Limpeza de estofados São Paulo: Saiba o que é, benefícios e importância
Menu & Busca
Limpeza de estofados São Paulo: Saiba o que é, benefícios e importância

Limpeza de estofados São Paulo: Saiba o que é, benefícios e importância

Home > Notícias > Mercado > Limpeza de estofados São Paulo: Saiba o que é, benefícios e importância

Se você está se perguntando sobre limpeza de estofados São Paulo, nós temos o que você precisa. Nos últimos tempos, comprar um sofá se tornou muito caro e, além disso, muitas pessoas possuem um apego com os móveis que possuem. Mas o que fazer quando seu sofá ou os estofados de cadeiras e poltronas já estão velhos e sujos? Se jogar fora e comprar um novo não é a opção, a limpeza de estofados é sua melhor opção.

Por mais que a limpeza de estofados tenha se popularizado muito, principalmente com a ajuda das redes sociais, muitos ainda possuem dúvidas sobre. Isso porque existem diversas formas de limpeza de estofados em São Paulo e em todos o Brasil. O tipo de higienização irá depender do tipo de estofado, das necessidades do cliente e até mesmo do tipo de sujeira. Além disso, pessoas que moram em apartamentos, algo comum em cidades grandes como São Paulo, podem ter dificuldade com determinadas limpezas de estofados.

Saiba tudo sobre limpeza de estofados em São Paulo.
Saiba tudo sobre limpeza de estofados em São Paulo. | Foto: Freepik.

Dito isso, a seguir, explicaremos o que é limpeza de estofados, qual sua importância e benefícios. E mais, traremos valores e outro tipos de informações sobre limpeza de estofados São Paulo, para quem mora na cidade mais movimentada do País.

O que é limpeza de estofados?

Antes de saber mais sobre limpeza de estofados em São Paulo, é preciso compreender o que é limpeza de estofados. Isso porque esse tipo de higienização vai além da simples lavagem de sofás. O processo de limpeza de estofados envolve diversos produtos e até mesmo alguns aparelhos, além de móveis que vão além do sofá, o mais convencional. Tudo isso dependendo do tipo de estofado que será higienizado e do ambiente em que ele se encontra.

Pois bem, a limpeza de estofados nada mais é que a higienização completa, feita com água, produtos químicos e máquinas, de estofados. Os estofados são os sofás, tapetes, cadeiras, poltronas, colchões, entre outros. O que caracteriza um estofado é a presença de espumas, que torna aquele determinado móvel “fofo”. Ou seja, sabe quando você se senta em um sofá e sente que, além do tecido, existe uma almofada ou algum tipo de espuma que torna o assento confortável, pois bem, isso é um estofado.

Os estofados podem ser feitos com diversos tipos de espumas e tecidos, o que resulta em métodos diferentes de limpeza de estofados. Isso porque cada material possui suas necessidades e características. Por exemplo, alguns tecidos são mais grossos e demoram mais para secar, enquanto outros são mais sensíveis a produtos químicos.

Qual a diferença entre limpeza e higienização de estofados?

A limpeza de estofados é a remoção de sujeiras e maus odores, que deixam o estofado com uma aparência de velho. A higienização, por sua vez, é a descontaminação do estofado, ou seja, além de limpar, a higienização irá garantir que fungos, bactérias, ácaros, vírus, entre outros, sumam de seu estofado e não voltem a se proliferar.

Atualmente, a maioria das empresas que oferecem limpeza de estofados em São Paulo realiza uma higienização. Isso porque muitos adotaram o uso de produtos químicos que acabam com bactérias e outros tipos de agentes causadores de doenças.

Como funciona a limpeza de estofados?

Uma das grandes questões é: como funciona a limpeza de estofados? Isso porque muitas pessoas desejam saber quais produtos serão utilizados, se irá molhar a casa ou se é possível que o profissional faça a limpeza em outro espaço.

Pois bem, a limpeza de estofados São Paulo funciona da seguinte forma: o profissional, ao ser contratado, vai até a casa do cliente e analisa o estofado que será higienizado. Nessa análise ele irá estudar o ambiente, o móvel, o tecido e a espuma. Com base nessas informações, ele determinará o tipo de limpeza e o local.

Algumas empresas, contudo, oferecem apenas um tipo de serviço, como um único método de limpeza, ou realizam apenas no local ou em sua loja a higienização. Por isso, antes de contratar, é preciso saber quais os serviços e opções oferecidos.

Tipos de limpeza de estofados em São Paulo

Como citado anteriormente, por serem feitos de tecidos e espumas diferentes, existem várias formas de se higienizar um estofado. A limpeza de estofados São Paulo, por exemplo, pode ocorrer com o uso de água e sabão, apenas com produtos químicos e, até mesmo, com aspiradores próprios para a sucção de água.

É preciso salientar que além da influência dos tipos de tecidos e estofados, e do móvel em que está sendo realizado, o local da higienização também influencia. Isso porque locais pequenos e fechados, por exemplo, não são os mais adequados para uma limpeza de estofados com água e sabão. Ou em ambientes com pouca ventilação, o uso de produtos químicos muito fortes pode ser prejudicial à saúde.

Dito isso, a seguir, confira os principais métodos de limpeza de estofados em São Paulo:

Lavagem a Seco

Quando pensamos em lavagem a seco, pensamos em uma higienização sem qualquer tipo de líquido, certo? Por mais que todos tenham esse pensamento, a ideia está bem errada. Isso porque o nome mais apropriado, e que pode ser vendido dessa forma por muitas empresas de lavagem de estofados em São Paulo e em todo o Brasil, é lavagem sem água. Isso porque ao invés de utilizar água, os profissionais utilizam um tipo de solvente (que não deixa de ser líquido e umedecer o estofado).

Nesses casos, o solvente não irá causar alterações nas fibras do tecido, algo que ocorre com a lavagem com água. Por isso, o estofado não fica com um aspecto tão “úmido” e, além disso, a solvente seca muito mais rápido que a água, garantido um processo de higienização mais rápido.

A limpeza de estofados a seco irá depender do tipo de tecido. Isso porque alguns podem ser danificados pelo produto químico. Além disso, o local também influencia. Isso porque o cheiro do solvente é forte, e ambientes fechados podem se tornar sufocantes. Nos casos de lavagem a seco, o estofado (seja um sofá, cadeiras, poltronas, entre outros) pode ser higienizado na casa do cliente ou pode ser levado para a loja. Isso irá influenciar no valor final do trabalho.

Impermeabilização

A impermeabilização é outro tipo de limpeza de estofados popular em São Paulo. Isso porque as empresas de limpeza de estofados São Paulo vem aprimorando a técnicas e divulgando cada vez mais em suas redes sociais. Além disso, o público vem dando preferência a ela, isso porque além da higienização do estofado, a pessoa o garante limpo por mais tempo.

Esse processo funciona da seguinte forma: o profissional higieniza o estofado com produtos químicos, nesse caso evita-se limpezas utilizando água. Em seguida, ele irá aplicar um produto que impermeabiliza o estofado. Mas o que é impermeabilizar? Pois, isso significa que o tecido ficará intacto a líquidos e sujeiras, pois ele impede que eles se infiltrem nas tramas do tecido. Com isso, ao derrubar um copo de água no estofado, por exemplo, o líquido irá escorrer sem molhar o tecido.

A impermeabilização é indicada para sofás, poltronas, cadeiras e colchões.

Método convencional

O método mais conhecido, mas que nos últimos anos se tornou ultrapassado, é a lavagem com água. Esse tipo de limpeza de estofados funciona da seguinte maneira: o profissional irá molhar o estofado com água e, em seguida, irá esfregar o tecido com sabão ou outro tipo de produto. Assim que terminar, irá enxaguar e secar o estofado. Nesses casos, ele suga o excesso de água com um aspirador, enquanto o resto do tecido é seco naturalmente.

Esse tipo de limpeza de estofados pode ser feito em casa ou na loja do profissional. É preciso reiterar, no entanto, que essa limpeza em casa necessita de um espaço amplo e arejado.

Quanto tempo um estofado demora para secar?

Após a limpeza de estofados, um sofá grande pode demorar cerca de 8 horas para secar por completo. Um sofá menor, por sua vez, pode demorar 4 horas para secar. Esse tempo, entretanto, pode mudar de acordo com a umidade do ar, com a ventilação ambiente, entre outros fatores. Estipula-se que o tempo máximo para estofados, como sofás, colchões, cadeiras, poltronas, entre outros, secarem é de 24 horas.

Qual a importância da limpeza de estofados?

Mas você deve estar se perguntando: qual a importância da limpeza de estofados? Pode parecer algo bobo, pois se ele não parece estar sujo ou com um odor forte, quais os motivos que levariam uma pessoa a higienizar seus estofados? Pois a resposta é bem simples, não é preciso uma aparência suja ou um cheiro forte para que fungos, bactérias e outros agentes nocivos a saúde se proliferam em seu estofado.

Acredita-se que cerca de 200 mil bactérias estejam em seu sofá, além dos fungos, ácaros e alguns tipos de vírus. Com a limpeza dos estofados, você garante que esses agentes sumam de seu sofá, colchão, suas cadeiras, poltronas, entre outros móveis.

Além disso, a aparência mais limpa do estofado garante um ar de limpeza no ambiente, uma vez que ele não irá contrastar com o resto da casa.

Sendo assim, garantir a higienização de estofados é garantir a preservação de sua saúde, da saúde de quem vive com você, além de um ambiente mais limpo.

5 benefícios da limpeza de estofados

Agora que você compreende a importância da limpeza de estofados, está na hora de citar alguns benefícios para sua saúde e sua vida. A seguir, confira 5 benefícios de se higienizar seus sofás, colchões, poltronas, tapetes, entre outros.

  1. Ajuda a prevenir alergias e doenças respiratórias causadas pela poeira, pelos ácaros, fungos e bactérias;
  2. Ajuda a conservar seu estofado, mantendo a cor e a qualidade do tecido e espuma;
  3. Evita maus odores;
  4. Retira manchas da superfície do estofado;
  5. Garante ao ambiente um visual mais limpo e agradável.

Quanto custa a limpeza de estofados em São Paulo?

Os valores para a limpeza de estofados São Paulo irá variar de acordo com a loja, com o método de limpeza, com a retirada ou não do móvel, com o tamanho do móvel, entre outros fatores.

Em São Paulo, os estofados mais comuns na higienização são os sofás. A limpeza deles custa, em média, de R$170 a R$250. Algumas empresas oferecem serviços por mais de R$500, dependendo do tamanho do sofá.

Os sofás são categorizados da seguinte forma:

  • Sofá Retrátil com 2 módulos;
  • Sofá em L;
  • Sofá de 3 lugares com almofadas soltas;
  • Sofá cama;
  • Sofá de couro;
  • Sofá de 2 lugares padrão.

Outros estofados podem ser higienizados por menos de R$100, dependendo de seu tecido, seu tamanho e do método de limpeza de estofados que será utilizado. Entre os tipos mais caros estão os tapetes, que possuem um tecido mais frágil e fácil de se desgastar durante a lavagem.

Quanto custa a impermeabilização de estofados em São Paulo?

Assim como a limpeza de estofados São Paulo, a impermeabilização de estofados em São Paulo possui valores distintos. O preço varia de acordo com o tamanho do estofamento. Por exemplo, a impermeabilização de um sofá, em alguns casos, pode ser mais barata que a de um colchão.

O valor da impermeabilização sem lavagem é de R$239 a R$299. A impermeabilização com lavagem, por sua vez, irá sair mais caro, com valores entre R$349 a R$449.

Agora que você já sabe tudo sobre a limpeza de estofados São Paulo, está na hora de contratar um serviço e deixar seus estofados como novos!

____________________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas