Dietas: Emagrecimento pode estar ligado a condição emocional
Menu & Busca
Dietas: Perder peso pode estar ligado a conflito emocional

Dietas: Perder peso pode estar ligado a conflito emocional

Home > Lifestyle > Saúde > Dietas: Perder peso pode estar ligado a conflito emocional

Emagrecimento: A chave de sucesso para perder peso pode estar em identificar e cuidar de condições psíquicas que outras ciências como a medicina, nutrição e educação física não trabalham.

emagrecimento
Emagrecimento

DIETAS: COMO FUNCIONA A FERMENTAÇÃO NATURAL?

Emagrecimento: Como perder peso?

É sabido que para emagrecer faz-se necessário uma transformação de estilo de vida. Isso compreende mudança de hábitos alimentares, inclusão de exercícios físicos na rotina e, em muitos casos, alterações no dia a dia a fim de diminuir o estresse e a correria próprios dos dias atuais.

Não há segredos. A receita é clara e, mesmo se levando em conta as variações e diferenças de organismo para organismo, não há mágica. Se o passo a passo for seguido, se emagrece.

O que instiga a todos, desde profissionais ligados ao emagrecimento até o público geral, é a pergunta: por que existem pessoas que, mesmo estando sempre em dieta e sempre tentando emagrecer, não conseguem?

DIETAS: PRECISO “CORTAR” CARBOIDRATOS À NOITE?

O psicólogo e professor Ronaldo Coelho, da capital paulista, explica que há condições psíquicas que podem impedir que esse planejamento de emagrecimento se execute com sucesso. Não se trata só de falta de organização da rotina ou falta de “força de vontade”, mas sim de questões mais profundas e que, na maioria das vezes, são inconscientes.

Começando pelo mais superficial e que é de conhecimento de grande parte das pessoas, é fundamental se levar em conta a relação que cada um estabelece com a comida. A comida quase nunca tem a função de ser somente um combustível para o nosso corpo.

Ela normalmente ganha o lugar de satisfação de prazer e também de sociabilidade. Por esses dois motivos, cada tipo de alimento tem uma história e um lugar na vida de cada um.

DIETAS: CONTINUE COMENDO CHOCOLATE

Mudar hábitos alimentares tem a ver com produzir mudanças nessas histórias, implica em rever valores e elaborar lutos dos quais as pessoas sequer imaginam que seriam necessários para poder conseguir deixar de comer determinados alimentos (ou pelo menos comer menos) e substituí-los por outros.

Emagrecer pode estar ligado com a mente

Se fosse apenas isso, estaria fácil resolver o problema de muitas pessoas. A questão começa a se dificultar quando passamos à relação com o corpo. Emagrecer envolve se relacionar com um corpo que antes não se tinha. Neste ponto, a questão da sexualidade se faz central.

Quando se está acima do peso o corpo tende a ganhar uma forma de dessexualização da pessoa, a qual se torna menos atraente, sexualmente falando, e isso pode ser o grande motivo de muitas não conseguirem emagrecer.

Imagine uma mulher que tenha sofrido algum tipo de violência ou assédio sexual enquanto ainda estava no início da adolescência e que após esse evento começou a engordar. No momento em que seu corpo muda de forma, os olhares dos homens deixam de ser ameaçadores, ela se sente protegida.

Emagrecer implica em se deparar novamente com essa história, se deparar com a possibilidade de ser desejada novamente da mesma maneira e se ver numa situação que lhe pareça perigosa, a qual ela associa inconscientemente a primeira e que ela tem pavor de estar.

Neste caso, à medida que essa mulher vai conseguindo o corpo que deseja, ela também vai percebendo a mudança dos olhares, sobretudo os masculinos, que podem parecer-lhe extremamente ameaçadores. É aí que desanda todo o progresso que havia feito sem ninguém, nem ela mesma, saber o porquê”

Explica o psicanalista.

Segundo ele, a psicanálise é uma ferramenta potente e, em muitos casos, somente por meio dela é possível às pessoas o tão desejado sucesso no emagrecimento.

Tags mais acessadas