecobags pode ajudar e muito nessa tarefa. Afinal, elas te ajudam a implementar dois dos 3R’s da sustentabilidade, o “Reutilizar” (por serem sacolas reutilizáveis) e o “Reduzir” – por diminuírem o consumo de plástico.

Economia

Por fim, as ecobags são uma aposta maravilhosa para você que quer economizar. E claro, são muito mais baratas quando comparadas com as sacolas plásticas tradicionais. Enquanto as sacolas normais são feitas para usar e jogar fora, as ecobags são feitas para durar. Ou seja, você não terá que comprar novas sacolas a todo o momento.

Devido à lei que determina o fim da distribuição dessas sacolas e obriga os estabelecimentos a oferecerem sacolas produzidas com materiais reutilizáveis ou biodegradáveis, alguns supermercados passaram a cobrar um valor de custo pelo consumo das plásticas. É um valor baixo, mas que faz diferença no orçamento ao final de um mês ou mesmo ao final de um ano. Por isso, as sacolas reutilizáveis também são capazes de aliar sustentabilidade a economia.

________________________________
Por Felipe Araújo – Fala! Cásper

Tags mais acessadas