É possível comprar uma estrela, mas como fazer isso?
Menu & Busca
É possível comprar uma estrela, mas como fazer isso?

É possível comprar uma estrela, mas como fazer isso?

Home > Notícias > Mercado > É possível comprar uma estrela, mas como fazer isso?

 União Astronômica Internacional afirma que empresas que estão comercializando o batismo de estrelas não têm autorização para nomear os astros oficialmente

Quando queremos presentear uma pessoa querida, por mais que haja uma infinidade de maneiras criativas e românticas de fazê-lo, sempre ficamos em dúvida na hora de escolher o presente que demonstre mais fielmente o carinho que temos por essa pessoa. E o que seria mais romântico do que presentear quem amamos com uma estrela?

É isso mesmo, dezenas de empresas, como a Online Star Register, vendem um pacote de presente em que você pode batizar uma estrela com o nome da pessoa amada. Por um preço que varia entre R$100 e R$600, você batiza uma estrela e presenteia a pessoa homenageada com um kit, que vem com uma foto da estrela escolhida e um mapa com as coordenadas para localizá-la no céu.

estrela
É possível comprar uma estrela? | Foto: Reprodução.

Polêmica de batizar uma estrela

A grande polêmica envolvendo esta história é que o processo de batismo de uma estrela, ou qualquer outro corpo celeste, envolve toda uma metodologia. As mais brilhantes costumam receber nomes em grego, latim ou árabe, mas a grande maioria é batizada com nomes alfanuméricos (como HD 7001). A única instituição que possui autorização para nomear oficialmente estes astros é a IAU (da sigla em inglês União Astronômica Internacional), fundada em 1919, para promover a astronomia, e conta com cerca de 12 mil membros representando mais de 90 nacionalidades. 

A astrofísica norte americana Karen Masters, do Haverford College, afirmou, em uma reportagem publicada no blog de tecnologia Gizmodo, que muitos profissionais da área são chamados para fazer um suporte técnico nessas empresas que “vendem” estrelas, quando clientes encontram dificuldades para localizar suas respectivas estrelas no céu.

Segundo especialistas, apesar de que seja impossível calcular a quantidade de estrelas no universo, apenas 2.500 são visíveis a olho nu, claro, se as condições no ambiente sejam favoráveis. Para enxergar a maioria das estrelas disponíveis no mercado, seria preciso um telescópio computadorizado, o que nem todo mundo tem condições ou paciência para manejar.

Mesmo que existam bilhões de estrelas descobertas que ainda não foram nomeadas, os especialistas da IAU alertam que, como o serviço não é oficial, não é possível saber se sua estrela tem outro “dono”. Com tamanha disponibilidade no mercado, e diversas empresas vendendo o mesmo produto, é plausível que uma mesma estrela seja batizada por duas ou mais pessoas.

Bom, o prazer de poder contemplar as estrelas é gratuito, basta olhar para o céu noturno, mas não é por isso que tal presente perderia seu valor simbólico, tanto que muitas pessoas ainda compram o direito de batizar uma estrela, na esperança de eternizar o nome da pessoa que ama.

______________________________
Por Tiago Kroeff – Fala! Mack

Tags mais acessadas