Emagrecer dormindo: entenda como dormir melhor emagrece
Menu & Busca
Emagrecer dormindo: entenda como dormir melhor emagrece

Emagrecer dormindo: entenda como dormir melhor emagrece

Home > Lifestyle > Emagrecer dormindo: entenda como dormir melhor emagrece

Para algumas pessoas pode soar estranho ou até milagroso a ideia de conseguir emagrecer dormindo, porém, por incrível que pareça, esse fato é comprovado por diversos estudos quando o descanso do indivíduo é completo e saudável. Então sim, dormir emagrece também, mas como? Confira tudo sobre esse assunto, a seguir!

como emagrecer na pandemia
Aprenda sobre como dormir melhor e ainda assim emagrecer dormindo | Foto: Freepik

Emagrecer dormindo: como dormir melhor?

A importância de uma boa higiene do sono é grande não só para o controle de peso, mas também para o bem-estar do ser humano e da manutenção da saúde tanto física quanto psicológica de um indivíduo, visto que noites mal dormidas podem causar mau humor e cansaço excessivo.

Algumas universidades dos Estados Unidos produziram estudos diante de pesquisas sobre o funcionamento do corpo humano que comprovam a teoria de que dormir bem acelera o processo de emagrecimento e, no caso contrário, há um ganho de peso. A Universidade de Chicago, por exemplo, comprovou que pessoas que têm boas noites de sono possuem até 20% menos de gordura na barriga.

Tudo isso deve-se ao processo de transformação em energia diante da queima de gordura. Durante o período do sono, o corpo humano se dedica a transformar gordura em energia, o que gera a consequência do emagrecimento.

Higiene do sono

Nessa perspectiva, a manutenção do sono saudável promove a regulação dos níveis de hormônios do corpo que geram a fome – como a grelina e a leptina, por exemplo – e também auxilia na diminuição dos níveis de cortisol no sangue. Por isso, a higiene do sono pode ser a solução para noites mal dormidas. 

Um índice alto de cortisol proporciona a elevação do mau humor, por esse motivo, algumas pessoas descontam o estresse na comida e há um aumento de apetite que dificulta a queima de gordura. Além disso, a adrenalina e o cortisol (hormônios produzidos pelo estresse) aumentam a falta de sono e também podem dificultar a formação de massa magra.

Quando dormimos pouco, a produção da grelina, hormônio que controla a fome, aumenta, fazendo com que a noite mal dormida resulta em um maior consumo de alimentos do dia seguinte, ou seja, auxiliando no ganho de peso.

diz o médico Wesley Schunk em entrevista à Folha Vitória.

Já quando o sono de um adulto dura de 6 a 8 horas (tempo sugerido para repor adequadamente as energias), a produção da leptina – hormônio que controla a sensação de saciedade – aumenta e o indivíduo, além de emagrecer, consegue ter um estilo de vida mais saudável e com mais disposição.

Dicas para melhorar o sono e emagrecer dormindo

Segundo Schunk, algumas dicas acessíveis sobre como dormir melhor para as pessoas conseguirem ter um sono excepcional a noite são: “Reduzir o consumo de cafeína ou qualquer estimulante a partir do final da tarde; não consumir bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açúcares; não fazer exercícios físicos após as 20h; manter o quarto escuro; comer alimentos leves após as 20h; meditar e tomar chás, como o de camomila e capim cidreira”, orienta.

Ademais, é necessário ressaltar que para manter uma boa qualidade de vida e um peso saudável para o seu corpo, além de ter o sono regulado é preciso aderir a uma dieta equilibrada com alimentação saudável e prática frequente de atividades físicas.

Qual médico procurar em caso de problemas com o sono?

Para pacientes que sofrem com insônia – dificuldades em ter um sono tranquilo e sem interrupções, cansaço excessivo ou sonolência diurna constantes – em alguns casos a pessoa pode ser encaminhada para especialistas na área da otorrinolaringologia.

Isso acontece porque os médicos otorrinos também tratam de doenças ligadas às vias respiratórias, que podem interferir no sono, além dos distúrbios do sono que estão entre as patologias mais diagnosticadas nesse ramo.

A Otorrino Paulista é um ótimo exemplo de clínica para tratar desses distúrbios que afetam o dia a dia de boa parte da população em diversas fases da vida. Possui profissionais qualificados e um atendimento excepcional com a prática humanizada. Agora que já conferiu sobre como emagrecer dormindo, agende a sua consulta pelo site ou pelo Whatsapp (11) 99142-2342.

____________________________
Por Meliah Batista – Fala! UFPE

Tags mais acessadas