A Copa do Mundo vem se aproximando e as últimas vagas para o torneio vão sendo preenchidas em todos os continentes. Nesta terça-feira (29), os cinco representantes da África garantiram a sua classificação.
Na sexta (1), no Centro de Exposições e Convenções de Doha, no Catar, a FIFA realizará o sorteio das fases de grupos da competição. Confira os confrontos que aconteceram nesta terça-feira, em solo africano, nas eliminatórias da Copa do Mundo!
África: decisão das últimas vagas para a Copa do Mundo 2022
Senegal x Egito (ida: 0x1 – volta: 1×0)
Às 14:00, Egito e Senegal jogaram no Estádio Diamniadio, em Dakar. Na partida de ida, os egípcios saíram com a melhor, vencendo por 1×0, graças ao gol contra do lateral-esquerdo Saliou Ciss logo no início do jogo.
A disputa foi a mais aguardada na região, graças a grandes nomes em campo como Sadio Mané, Edouard Mendy e Kalidou Koulibaly (Senegal) e Mohamed Salah e Mohamed Elneny (Egito). Os Faraós foram em busca da classificação para a sua quarta Copa do Mundo, enquanto os senegaleses buscavam chegar em seu terceiro torneio.
O Senegal levou a melhor. A seleção ganhou por 1×0 no tempo normal graças a um gol contra de Hamdi Fathi, empatou no placar agregado e venceu a disputa de pênaltis.
Nigéria x Gana (ida: 0x0 – volta: 1×1)
No mesmo horário, Nigéria e Gana mediram forças em Abuja, após um empate em 0x0 na terra dos Black Stars.
Ambas as seleções passam por um processo de reformulação e vêm apostando em jovens promessas nas últimas convocações.
Os nigerianos contam, principalmente, com o talento ofensivo de Victor Osimhen e Samuel Chukwueze, para superar os adversários. Além deles, outros nomes de destaque são os volantes Wilfred Ndidi e Frank Onyeka e o lateral-direito Ola Aina.
Já os ganeses, na partida de ida, mesclaram a experiência do centroavante Jordan Ayew com os talentos de Felix Afena-Gyan, atleta da Roma de 19 anos, e Abdul Fatawu Issahaku, sensação do futebol local e que irá migrar para o Sporting de Lisboa no meio do ano.
O jogo de volta terminou empatado por 1×1 e Gana levou a vitória por gol fora de casa.
Argélia x Camarões (ida: 1×0 – volta: 1×2)
Com gol do atacante Islam Slimani, a Argélia venceu Camarões fora de casa e levou uma vantagem importante para o duelo de volta. Agora, na cidade de Blida, os argelinos tentaram garantir a sua vaga e voltar a Copa do Mundo. O grande nome da equipe é o ponta Riyad Mahrez, um dos destaques do Manchester City e o 5º maior artilheiro da história do país. Do lado de Camarões, alguns atletas merecem ser observados, como o goleiro André Onana e os atacantes Karl Toko Ekambi e Eric Maxim Choupo-Moting.
O jogo de volta terminou com uma vitória de 2×1 dos Camarões, que levaram a classificação para casa, por conta dos gols fora.
Marrocos x RD do Congo (ida: 1×1 – volta: 4×1)
Marrocos e RD do Congo duelaram no Estádio Mohammed V, em Casablanca, após terem empatado por 1×1 em solo congolês.
Para os marroquinos, valia disputar a sua segunda Copa de forma consecutiva. Os destaques da equipe são o lateral-direito Achraf Hakimi (PSG-FRA), o zagueiro Romain Saïss (Wolverhampton Wanderers-ING) e o atacante Youssef En-Nesyri (Sevilla-ESP). Para a República Democrática do Congo, valia se classificar para a primeira Copa do Mundo desde 1974, quando o país ainda era chamado de Zaire.
Marrocos levou a melhor, ganhou de 4×1 e garantiu sua classificação para a Copa do Mundo 2022.
Tunísia x Mali (ida: 1×0 – volta: 0x0)
Em jogo disputado na cidade de Bamako, em Mali, a Tunísia foi quem levou a melhor no confronto, graças ao gol contra do zagueiro Moussa Sissako aos 36 minutos de jogo.
Os tunisianos buscavam disputar a segunda Copa do Mundo de forma consecutiva e a 6ª do país de modo geral. Já Mali estava na luta para estrear na maior competição de seleções do planeta. Na corrida por esse objetivo, o time contou com o reforço do meia Abdoulaye Doucouré, jogador do Everton, da Inglaterra, que fez a sua estreia na equipe no jogo de ida.
O jogo de volta acabou em 0x0 e a Tunísia garantiu sua classificação na Copa do Mundo 2022.
__________________________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP