Terceirização de limpeza em São Paulo: Saiba o que é e como contratar
Menu & Busca
Terceirização de limpeza em São Paulo: Saiba o que é e como contratar

Terceirização de limpeza em São Paulo: Saiba o que é e como contratar

Home > Notícias > Mercado > Terceirização de limpeza em São Paulo: Saiba o que é e como contratar

A terceirização de limpeza em São Paulo é algo que vem crescendo nos últimos tempos, isso porque encontrar profissionais qualificados é um grande desafio. Além disso, a contratação de equipes de limpeza por terceiros é mais simples, uma vez que a responsabilidade por pagamentos, benefícios, entre outras questões fica a cargo da empresa contratante. 

Essa modalidade de serviço é ideal para empresas que estão crescendo e que, com o passar do tempo, vem aumentando suas responsabilidades. Com o aumento de responsabilidades, como remuneração, gerenciamento de contratos, entre outras coisas, não precisar se preocupar com um detalhe como a limpeza pode ajudar e muito. Além disso, outros serviços também podem ser terceirizados, como serviços de segurança, administração, entre outros. 

Dito isso, a seguir, saiba mais sobre a terceirização de limpeza em São Paulo, desde o que é um serviço terceirizado até como contratar tais serviços para sua empresa!

Saiba tudo sobre a terceirização de limpeza em São Paulo.
Saiba tudo sobre a terceirização de limpeza em São Paulo. | Foto: Freepik.

O que é terceirização de serviços?

Antes de compreender mais sobre a terceirização de limpeza em São Paulo, é preciso saber o que é a terceirização de serviços. Pois bem, terceirizar um serviço significa que uma empresa, ao invés de contratar colaboradores individualmente para realizar uma determinada função, irá contratar uma empresa. Essa empresa será responsável por selecionar profissionais qualificados e enviar para o contratante. Ou seja, uma empresa contrata outra empresa para preencher as vagas necessárias para uma determinada função. 

Esse tipo de negócio é popularmente conhecido como B2B, ou business to business (empresa para empresa). Em resumo, quando uma empresa presta um serviço para outra empresa, ao contrário do comum, que é quando um funcionário presta um serviço para uma empresa. Nesses casos, é preciso frisar, que o trabalhador contratado possui um vínculo empregatício e deve ter todos os seus direitos garantidos. Esse vínculo, contudo, é com a empresa que foi contratada e não com a empresa contratante. 

Por exemplo, se o colaborador irá tirar férias, ele não deve resolver essa questão na empresa em que está prestando serviços, mas sim com a empresa que o encaminhou para a outra. 

Esse método é utilizado para facilitar a administração de empresas, que não precisam se preocupar com a contratação de profissionais CLT para determinadas áreas.

Sendo assim, é possível afirmar que a terceirização de limpeza é quando uma empresa contrata outra para enviar equipes de limpeza qualificadas. Ou seja, ao invés de entrevistar e selecionar candidatos para preencher as vagas da limpeza, a empresa solicita que a outra os envie funcionários.

Quais serviços podem ser terceirizados?

Além da limpeza, como citamos anteriormente, existem vários tipos de serviços que podem ser terceirizados. Isso porque a terceirização não irá implicar na qualidade do serviço, na eficácia da empresa ou em outros pontos importantes. 

Existem alguns tipos de serviços, no entanto, que são comumente terceirizados. São eles:

  • Limpeza;
  • Contabilidade;
  • Armazenamento de produtos; 
  • Serviços administrativos;
  • Segurança.

Por que optar pela terceirização de limpeza em São Paulo?

Antes de mais nada é preciso entender a importância de um ambiente de trabalho limpo. Um local limpo e agradável garante que o colaborador se sinta bem e disposto a realizar suas tarefas. Além disso, é uma maneira de manter o local atrativo para clientes e parceiros, que devem ser recebidos em um ambiente limpo, convidativo e confortável.

Sendo assim, é fundamental que os gestores mantenham sempre o ambiente limpo e, para isso, é preciso uma equipe qualificada de limpeza. Entenda que uma equipe qualificada se faz necessário uma vez que ambientes corporativos, em sua maioria, são grandes e devem ser limpos com cuidado, para garantir que computadores e outros aparelhos não sejam danificados. 

Acontece, no entanto, que a contratação desses profissionais é demorada, uma vez que não é fácil identificá-los no mercado e, quando são encontrados, passam por processos seletivos que podem levar meses. E em uma cidade como São Paulo, em que tudo deve ser feito o mais rápido possível, é preciso que uma equipe seja contratada em pouco tempo. 

É aí que a terceirização de limpeza em São Paulo entra, pois ao contratar uma equipe por meio de outra empresa, você garante que irá receber os melhores funcionários e em pouco tempo. Isso porque essas empresas são as responsáveis por identificar os profissionais, contratá-los e enviá-los para outros locais. A maioria das empresas de terceirização já possuem profissionais a postos para ocupar uma vaga.

Sendo assim, é possível facilitar o processo de contratação e garantir de imediato um ambiente limpo e organizado. 

5 benefícios da terceirização de limpeza em São Paulo

A terceirização de limpeza em São Paulo e outras cidades não possui apenas a vantagem de adiantar o processo de contratação. A decisão de adotar esse tipo de serviço pode garantir vários benefícios para uma empresa, que vão desde a organização do ambiente até a redução de custos em diversos setores. A seguir, confira os 5 principais benefícios da terceirização de limpeza em São Paulo. 

1. Redução de gastos na empresa

Um dos primeiros benefícios que podem ser citados com a terceirização de limpeza é a redução de gastos e custos em sua empresa. Isso porque a terceirização desse serviço elimina a necessidade de vínculos trabalhistas, como pagamento, benefícios, abono, entre outros, além de eliminar a necessidade da compra de materiais e produtos de limpeza para a empresa. Além disso, grandes empresas, muitas vezes,precisam contratar mais de uma equipe, o que dobra os valores. 

2. Valor fixo

Outro benefício da terceirização de limpeza também está vinculado aos custos da empresa. Neste caso, as empresas gastam um valor fixo por mês pela prestação de serviços da outra empresa e ajustes nos valores são informados sempre com antecedência, para garantir que a empresa contratante tenha dinheiro para pagar.

3. Menos burocracias

Ao contratar um serviço de limpeza tercerizado você elimina diversas questões burocráticas envolvendo a contratação de novos colaboradores. Além disso, questões trabalhistas são reduzidas,limitando-se apenas aos funcionários CLT que sua empresa possui. Sendo assim, você garante o melhor dos serviços, mas sem complicações e obrigações.

4. Profissionais qualificados

Como dissemos anteriormente, ao realizar a terceirização de limpeza em São Paulo você garante a contratação de profissionais qualificados, mas sem toda a burocracia dos processos seletivos. Além disso, qualquer problema relacionado àquele profissional é resolvido pela empresa terceirizada, algo que facilita o dia a dia de seu negócio.

5. Facilidade de contratação

Outro benefício que deve ser ressaltado na terceirização de limpeza em São Paulo é a facilidade de contratação. Isso porque ao terceirizar um serviço você evita os processos seletivos, que costumam ser demorados e burocráticos, garante bons profissionais e, o melhor de tudo, em pouco tempo. Sendo assim, ao contratar uma empresa terceirizada você já garante uma equipe qualificada em seu escritório.

Quanto custa a terceirização de limpeza em São Paulo?

Os valores cobrados por empresas terceirizadas de limpeza podem variar, isso porque existem diversos fatores que são levados em consideração na hora de calcular um preço pelos serviços prestados. O primeiro ponto a ser considerado é a localização, em seguida, o tamanho das equipes e por último o tipo de serviço que será realizado. 

Os tipos de serviço de limpeza prestados e que podem alterar o valor cobrado são:

  • limpeza de escritório;
  • limpeza industrial;
  • limpeza hospitalar;
  • limpeza de condomínio.

Mesmo com variações, é possível afirmar que a terceirização de limpeza em São Paulo pode custar de R$735 até R$11.100.

Agora que você já sabe tudo sobre a terceirização de limpeza em São Paulo, está na hora de contratar esse serviço para sua empresa!

__________________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas